O que devo saber sobre ERP e IIoT?

O sistema ERP (planejamento de recurso empresarial) é parte da rotina da fábrica. Então como unimos os sistemas ERP aos serviços de IIoT? Saiba mais aqui!

Para escrever esse artigo, conversei com alguns amigos que trabalham com vários setores industriais e segmentos para compreender como eles usam os sistemas ERP em suas tarefas diárias e como eles enxergam a convergência entre ERP e IIoT.

Durante essas conversas, eles compartilharam suas perspectivas nas áreas em que atuam. Embora eu também costumava trabalhar no campo, estava sempre prestando serviço através de um fornecedor ou empresa de serviço, então minha experiência com sistemas ERP foi diferente da deles. Eu queria uma visão diária das atividades da fábrica compartilhada por todos que trabalhavam nela, então eles eram suficientemente gentis para me apresentarem um pouco da fábrica.

Eu reunia todas essas informações e tentava imaginar possibilidades, pontos positivos e negativos dessa integração. Provavelmente, sua empresa tem um sistema ERP. Talvez você não seja um usuário regular, mas esteve em contato com ele em algum momento, não é mesmo? Talvez precisa saber isso!

Então hoje veremos um sistema ERP, como as fábricas o utilizam usam nas tarefas diárias e como seria integrá-lo aos serviços de IIoT. Fique por aqui e vamos aprender mais!

O que é um sistema ERP?

Em qualquer empresa ou indústria, encontramos muitos departamentos responsáveis por atividades diferentes. Cada um tem um procedimento para executar as tarefas diárias e trocar informações por toda empresa é essencial para manter a fábrica operando.

Agora, imagine uma empresa sem nenhuma padronização para executar essas tarefas. Sim, isso não é nada divertido. Cada departamento teria seu próprio sistema que pode não desempenhar bem com outros sistemas, tornando a troca de informações desafiadora.

O sistema ERP gerencia toda a empresa, oferecendo aos departamentos a habilidade de ter seus próprios procedimentos e ainda compartilhar informações com outros departamentos. E quando digo toda a empresa, quero dizer vendas, marketing, planejamento, financeiro, RH e tudo o mais.

E é claro que teremos o campo no sistema. O sistema ERP oferece muitas possibilidades para manutenção de campo – agendamento, peças de reposição, pedidos de reparo, calibração dentre outros. Cada sistema é dimensionamento para atender a realidade do cliente, adaptando-o periodicamente para que fique atualizado com procedimentos, regras e normas.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


Os sistemas ERP e automação no uso diário

A aplicação de um sistema ERP no lado da manutenção pode variar em diferentes segmentos, dependendo de que cargo é responsável pelo que na empresa.

Por exemplo, um engenheiro de campo em uma fábrica de produtos químicos compartilhou um pouco do procedimento do sistema ERP de sua empresa:

Em minha empresa, não temos um plano de inspeção. O programador, juntamente com o gerente de manutenção, cria uma solicitação de serviço no sistema ERP. Temos nosso planejamento diário, onde o programador confere a cada técnico e engenheiro as ordens a serem executadas.
Tudo é feito manualmente; o único processo automático é a calibração. Ela é baseada na data da última calibração do equipamento. Para cada equipamento, temos um cronograma específico e tudo é configurado no sistema ERP para notificações.

Em uma conversa com um inspetor de campo em uma grande mineradora, vimos pequenas diferenças mas muitas semelhanças em como o sistema opera para as tarefas diárias:

O sistema ERP tem módulos de manutenção diferentes. Em minha empresa, temos um plano de manutenção, notas de manutenção, solicitações de serviço e outros itens. Um engenheiro de projeto cira o plano de manutenção durante um novo projeto, geralmente, com base na documentação do fornecedor.
Os técnicos de serviço de campo agregam notas de manutenção durante as atividades diárias e o inspetor de campo cria solicitações. Nossos inspetores são responsáveis por áreas específicas. Eles caminham pela fábrica para verificar o que precisa de manutenção. Depois disso, eles abrem solicitações de manutenção no sistema ERP e atribuem um nível de criticidade a cada uma.
O programador revisará essas solicitações, verificando todas as estruturas, materiais e as ferramentas necessárias. Além disso, ele verifica se outras áreas precisam ser envolvidas fábrica, porque a manutenção pode afetar outro estágio do processo.

Em geral, o procedimento é muito similar, mas a pessoal que abre as ordens de serviço, programa o serviço, define prioridades e assim por diante é diferente. Além disso, para a calibração, as pessoas que entrevistei usam os dados da última calibração como uma “pequena automação” para abrir a ordem de calibração para a seguinte.

Nessas conversas, tentamos visualizar como a IIoT pode ser integrada ao sistema ERP e os principais benefícios dessa integração.

IoT Industrial e suas possibilidades

Há muitas maneiras de integrar um sistema ERP a uma solução na nuvem IIoT e automatizar os processos manuais como abertura dos pedidos de manutenção.

Nas conversas com o inspetor de campo da mineradora, ele enfatizou a solução customizada para cada realidade:

Poderia funcionar se você tivesse uma solução customizada, onde você pode priorizar os diagnósticos de acordo com o equipamento e sua localização. Seria muito interessante criar um histórico de diagnóstico entre os períodos de manutenção. Quando os técnicos recebem as solicitações de manutenção com base no planejamento, podem verificar o histórico para entender o que está acontecendo.

As informações de estado dos equipamentos de campo são valiosas e oferecem diversas ideias para a equipe de serviço para entender e solucionar os problemas. As soluções de serviço IIoT como Netilion Health oferecem monitoramento online da instrumentação de campo, uma conexão muito importante de se ter.

As empresas de óleo e gás parecem ter soluções mais estruturadas com seus sistemas ERP e soluções PAM (Gerenciamento de ativos de fábrica), mas poderiam melhorar alguns pontos com as soluções na nuvem IIoT.

Um amigo de uma grande empresa de óleo e gás comentou:

As plataformas de óleo têm sistemas remotos muito avançados. O monitoramento remoto do campo filtra todos os diagnósticos e o sistema é otimizado para a aplicação, assim não recebemos muitos alertas.
O sistema PAM não é conectado ao sistema ERP, mas com base nos dados recebidos, podemos enviar alguém para a plataforma, abrir uma solicitação de manutenção etc. Talvez uma solução na nuvem IIoT pode oferecer uma perfeita integração entre a nuvem e o sistema ERP para evitar essa tarefa manual.

Há muitas maneiras de combinar os serviços na nuvem IIoT e os sistemas ERP, criando soluções poderosas para os clientes para otimizar os processos, gerar melhor documentação e assim por diante.

Mas e você? Como você vê a integração dos sistemas ERP e as soluções na nuvem IIoT? Conte-nos sua experiência!

E se aprendeu algo útil nesse artigo, compartilhe-o com seus colegas na rede social usando o tag #Netilion.

Proteja-se e até breve!