Engenheiros e como a IIoT facilita a vida deles

Os serviços IoT industrial pode melhorar o desempenho e economizar dinheiro para muitos segmentos. No entanto, eles também podem ajudar os engenheiros de campo a acessar mais informações de forma local e remota.

Como engenheiro de serviço de campo na era da digitalização, da indústria 4.0 e em um mercado de trabalho em constante transformação, você pode se sentir sobrecarregado com tantas tendências e tecnologias. Mesmo que tenha ouvido falar dos serviços de IIoT, você sabe como eles ajudarão o seu trabalho especificamente?

A digitalização ainda encontra um pouco de resistência no campo da indústria de serviço, principalmente porque muitas empresas contam com mão de obra manual. Mas é hora de adotar a tecnologia que pode ajudar a você e à sua empresa.

Primeiro, vejamos o básico da engenharia de serviço de campo. Não se preocupe, seremos breves para que possamos ensinar a você os serviços de IIoT e as vantagens que oferecem.

O que um engenheiro de serviço de campo faz?

Se ler nosso artigo sobre técnicos de serviço de campo, encontrará muitas similaridades entre esses dois serviços. Executa tarefas como manutenção de serviço, localização de falhas e reparo. E os engenheiros de serviço de campo também precisam manter bons relacionamentos com os clientes e colegas.

Dependendo da empresa, você poderá contar com técnicos de serviço ao invés de engenheiros de serviço ou ambos. Além disso, é comum que os engenheiros de serviço liderem equipes de técnicos de serviço.

Muitas similaridades, certo? Então vejamos as diferenças entre eles.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


Qual a diferença entre os engenheiros de serviço de campo e os técnicos de serviço de campo?

A primeira diferença é a formação necessária. Geralmente, os engenheiros de serviço de campo têm uma formação mais longa, normalmente um diploma de universidade, porque costumam fazer mais planejamento, treinamento e gestão da equipe. Isso não significa que você precisa ser um PhD; a maioria das empresas busca um diploma universitário.

Mas, como você deve ter adivinhado, um engenheiro de serviço de campo deve ter boas habilidades de comunicação e de liderança. Eles também projetam e monitoram sistemas eficientes, enquanto os técnicos reparam equipamentos especializados, ainda que algumas empresas não façam muita distinção nesse aspecto.

Dependendo de suas preferências e habilidades, poderá escolher o trabalho mais adequado para você. E você notará que esses pontos podem ser flexíveis, dependendo de onde trabalha e do que a empresa precisa.

Como se tornar um engenheiro de serviço de campo?

Se quiser ser um engenheiro de serviço de campo, precisará de um diploma universitário para início de conversa. Depois, precisará de habilidades como análise de dados, solução de problemas e proficiência nas tecnologias mais populares da indústria.

Habilidades de comunicação e de liderança também são muito importantes. Por fim, você deverá ser apaixonado por suporte ao cliente, pois essa é uma tarefa crucial para um engenheiro de serviço de campo.

Normalmente, um engenheiro de serviço de campo terá um salário anual entre 66K e 90K dólares. É claro que esses números podem variar dependendo do local, da experiência, das habilidades dentre outros fatores.

Que instrumentação um engenheiro de serviço de campo usa?

A maioria dos engenheiros de serviço de campo começa com um equipamento dispositivo portátil para conexão com os equipamentos de campo e obter informações. Pode ser que tenha um comunicador de campo padrão, mas muitas empresas estão fazendo a transição para soluções modernas como o Field Xpert SMT70.

Como isso é melhor? Porque você pode usá-lo para configurar equipamentos, mas também pode criar relatórios e usar outras ferramentas.

Precisará também de um multímetro para verificar as fontes de alimentação ou os sinais analógicos do campo para a sala de controle. Mesmo um multímetro pode oferecer outros recursos, como gerar corrente e malhas de teste quando necessário.

Além disso, durante a manutenção padrão ou visitas de serviço em campo, você precisará fazer anotações sobre os equipamentos e instalações para incluir em seus relatórios. Um tablet industrial pode fazer essas coisas facilmente.

Como os serviços de IIoT podem ajudar os engenheiros de serviço de campo?

Independentemente de você trabalhar para uma empresa de serviço ou um fornecedor, pode usar os serviços de IIoT em praticamente qualquer cenário. Eles podem melhorar o seu desempenho e o da empresa. Vejamos as características gerais de alguns que são mais indicados para você.

  • Gestão da documentação

É hora de tornar seus documentos digitais – relatórios, manuais, certificados, tudo. Já precisou de um relatório, mas esqueceu de onde ele estava? Sim. Soluções como Netilion Library mantêm seus arquivos organizados. Você e sua equipe podem acessar as versões mais recentes, melhorando o fluxo de dados e diminuindo o trabalho administrativo.

  • Monitoramento de processo remoto

Um engenheiro de serviço de campo precisa manter todos os dados de campo precisos e atualizados. Se você aplicar um serviço IIoT como o Netilion Value, pode acessar os dados de qualquer lugar e evitar muitos problemas. Se ocorrer um problema, você pode usar seus dados digitais para tomar boas decisões e agir rapidamente.

  • Monitoramento de saúde do instrumento

Para acessar os diagnósticos a partir dos instrumentos de campos, os serviços de monitoramento de estado como o Netilion Health podem fornecer uma visão geral e os pequenos detalhes do status da sua instrumentação.

Com todas as suas informações assistidas por esses serviços, você pode levar a sua equipe de manutenção ao próximo nível, tornando-se proativos em vez de reativos em sua fábrica.

Quais as vantagens dos serviços remotos para os engenheiros de campo?

Não seria interessante acessar as informações da fábrica sempre que desejar e em qualquer lugar ao invés de precisar estar em campo o tempo todo? Os serviços remotos fornecem relatórios sobre todos os equipamentos de campo conectados, armazenam todos os documentos, fornecem informações sobre a condição do equipamento e muito mais.

Agora você sabe o que os engenheiros de serviço de campo fazem como eles fazem e como os serviços de IIoT podem ajudá-los. Alguma pergunta? Fique à vontade para entrar em contato conosco e perguntar! Teremos prazer em ajudá-lo.

Se gostou de ler esse artigo, conte-nos, dê um like e compartilhe-o com seus colegas na rede social usando o hashtag #netilion.

Até mais, nos vemos em breve!