5 maneiras de usar seu smartwatch para soluções IIoT! (O último é o mais importante.)

E se você soubesse sempre onde reabastecer seu estoque antes dele acabar? Ou quando um valor de processo atinge um limite? Seu smartwatch informa tudo isso e mais! Atualmente, em qualquer lugar que você esteja, é possível continuar no controle de praticamente tudo o que acontece em sua fábrica.

A tecnologia está em qualquer lugar que você vá, com as pessoas vivendo suas vidas digitais perfeitamente com o mundo real – parece um filme de ficção científica, não acha? Certo, ainda não temos hoverboards pessoais, mas estamos mais próximos de um futuro que qualquer pessoa poderia ter imaginado há cinquenta anos, especialmente no mundo industrial.

Home temos muitas maneiras de integrar os dados relevantes de campo aos equipamentos padrões que temos conosco todo o tempo, como seu smartwatch ou smartphone. Já mostramos como essa fácil integração é poderosa em nosso artigo #Workingfromhome: Como usar o Google Home com seu processo habilitado com IIoT.

Criamos uma aplicação que chamamos de solução reativa. Isso significa que você precisa pedir as informações para o sistema para que a API forneça esses dados. Mas queríamos criar uma solução proativa, onde os limites definidos anteriormente são comparados ativamente com os valores em tempo real provenientes do processo, fornecendo informações de processo críticas convenientemente no seu smartwatch.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


Ela funciona? Assista o vídeo e vê por você mesmo. Alerta de spoiler: sim, funciona! A arquitetura de campo segue o padrão NOA (arquitetura aberta NAMUR), o que significa que as soluções apenas leem os dados sem atuar diretamente no equipamento. Desta forma, nada interfere na produção.

Agora, vejamos 5 maneiras de usá-la!

Monitoramento de nível com WirelessHART

O monitoramento de nível é uma aplicação excelente para esse conceito de busca dos dados com seu smartwatch em qualquer lugar e a qualquer momento desejado. Já sabemos que ter redes WirelessHART para monitoramento de nível em segmentos diferentes economiza dinheiro. Geralmente, você a verá integrada a um sistema SCADA para monitoramento constante da fábrica.

No entanto, uma aplicação para a qual dei suporte, o cliente não tinha uma SCADA local . O operador verificou as informações no navegador. A integração da solução com um serviço de nuvem IIoT, como o Netilion, pode fornecer notificação remota nos dois cenários.

Sempre que você estiver próximo de seu nível mínimo no estoque, seu operador receberá uma notificação, dando tempo suficiente para tomar uma ação. É possível até mesmo configurar essa notificação para que vá diretamente para quem repõe o estoque. Esse é apenas um exemplo das diferentes maneiras de maximizar o valor agregado proveniente das informações que você já tem.

Monitoramento de estoque com um sensor de radar e IoT

Aqui temos uma aplicação semelhante. Mas essa situação, ao invés de ser um transmissor de nível padrão com comunicação WirelessHART, podemos usar um sensor tipo radar IIoT, como o Micropilot FWR30. Esse equipamento inteligente comunica-se diretamente com a nuvem, removendo muitos outros "dongles" (componentes intermediários e sua complexidade) em sua solução.

Esse tipo de equipamento é fácil de configurar e usar, sem complicação. Uma ótima aplicação para essa ideia seria com recipientes intermediários de granel (IBC) para matéria-prima. E você pode receber a mesma notificação quando você está com o estoque baixo.

Monitoramento de vazão

Há inúmeras aplicações de monitoramento de vazão onde esse conceito ode ser muito útil. Certa vez eu tive um projeto que precisava monitorar o recebimento de gás natural em uma empresa de alimentos e bebidas. Neste caso, implantamos uma solução de medidor de vazão Coriolis, painel solar, comunicação WirelessHART e IHM para visualizar os dados.

Os operadores precisavam verificar na IHM diariamente para acompanhar o consumo de gás natural da empresa. Hoje, a mesma aplicação pôde ter um ponto adicional para migrar essa informação para a nuvem. Depois foi possível informar os operadores sem que eles precisassem estar em frente à IHM.

Esse exemplo é apenas um de milhares de possibilidades de medição de vazão.

Monitoramento de temperatura

Uma das variáveis de processo mais populares para uma solução sem fio é a temperatura. As empresas de mineração e metalurgia têm um monte de pontos de medição da temperatura e hoje, muitos desses pontos ficaram sem fio.

Novamente, deixe-me dar um exemplo da minha carreira. Os operadores de uma metalurgia queriam usar uma solução sem fio em uma área em particular porque os cabos sofriam muito dano do ambiente agressivo.

Naquela época, fornecemos uma solução a ser integrada ao sistema SCADA, mas hoje podemos fazer isso na nuvem para oferecer os dados relevantes de forma simples. Ela também poderia enviar notificações em um smartwatch, smartphone e qualquer outro dispositivo inteligente que imaginarmos.

Monitoramento da qualidade da água

Corpos de água naturais como rios e corpos de água industriais como tanques precisam que a qualidade de suas águas seja monitorada regularmente. Em qualquer um desses casos, você pode usar um equipamento com capacidade da IoT e então disponibilizar todas as informações na nuvem.

Em seguida, você pode integrar seu smartwatch ao sistema usando webhooks e APIs para coletar todas as informações relevantes sobre sua qualidade da água. Sinta-se à vontade para adicioná-lo à sua piscina particular, se isso te deixar feliz.😊

Como usar seu equipamento inteligente para soluções IIoT

Tudo é possível usando a API em um ecossistema IoT, como Netilion. Nesse vídeo, meu colega Alex dará uma explicação passo a passo sobre como integrar sua solução IIoT ao seu smartphone e/ou smartwatch.

Se gostou desse artigo, compartilhe-o em sua rede social usando a hashtag #Netilion.

Até mais!