Como a IIoT pode mudar sua rotina? Melhoria da eficiência operacional com IoT Industrial

A IoT Industrial, tem seu próprio conjunto de tecnologias exclusivas para redefinir eficiência. As revoluções industriais anteriores melhoraram a eficiência em áreas técnicas específicas. Mas a IIoT avançou em todas as áreas, tornando-a provavelmente o movimento mais disruptiva.

Através da revolução industrial, o vapor e a mecanização desafiaram os engenheiros mecânicos. Eletricidade e fábricas desafiaram a engenharia operacional e elétrica na segunda, enquanto que computadores e dados melhoraram a automação e reduziram a necessidade de intervenção humada na terceira.

A Indústria 4.0 está desafiando todas as áreas de operação, forçando todos nós a evoluir além das expectativas lineares de melhoria da eficiência. Os dados explodiram em níveis impossíveis de serem gerenciados de diversas maneiras.

Como podemos melhorar a eficiência operacional?

A integração de computadores e sistemas engloba operações completas que fornecem dados analíticos que informam medidas proativas e ativas. Para acompanhar essas mudanças, os setores industriais devem renovar seus processos com IIoT.

É claro que a renovação de setores industriais como manufatura não é tão simples quanto parece. Todo desenvolvimento tem problemas inerentes. Todos precisam entender e acomodar novas ferramentas, ideias e métodos.

Os funcionários, equipes e gerentes costumam se sentir sobrecarregados com tantos dados, mas se não soubermos como interpretar e agir com as informações, elas não agregam valor. Como lidar com isso?

  • Você deve fazer algumas perguntas essenciais a você mesmo e à sua organização:
  • O que exatamente queremos melhorar?
  • De que dados precisamos para melhorar?
  • Como podemos levar esses dados onde precisamos deles?
  • Como interpretamos e visualizamos os dados?
  • Como protegemos nossos dados ao mesmo tempo em que os disponibilizamos para quem precisa deles?

Quando os dados se tornam ideias e as ideias ações, conseguimos otimizar todo o processo na rotina de um usuário e os sistemas IIoT podem fazer a expansão a qualquer momento.

Exemplo

Na indústria de laticínios, geralmente a produção segue esse caminho:

Pastoreio > Coleta > Separação > Pasteurização > Embalagem

O que exatamente queremos melhorar?

Na produção de leite, a pasteurização costuma ser a etapa mais exigente. Então vejamos os dados necessários para pasteurização. Algumas ideias nessa etapa promoverão desenvolvimentos úteis.

De que dados precisamos para melhorar?

A pasteurização reduz as bactérias viáveis em laticínios de modo que os consumidores não fiquem doentes. Em um sistema de pasteurização contínuo, o leite segue de um tanque de retenção através de uma placa fina que regula a temperatura do leite. É importante manter o leite na temperatura certa pelo tempo correto.

Se não forem mantidos a temperatura e o tempo do leite, o sistema pode redirecioná-lo para uma válvula diferente para reprocessamento. Sendo assim, as fábricas de laticínios precisam de dados sobre temperaturas e tempos corretos para cada produto laticínio.

Os dados também reduzem desperdício e regulam os parâmetros como proteína, gordura e água na produção de vários itens laticínios.

Como podemos levar esses dados onde precisamos deles?

Como os serviços de IIoT podem ajudar os técnicos de manutenção e os gerentes de produção em nosso exemplo?

Um técnico de manutenção pode facilitar várias tarefas diárias com IIoT:

  • Inspeção, manutenção, reparo e substituição de peças e equipamentos para garantir o desempenho ideal
  • Otimização do cronograma de produção para produção, equipe, inventário etc.
  • Acompanhamento de normas e regulamentações de alimentos e bebidas como Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e boas práticas de manufatura (GMP)
  • Mitigação de desperdício de recursos
  • Criação e arquivo de documentação
  • Orientação de subordinados

Um gerente de produção pode otimizar e fornecer resultados essenciais com serviços de IIoT:

  • Melhoria do rendimento da produção
  • Monitoramento das operações técnicas
  • Controle de custos e recursos financeiros
  • Manutenção do desempenho ideal do funcionário
  • Atendimento das normas de controle de qualidade
  • Identificação de oportunidades para melhoria da eficiência

Os serviços de IIoT como o Netilion são projetados para serem fáceis de usar a fim de reduzir treinamento. Com o Netilion, os funcionários conseguem trabalhar de maneira eficiente e os gerentes obtêm dados em tempo real sobre seus processos.

Como interpretamos e visualizamos os dados?

Os operadores e gerentes podem usar diretamente uma solução IIoT pronta para uso como o Netilion Analytics, Health, Library, Value e Inventory ou podem customizar suas ideias e visualizações usando um serviço baseado em API como o Netilion Connect.

Como protegemos nossos dados ao mesmo tempo em que os disponibilizamos para quem precisa deles?

A proteção de dados é muito importante na indústria de alimentos e bebidas, já que a saúde humana tem que ser a principal prioridade. A verificação da proteção de dados local pode encontrar falhas na segurança da empresa. Para implantar um sistema IIoT, os gerentes de qualidade devem trabalhar de forma colaborativa com os responsáveis pela proteção de dados.

Netilion fornece um ambiente ideal para segurança de dados. Se você tiver dúvidas, entre em contato conosco.

Conclusão

As tecnologias IIoT oferecem aos fabricantes a oportunidade de transformar seus negócios . Para despertar melhoria, você e sua empresa devem responder essas cinco perguntas:

  • O que exatamente queremos melhorar?
  • De que dados precisamos para melhorar?
  • Como podemos levar esses dados onde precisamos deles?
  • Como interpretamos e visualizamos os dados?
  • Como protegemos nossos dados ao mesmo tempo em que os disponibilizamos para quem precisa deles?

Você precisa de acesso às informações corretas para tomar boas decisões e agir baseado nelas. Com a análise em tempo real, qualquer fábrica pode melhorar a eficiência e reduzir, talvez até eliminar, problemas. Bons dados podem garantir a segurança e a qualidade e reduzir custos.

Toda indústria tem padrões de qualidade e regulamentações de segurança que devem atender e a produção precisa se tornar muito mais enxuta e ágil a medida que a pressão aumenta tantos por parte dos consumidores quanto dos reguladores. Os serviços de IIoT como Netilion podem ajudar.

Entre em contato conosco para saber mais.