O que é manutenção prescritiva (RxM) e como se preparar para ela?

Manutenção prescritiva leva a manutenção industrial para um nível mais alto e a Internet Industrial de Coisas é o segredo de fazer acontecer. Leia esse artigo para saber como e porquê

Falamos sobre diferentes tipos de manutenção industrial em nosso artigo “Quais são os tipos de manutenção industrial e como a IIoT pode ajudar?” Nele eu explico as diferentes perspectivas em manutenção corretiva, preventiva e preditiva.

No entanto, deixamos um tipo novo fora desse artigo, então hoje falaremos do “próximo passo", manutenção prescritiva (também conhecida como RxM). Sim, muitas indústrias ainda precisam implantar a preditiva, então algo além disso parece muito improvável.

Mas todos querem soluções para melhorar a operação, então é apenas uma questão de tempo antes que eles enxerguem a luz. Manter as fábricas atualizadas com essa tecnologia conecta diretamente à Indústria 4.0 e à Internet Industrial de Coisas (IIoT). E as novas gerações especialistas em tecnologia começaram a dar os primeiros passos em cargos que envolvem tomada de decisão, acelerando essa mudança.

Sim, manutenção prescritiva pode acontecer mais rápido do que você imagina, então é melhor aprendermos mais sobre ela!

O que é manutenção prescritiva?

Neste nível, o aprendizado de máquina e inteligência artificial (AI) fornecem mais do que o monitoramento e recomendações simples. Os relatórios analíticos são uma parte essencial da RxM, a fim de determinar quais ações a serem tomadas dependendo de todos os dados coletados e analisados.

Qualquer máquina com sensores inteligentes instalados coletará dados continuamente para o software RxM. O software analisará os dados e fará diversas recomendações como reduzir o tempo entre tempos de parada programados, recalibração de equipamentos ou mesmo redução da produção.

Todas essas sugestões podem reduzir a manutenção e os riscos, bem como estender a vida útil do equipamento. A manutenção prescritiva também pode revelar porque um problema em particular ou uma anomalia ocorreram no processo.

RxM é constante, então depois de agir para solucionar um problema, ela continua monitorando o processo para garantir que a ação ajudou. Ela também sugere novas possibilidades para melhoria.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


Qual a diferença entre manutenção preditiva e prescritiva?

Manutenção prescritiva evoluiu a partir da preditiva. A preditiva oferece monitoramento constante e as vezes algumas recomendações limitadas e nada muito além disso.

Não me entenda mal – as recomendações da manutenção preditiva são super relevantes para melhorias e evitar tempo de parada não programada. Porém, na maioria dos casos, elas abrangem apenas os equipamentos e não conseguem analisar outras variáveis.

A RxM usa o aprendizado de máquina e IA para conseguir uma maior perspectiva do processo, dando sugestões avançadas para melhoria da produção, redução do tempo de parada e para auxiliar no fluxo de trabalho, dentre outras coisas.

Enquanto a manutenção preditiva ainda precisa chegar a vários setores industriais, os serviços de IIoT estão inundando o mercado. As fábricas que querem sobreviver o tsunami tecnológico terão que investir em estruturas mais fortes para seus processos.

Felizmente, os serviços de IIoT de fácil utilização como o Netilion da Endress+Hauser removem as barreiras de complexidade e custo, tornando a digitalização acessível mesmo para as empresas mais conservadoras.

Quais são alguns exemplos de manutenção prescritiva?

Análises prescritivas oferecem inúmeras possibilidades, mas o conceito é tão novo que encontrar aplicações em ambientes reais pode ser desafiador. Quem já adotou essa tecnologia a utiliza principalmente em pequena escala e geralmente fora do mundo da automação de processo.

Até o momento, vemos seu uso apenas em partes do processo ao invés de processos inteiros. No entanto, esses segmentos podem fornecer partes da imagem do desempenho medindo determinados pontos, depois analisando os dados coletados. A RxM pode dar sugestões específicas como “aumentar X em 20 por cento para um aumento de Y por cento na produção.”

Embora ainda não tenhamos muitas ferramentas de análise prescritiva no mercado, vários especialistas e líderes concordam que a RxM pode vir a ser o próximo nível de suporte para confiabilidade e melhores práticas. Imagine-a aplicada à toda uma refinaria e pense em todo dinheiro que pode ser economizado porque a fábrica se tornou mais eficiente.

Quais são as barreiras para a manutenção prescritiva?

Como qualquer outra tecnologia, temos algumas questões que podem retardar essa nova ideia.

· Regulamentações – É claro que temos que usá-la de forma segura. Muitos métodos tradicionais podem continuar sendo usados porque o risco é desconhecido. Por exemplo, um determinado sensor IIoT deve proteger os funcionários e a propriedade, bem como monitorar um equipamento. Ele consegue fazer isso? Se não soubermos, precisamos aguardar até que saibamos.

· Custo – RxM requer sensores inteligentes, armazenamento de dados, software analítico, solução na nuvem e mais. As empresas precisam determinar quanto podem investir e quanto valor podem agregar com seu uso.

· Cultura – E tem sempre o velho ditado, “Não se mexe em time que está vencendo.” Mas outro ditado é aplicável nesse caso: “Adaptar-se ou morrer.” As empresas que continuarem fazendo o mínimo necessário ficarão para trás.|.

Soluções IIoT modulares podem oferecer os primeiros passos rumo à digitalização em processos mais antigos. Alguns serviços oferecem níveis de participação mais baixos para facilitar os cálculos de custos, demonstrar benefícios e gradualmente mudar atitudes.

Solução como serviço é uma ótima maneira de digitalizar processos industriais rapidamente e soluções como Netilion Services estão prontas para fazer isso acontecer.

Como posso acelerar meu caminho rumo à manutenção prescritiva?

Ajuda muito começar pequeno, de modo que você possa ver como os sensores inteligentes, soluções na nuvem e o serviço remoto podem melhorar as partes de seus sistemas.

Por exemplo, com uma configuração básica, o Netilion Services pode trazer ideias sobre suas instalações atuais, como o status de vários equipamentos. Ele também pode mostrar como melhorar os serviços de campo acessando a documentação do equipamento de forma natural.

O Ecossistema Netilion oferece muitas possibilidades de ajudá-lo a fazer a mudança da manutenção corretiva para o próximo nível. E o melhor de tudo, você pode testar gratuitamente para aprender como uma solução digital pode melhorar suas rotinas.

Os novos serviços digitais como Netilion oferecem uma configuração fácil e operação simples, de tal forma que você pode levar sua fábrica para a era digital passo a passo. Parece interessante, não é mesmo?

Se gostou desse artigo, compartilhe-o em sua rede social usando a hashtag #Netilion.

Obrigado e até breve!