IoT Industrial para sempre

A digitalização desenvolve soluções para moldar, monitorar e gerenciar a sustentabilidade. Tecnologias de última geração em manufatura e conceitos como a IIoT têm potencial para contribuir com a sustentabilidade.

Necessidade de IIoT

A Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) no documento Environmental Outlook to 2050 prevê que a população mundial crescerá em 3 bilhões de pessoas. Isso significa que quase a metade da população atual surgirá nos próximos 30 anos.

Esse crescimento aumentará a demanda por produtos agrícolas e animais. A manufatura exigirá 400% mais água e até 140% mais eletricidade comparado ao ano 2000.

O relatório do World Bank Group intitulado What a Waste 2.0 mostra que em 2016, o desperdício global gerou 1.6 bilhões de toneladas de dióxido de carbono, 5% das emissões globais totais. Considerando-se a projeção de que o desperdício global anual aumentará 70% até 2050, o estabelecimento de uma economia circular é crucial para reduzir o dano ambiental.

Para podermos lidar com esses números, precisamos criar um senso de urgência e tomar ações eficientes, oportunas e precisas. Em 2015, a Assembleia Geral da ONU anunciou 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis e planejou ações específicas. Essa iniciativa complementa a Economia Digital do Fórum Econômico Mundial (WEF) e a iniciativa Sistema da Sociedade, cuja meta é moldar um futuro digital sustentável e confiável.

As soluções IIoT podem não ser a primeira tecnologia limpa na qual você pensa, mas as possibilidades que elas oferecem podem ser indispensáveis para a indústria. As Orientações da Internet das Coisas para Sustentabilidade do WEF apresentam os resultados da investigação de 643 aplicações IoT e 84% dos casos de uso poderiam ter potencial para abordar os objetivos da ONU.

Ferramenta para coisas maravilhosas

Steve Jobs disse, “Tecnologia não é nada. O que é importante é ter fé nas pessoas, que elas são basicamente boas e inteligentes – e se você fornecer as ferramentas, elas farão coisas maravilhosas.”

IIoT é uma das ferramentas com as quais podemos fazer coisas maravilhosas. Sua tecnologia pode ser um divisor de água para sustentabilidade econômica, ambiental e social na indústria.

IIoT é a extensão e o uso da Internet das Coisas nos setores industriais e de aplicações. Em sua essência, a IIoT refere-se a medir e acessar informações remotamente a qualquer hora e de qualquer lugar. Ela conecta “coisas,” tornando-as acessíveis e visíveis.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


Graças à IIoT, os dados tornam-se visíveis por toda a cadeia de valor, o que permite às empresas identificar novas maneiras de melhorar a sustentabilidade, como a redução de desperdício, redução de custos e aumento da vida útil das máquinas sem comprometimento da viabilidade comercial.

Sites de produção mais inteligentes

Na era da transformação digital, tecnologias de última geração prometem perturbação em praticamente todos os segmentos . De acordo com uma pesquisa da McKinsey, a vida útil das empresa diminuiu de 61 anos em 1958 para 18 anos em 2011.

A sobrevivência das empresas nunca foi tão desafiadora. Um artigo da 3ª International Conference on Smart City Applications enfatiza que empresas devem se transformar por meio da tecnologia ou serem superadas por seus rivais que lideram na transformação digital.

Permanecer competitivo e sustentável é um dilema para muitas empresas. As soluções IIoT podem ajudar a responder perguntas como “Como você aumenta lucros fazendo mais com menos?” e “Como você pode reduzir impactos ambientais negativos e aumentar impactos sociais positivos?”

A disponibilidade de dados em toda a cadeia de valor de um produto cria efeitos de negócios eficientes ao mesmo tempo em que contribuem para a sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Embora ainda seja nova, as influências da IIoT se tornaram mais tangíveis. Fomos além das visões e cenários futuros para usarmos aplicações reais efetivamente. Casos de uso concreto mostram como operar de forma mais eficiente com transparência de dados, eficiência de recurso e energia sustentável.

O Grupo Endress+Hauser (uma empresa familiar suíça e fornecedora de instrumentação líder global) dá o exemplo na indústria ajudando os clientes a atingirem seus objetivos de sustentabilidade e contribuindo com a viabilidade comercial deles.

A sustentabilidade está profundamente associada à cultura da empresa e é avaliada anualmente pela EcoVadis, uma das mais confiáveis empresas de avaliação de sustentabilidade de negócios.

Matthias Altendorf, CEO da Endress+Hauser, explica os objetivos de sustentabilidade: “Ajudamos nossos clientes a aumentar a eficiência de seus recursos, reduzir as emissões de CO2, evitar o desperdício e melhorar a economia circular por meio de medições excepcionais de soluções de automação.”

