Como responder à questão “O que é transformação digital?”

“Certo, estamos vivendo na era digital, mas o que é transformação digital? E como posso ter certeza que estou pronto para ela?” Leia todas as respostas para essas perguntas aqui!

A digitalização da vida afeta nosso comportamento todos os dias. Por exemplo, os robôs de suporte ao cliente agilizam o serviço e são mais eficientes. A Inteligência Artificial (AI) avançou tanto que um robô pode resolver muitos problemas sozinho.

Além disso, a AI está sempre aprendendo e pode lidar com mais situações a cada ligação. Ela não é perfeita, mas tem ajudado muito o serviço ao cliente.

É claro que nos preocupamos com as pessoas perdendo emprego por causa dessas máquinas, mas isso não é novidade. Tem acontecido desde o início da Era Industrial. E essas máquinas criam novos empregos, empregos que precisam de mais habilidades, mas pagam melhor.

A transformação digital está se espalhando por todos os setores industriais, mesmo aplicações industriais. Diferente de sua vida pessoal, a lista de prós nas aplicações industriais supera os contras.

Mas sempre que uma nova tendência surge, algumas pessoas perguntam “Estamos prontos para isso?” Acredito que a resposta seja sim. Fique por aqui e vamos saber mais sobre a transformação digital.

O que é transformação digital?

É difícil encontrar uma resposta simples para essa pergunta porque a transformação digital pode significar coisas diferentes, dependendo de seu negócio.

Para o nosso objetivo, nós chamamos isso de “o processo de agregar tecnologia digital para um aplicativo para melhorar a operação e agregar valor.” Sim, ainda está um pouco difícil, então vejamos um exemplo.

Para verificar um equipamento de campo, você vai até o campo e conecta um comunicador de campo ao equipamento para descobrir o que está acontecendo, certo? Muito bem, se você tem tecnologia digital compatível com monitoramento de estado, então consegue todos esses dados diretamente em sua mão.

E conectar o campo à nuvem usando um equipamento Edge permite enviar todos os dados diretamente para você. Então você pode acessar seus dados dos equipamentos de campo sem precisar ir até o campo. Faz uma grande diferença, não é mesmo?

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


Quais as diferenças entre digitização, digitalização e transformação digital?

Como com praticamente tudo em inglês, temos muitos termos para coisas similares. A transformação digital geralmente chega com palavras como digitização e digitalização. Qual a diferença entre elas?

Para simplificar, criei uma lista com a definição primária de cada uma delas. Veja:

Digitização: O processo de transformar material não digital – texto, som, sinal etc. – em código binário. Você pode mudar um sinal analógico em digital usando um dos vários protocolos no mercado. Você também pode descrever esse processo como digitalização.

Digitalização: A adoção da tecnologia digital para melhorar um modelo de negócio. Ela tem como foco trazer benefícios para o usuário final com dados de processo relevantes em tempo real.

Transformação digital: O uso de soluções baseadas em nuvem e soluções como serviço para solução de problemas. Também conhecidas como DT ou DX, geralmente envolve inscrições, onde o usuário final compra acesso a uma solução ao invés da solução propriamente dito.

Como posso usar a transformação digital?

A resposta para essa pergunta é fácil: comece pequeno. Uma das vantagens mais significativas das soluções digitais é a expansibilidade. Tenho certeza que você já ouviu pessoas perguntando “Ela é expansível?”

Se você já tem sistemas instalados, então comece com um ponto pequeno e expanda gradualmente a sua estrutura digital. Ninguém quer começar se desfazer todo um processo e começar do zero, concorda?

Um serviço digital como Netilion permite começar pequeno e então adicionar outros itens posteriormente. Por exemplo, com o Netilion Analytics, você pode testar o serviço gratuitamente em até 15 equipamentos.

Depois que vir como o serviço funciona, você pode dimensioná-lo de uma configuração offline para uma versão digital usando equipamentos Edge. A versão Plus do Netilion Analytics permite 400 ativos para criar o equipamento na nuvem.

Serviços de transformação digital

Como disse antes, a transformação digital soluciona problemas usando soluções baseadas em nuvem. Confira algumas das opções de solução como serviço que pode dar início à transformação digital em sua fábrica:

· Netilion Analytics – Registre, organize e conecte seus equipamentos para ter mais controle sobre seu processo.

· Netilion Health – Verifique a condição dos equipamentos de campo conectados na nuvem através dos equipamentos Edge. Você também pode acessar o histórico de diagnósticos, correções e ações.

· Netilion Library - Armazene suas informações sobre seus equipamentos de campo, como manuais, certificações, relatórios e fotos.

· Netilion Smart Systems – Use essas soluções compactas para aquacultura e água de superfície para visualizar seus dados onde quer que esteja.

· Netilion Connect – Integre os dados de seu Ecossistema Netilion em outra solução com essa Interface de Programação de Aplicativos (API).

Onde posso saber mais sobre transformação digital?

Boa pergunta! Tenho duas sugestões sobre onde você pode aprender mais e experimentar.

Primeiro, assine nosso boletim informativo gratuito – não é spam, prometo! – para ler o conteúdo sobre vários tópicos relacionados ao mundo digital. Ele também traz informações sobre nossos seminários e treinamentos online; há muito o que aprender neles.

Em segundo lugar, crie uma conta gratuita na Netilion e comece vendo o que temos para oferecer e como pode te beneficiar. Isso dará uma ideia de onde pode querer começar e com quanto começar. Parece bom?

Então se alguém perguntar agora “O que é transformação digital?” você pode responder com confiança!

Isso é tudo por hoje.

Até mais!