O que é um ecossistema digital e como aplicá-lo em minha fábrica?

Estamos vivendo na era digital! Quero dizer, eu estou e você? Se você ainda está na era analógica, é hora de mudar! Vamos aprender sobre os ecossistemas digitais e como aplicá-los em sua fábrica hoje mesmo!

Estamos vivendo na era da transformação digital, sem sombra de dúvida! Na verdade, isso já teve um impacto direto em nossa vida, tanto dentro quanto fora de nossos trabalhos. Se você observar a sua vida diária, a transformação digital já é uma realidade. Há muitos equipamentos inteligentes com capacidade para se conectarem à nuvem e muitos serviços digitais para armazenar coisas diferentes, como plataformas de música, plataformas de vídeo e assim por diante.

Como essas soluções digitais afetam nossas vidas diárias? Posso dizer que elas mudam nosso comportamento. De alguma forma, elas nos ajudam a ter uma melhor qualidade de vida, a tomar decisões mais inteligentes, para nos lembrar de algo ou nos informar sobre tudo o que acontece etc.

É importante observar que a maioria dessas soluções digitais funciona dentro de um ecossistema digital - embora você nunca tenha percebido isso.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


No lado industrial, acho que os ecossistemas de fábrica digital também estão se tornando uma realidade. Ainda que você me diga que consegue encontrar muitos equipamentos analógicos no campo, acredito realmente que é um caminho sem volta. A transformação digital continuará a aumentar sua presença em vários segmentos industriais.

Além disso, essas novas soluções trouxeram com elas uma ampla lista de termos técnicos para denominar os serviços e conceitos de negócios. Tenho certeza que você já ouviu falar sobre a Indústria 4.0 (ou a Fábrica Inteligente), Internet Industrial de Coisas, Computação em nuvem, Sensores inteligentes dentre outros.

Hoje eu escolhi outro conceito da Internet Industrial de Coisas (IIoT): Ecossistema digital. Vejamos o que é isso, como funciona, quais componentes ele usa e seus prós e contras.

Fique por aqui, pegue algo para beber e vamos conversar sobre o ecossistema digital.

O que é um ecossistema digital?

Você sabia que um ecossistema digital é geralmente comparado a um ecossistema natural? Essa comparação faz sentido devido à ideia por trás disso: ter uma solução adaptativa, expansível e sustentável com produtos e serviços.

Além disso, o conceito é encontrado em diferentes setores industriais, como entretenimento, computadores, manufatura, marketing, economia etc. Para cada indústria você tem vários serviços, produtos e soluções de parceiros.

Posso mencionar muitas tecnologias baseadas nesse conceito de rede distribuída, como Aprendizado de Máquina como Serviço (MLaaS), Internet Industrial de Coisas (IIoT) e Blockchain.

Ao mesmo tempo, um ecossistema digital pode ser uma solução aberta ou fechada. No entanto, ele sempre fornece serviços diferentes e/ou produtos para diferentes aplicações. Ele também permite que parceiros desenvolvam novas soluções para resolver os problemas do cliente, a integração de dados em um software diferente e a coleta de informações de várias fontes.

Agora você deve estar dizendo - o que é proprietário em relação aos ecossistemas digitais! Você pode encontrar ecossistemas digitais onde apenas uma marca está desenvolvendo todas as aplicações para os usuários. Não tem certo ou errado aqui; apenas é importante compreender os benefícios de um ecossistema digital para sua realidade atual. Depois disso, você pode ver se faz sentido usar uma solução aberta ou fechada para sua aplicação.

Usando um ecossistema digital aberto como exemplo, o Netilion fornece serviços digitais diferentes para o mundo da automação de processo. Ele permite que os parceiros desenvolvam novos aplicativos no Netilion Hub e integre todos os dados coletados dos sensores inteligentes em uma plataforma externa. Para isso, use a Interface de Programação de Aplicativos (API) disponível com o Netilion Connect.

Quais os componentes do ecossistema digital?

Dependendo do ecossistema digital, você encontrará componentes diferentes, mas em geral, você tem um conjunto padrão de serviços e produtos, bem como a chance de desenvolver seu próprio aplicativo.

Certo, darei agora um exemplo claro dos componentes em um ecossistema digital.

Primeiro, se decidimos ter um gerenciamento de ativos de campo mais eficiente, precisamos de um serviço como o Netilion Analytics, para mostrar todas as informações associadas. O Netilion Analytics é o primeiro componente de nosso ecossistema digital, um serviço.

A próxima ideia é criar automaticamente as versões digitais idênticas de todos os equipamentos de campo. Para isso, precisamos de três componentes.

· