7 benefícios que você deve saber sobre digitalização em automação

Todas as informações sobre seus ativos na nuvem e toda sua equipe poder acessá-los trabalhando junto em uma plataforma colaborativa.

A digitalização em nuvem é um dos recursos essenciais das soluções IIoT. Tenho certeza que você já ouviu falar nisso, mas o que é de fato e como funciona ainda não está claro, certo?

Não se preocupe, hoje a ideia é falar um pouco mais sobre digitalização e dar a você 7 motivos para aplicá-la após ler esse artigo.

Não tem como voltar atrás, acredite! A digitalização está acontecendo em todo lugar e não vai parar em seus equipamentos de campo. Mesmo os equipamentos 4 a 20 mA/HART serão afetados.

E já que é tão fácil instalar uma solução excepcional de Internet Industrial de Coisas sem fazer mudanças drásticas em sua instrumentação ou conceito de automação, você também vai querer fazer isso!

Você não sabe como aperfeiçoar sua fábrica? Comece lendo o artigo Como dar os primeiros passos em direção à IIoT usando WirelessHART. Nele eu descrevo claramente como implementar a IIoT em sua fábrica usando os adaptadores WirelessHART.

Se você usa PROFIBUS, basta ler o artigo Uma maneira simples de acrescentar a IIoT a uma rede PROFIBUS.

Eu menciono esses artigos para que você saiba que, independentemente de qualquer coisa, você está pronto para a digitalização. Há muitas possibilidades no mercado para reforçar seu processo criando uma integração perfeita com as plataformas IIoT usando sistema em nuvem.

Mas já falamos bastante. Vamos aprender sobre a nuvem nuvem e analisar detalhadamente 7 motivos pelos quais você deveria usá-la depois de ler esse artigo – de verdade!

O que é computação em nuvem?

Antes de mais nada, é vital responder o básico, como o que é computação em nuvem e porque você deveria conhecê-la, certo? Há muitas definições de computação em nuvem na internet, mas elas dizem a mesma coisa. Com base no que eu vi, escrevi uma definição clara para você:

"Computação em nuvem é a acessibilidade de recursos computacionais para computação e uso potente de dados. Os usuários têm um serviço sob demanda onde não têm gestão ativa direta da nuvem, mas têm acesso aos seus serviços."

Uma solução em nuvem oferece mais do que apenas armazenamento de dados e potência - ela serve como uma aplicação, fornecendo "tudo como um serviço" ou usando os modelos de serviço definidos pelo NIST: SaaS (Software como serviço), IaaS (Infraestrutura como serviço) e PaaS (Plataforma como serviço).

Por fim, o campo está conectado à nuvem através de um chamado equipamento Edge ou servidor Edge.

Netilion é um bom exemplo de computação em nuvem

Netilion é uma nuvem IIoT com muitos serviços para os usuários finais. Cada solução traz todos os benefícios reais de uma aplicação em particular ou de um segmento industrial. Considere o Netilion Analytics, por exemplo.

Ele é responsável por conectar seus ativos ao Netilion Analytics. Ele os organiza e oferece clareza e transparência para sua fábrica, além de oferecer ideias valiosas sobre sua base instalada.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e do Netilion.

Assine nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao assinar, você concorda que leu e aceitou a Política de privacidade. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.


Netilion nos mostra o quanto a computação em nuvem é potente e como ela pode fornecer serviços diferentes usando uma solução baseada em nuvem IIoT. Para alguns desses serviços, você precisa de um equipamento Edge para conectar os ativos à nuvem, onde pode ler todas as informações em uma versão digital idêntica de sua aplicação.

Segurança da computação em nuvem

Não sei como você usa esse recurso, mas sempre imagino uma nuvem imensa pairando sobre minha fábrica, coletando todos os dados.

De qualquer modo, quando falamos em computação em nuvem, certamente surgem toneladas de perguntas sobre segurança, certo? Não tem problema! Precisamos cuidar de nossos dados e de nossa privacidade e a nuvem IIoT deve garantir que suas informações estejam protegidas.

O ecossistema Netilion, por exemplo, trabalho com padrões de alto nível, como ISO 27001 (Gestão de Segurança da Informação), ISO 20000 (Sistema de Gestão de Serviço), ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) e obteve a certificação EuroCloud com uma classificação 4 estrelas – melhor da categoria para as indústrias de processo.

Além disso, toda segurança de dados segue as especificações da GDPR. Os servidores estão localizados em Frankfurt e Dublin na União Europeia, oferecendo assim um nível adicional de cibersegurança.

Você precisa de mais informações? Veja aqui nosso artigo sobre cibersegurança, legislação, segurança, criptografia de informações sensíveis e mais. Leia mais sobre cibersegurança.

7 vantagens da computação em nuvem

Ótimo, agora estamos familiarizados com a computação em nuvem e aprendemos o quanto sua implantação é segura e flexível. Vejamos então as 7 vantagens da nuvem IIoT e porque você deve implementá-la após ler esse artigo.

Espere, quase me esqueci - você pode experimentar gratuitamente!

Você pode criar sua própria conta e ver o que a Netilion tem para oferecer. Você verá como a nuvem IIoT oferece todas as informações relevantes sobre seus ativos em qualquer lugar e a qualquer hora. Tenha uma ótima experiência do usuário!

Vejamos agora os benefícios.

O sistema em nuvem pode reduzir custos

Em geral, novas soluções sempre geram dúvidas nos clientes. Uma das mais comuns é o custo inicial de implantação? Geralmente, uma solução tradicional no mundo da automação será um investimento de alto custo e leva vários anos para ter um retorno sobre o investimento (ROI).

Quando o assunto é computação em nuvem, o investimento é muito mais baixo do que a solução tradicional. Para começar, fique à vontade para testar e ver todos os benefícios que a nuvem IIoT pode oferecer à sua fábrica antes de investir efetivamente.

Além disso, a única conexão necessária entre seus ativos e a nuvem é um equipamento Edge. Ele se conecta aos seus equipamentos de campo através de, por exemplo: PROFIBUS ou WirelessHART e oferece uma conexão segura e de uma via entre o campo e a nuvem. É simples assim!

Sistema em nuvem aumenta a colaboração da equipe

Todas as informações sobre seus ativos na nuvem e toda sua equipe pode acessá-las trabalhando junto em uma plataforma colaborativa. Soluções tradicionais costumam ser autônomas. Elas não criam um ambiente transparente para sua equipe.

Por outro lado, a computação em nuvem cria transparência para todos.

Uma solução integrada com uma plataforma colaborativa e uma excelente interface do usuário pode economizar tempo e proporcionar um ambiente para criativo. Sua equipe pode ver as mesmas informações e colaborar para a solução de problemas e para melhorar as aplicações.

Sistema em nuvem oferece acesso de qualquer lugar

Tudo está na nuvem. Isso significa que onde quer que você esteja, não importa o tipo de equipamento que estiver usando, ex.: um notebook, smartphone, tablet etc.

Você tem acesso à sua conta na nuvem e vê todas as informações ou recebe todas as notificações em qualquer lugar na fábrica.

Isso oferece a você muitas vantagens, por exemplo, a habilidade de reagir a uma situação em particular mais rapidamente do que se estivesse usando um sistema tradicional.

Sistema em nuvem oferece melhor controle dos documentos

A documentação técnica pode ser um problema. Tenho certeza de que você pode se imaginar em uma situação em que tem a versão errada de um documento ou não consegue encontrá-lo online. Sim, em alguns websites ainda é difícil encontrar a documentação técnica.

A computação em nuvem auxilia sua equipe mantendo todos os documentos em um lugar. Sua equipe pode compartilhar e criar documentos, facilitando o acesso e economizando tempo. É possível criar um relatório pode ser acessado por toda equipe e armazená-lo na nuvem para todas as interações com um equipamento, como calibração ou manutenção.

Sistema em nuvem tem alto nível de segurança

Já falamos sobre segurança e como a nuvem IIoT deve respeitar a legislação e as normas para oferecer segurança de alto nível para as informações. Além disso, todas as mensagens trocadas entre o equipamento Edge e a nuvem são criptografadas

Você pode ler tudo o que precisa saber em nosso artigo, cibersegurança em fábricas industriais com IIoT: O que realmente importa…e o quanto o Netilion é seguro?

Sistema em nuvem oferece atualizações de software automáticas

Quando você tem uma Nuvem IIoT, o prestador de serviço cuidará de todas as atualizações, tanto as de segurança e quanto as regulares. Sua equipe não precisa se preocupar com atualizações, em fazer o backup do banco de dados ou qualquer outro problema em relação ao software.

Tudo é automático e você não precisa fazer nada.

Essa situação é diferente com soluções de software padrões. Por muito tempo eu trabalhei no suporte técnico para gerenciamento de ativos onde precisava salvar o banco de dados usando uma conexão remota e fazer as atualizações.

No entanto, como pode imaginar, eu tive muitos problemas e o processo não era muito tranquilo. Graças à IIoT, você evita a dificuldade das atualizações.

Sistema em nuvem aumenta o poder por meio de conhecimento

A computação em nuvem oferece a você acesso às informações críticas de seus equipamentos de campo - sua equipe pode então agir usando essas informações.

O conhecimento e a transparência criados pela nuvem IIoT habilitará a sua equipe para evitar tempos de parada, economizando assim muito tempo e dinheiro.

Exemplos de computação em nuvem

Por fim, mas não menos importante, gostaria de dar alguns exemplos de computação em nuvem. O ecossistema Netilion surge com uma variedade de serviços que têm como foco os pontos de dor diários do cliente localizados no mundo todo.

Netilion Analytics

Oferece uma visão transparente de sua fábrica. Você pode ter uma simples visão geral de todos os equipamentos instalados e descobrir quais deles precisam ser substituídos. Além disso, a página de insights oferece a você informações muito valiosas e gráficos de seus ativos.

Você pode registrar seus equipamentos tirando uma foto e adicionando alguns detalhes para criar uma versão digital idêntica ou instalar um equipamento Edge e fazer a mágica da versão digital idêntica acontecer automaticamente.

Netilion Health

Oferece uma visão geral do estado de seus equipamentos de campo. O serviço usa um equipamento Edge.

Depois você poderá acompanhar todas as informações de estado de seus ativos com uma visão geral gráfica de quando os eventos ocorreram e muito mais.

Netilion Library

Quando falamos sobre o Netilion Library, estamos falando de uma maneira inteligente de organizar e salvar todos os seus arquivos e documentos de trabalho na nuvem. Ele economiza tempo na hora de encontrar a documentação, como arquivos de operação e manutenção.

Além disso, a biblioteca é ecológica, poupando árvores já que as informações estão online e disponíveis sempre que precisar delas. Parece ótimo, não é mesmo?

Sistemas Netilion Smart

Por fim, os sistemas inteligentes Netilion são sistemas inteligentes e compactos para aplicações específicas, como água de superfície e aquacultura. Essas soluções são do tipo plug-and-play, com acesso remoto através de uma excelente interface do usuário.

Se desejar analisar melhor todas essas soluções, convido você a experimentar o Netilion Analytics, Health e Library gratuitamente e sentir como a digitalização é agora uma realidade.

Como disse anteriormente, é um caminho sem volta. O mundo é digital.