Exemplo: Sistema inteligente de aquacultura

Piscicultores enfrentam muitos desafios. Eles precisam manter o estoque de peixes em boas condições, mas devem oferecer preços competitivos para permanecerem no negócio. O monitoramento da qualidade da água pode melhorar a saúde dos peixes, reduzindo mortalidade em até 40%.

O Office for Forests in Basel (Amt für Wald beider Basel) opera uma piscicultura em Giebenbach para enriquecer os estoques naturais de peixes em águas públicas, como salmão saudável para repopular o Rio Rhein. Além da importância ambiental, a iniciativa também é importante do ponto de vista econômico, pois salmão geneticamente saudável produz 10.000 ovos e cada um deles vale cerca de 1.10 USD.

No passado, os gerentes avaliavam a qualidade da água em tanques de criação uma vez por dia, dirigindo até a piscicultura e testando os tanques manualmente. Para evitar a transferência de doenças, eles precisavam monitorar os tanques selecionados separadamente, o que tornava a tarefa ainda mais demorada e resultava em dados pouco confiáveis.

Agora o Office usa uma solução IIoT chamada Netilion Smart Systems for Aquaculture. A aplicação é formada por sensores, um equipamento Edge para conectividade e um aplicativo móvel. Esse sistema mede as condições da água continuamente, e qualquer problema que surja é informado na tela do aplicativo móvel.

Por exemplo, uma notificação no fim de semana os alertou sobre o baixo nível de oxigênio. Eles descobriram e corrigiram uma tubulação bloqueada antes que algum peixe morresse. No passado, eles teriam perdido o estoque porque apenas verificariam os tanques durante a semana.

Esse uso de uma solução IIoT oferece sustentabilidade ambiental, econômica e social:

  • Sustentabilidade ambiental– menos peixes mortos; mais diversidade em Rhein; menos pegada de carbono com a redução do número de deslocamento por carro até a piscicultura
  • Sustentabilidade econômica – mais controle sobre o estoque de alimentos; menos desperdício de comida; menos combustível
  • Sustentabilidade social – mais peixe saudável para comer; disponibilidade de preços mais baixos

As soluções IIoT podem contribuir com a sustentabilidade de muitas outras maneiras, como a manutenção por toda a vida útil do ativo. Com os ativos conectados a um ecossistema IIoT, a manutenção preditiva torna-se possível.

Como mencionado no artigo Elsevier sobre a Indústria 4.0, a manutenção preditiva reduz os custos e o desperdício prolongando a vida útil dos ativos e reduzindo a necessidade de substituições.

Desejabilidade social e aceitação das soluções IIoT

As pessoas aceitam a mudança e mudam seus comportamentos somente se confiarem na fonte da mudança. O artigo Springer “Sustentabilidade no mundo digital necessita de confiança” traz algumas ideias interessantes sobre essa questão. Tudo desde a segurança pessoal à contratação em um mundo digital exige aceitação social e sustentabilidade social, a qual é baseada em confiança.

Como explicado por Richard Edelmann, “Nós avançamos além do ponto em que confiança era apenas um fator essencial na aquisição de produtos ou na seleção de uma oportunidade de emprego; ela passou a ser o fator decisivo no qual a sociedade pode operar.”

Muitas empresas industriais ainda são cautelosas com tecnologias IIoT, consequentemente, surgiram plataformas auditadas e certificadas para estabelecer confiança. A EuroCloud, por exemplo, uma organização independente sem fins lucrativos, oferece uma certificação de serviço em nuvem com suporte para mais de 500 profissionais certificados no mundo todo.

Os clientes e os usuários se beneficiam com as avaliações de qualidade controladas de seus serviços na nuvem.

Além disso, estruturas como o Sistema de Gestão de Serviço ISO 270001, Sistema de Gestão de Serviço ISO 20000, Sistema de Gestão de Segurança de Dados Suíço DSMS e GDPR ajudam os ecossistemas IIoT a gerar mais confiança.

Riscos das soluções IIoT

Embora as soluções IIoT oferecem muitos benefícios, como todas as coisas, oferecem também riscos como a poluição digital.

A produção e o fornecimento de produtos digitais exigem uma energia significativa, aumentando assim as emissões de dióxido de carbono, conforme visto no artigo “A sustentabilidade em um mundo digital requer confiança”. Surpreendentemente, o Shift Project identificou que a tecnologia digital polui mais do que a indústria da aviação, com 4% das emissões GHG globais.

Devemos ter em mente que os produtos digitais não são leves em carbono durante sua produção, fornecimento e uso. Devemos também tentar reduzir a poluição que eles causam com o uso eficiente da energia.

No relatório WEF “Orientações da Internet das Coisas para Sustentabilidade,” a maior parte dos casos de uso da IIoT investigados contribuiu com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Sendo assim, o potencial de sustentabilidade dela supera os riscos e deve ser considerada necessária na indústria.

Se aprendeu algo útil nesse artigo, compartilhe-o com seus colegas na rede social usando a hashtag #Netilion.

Proteja-se e até breve!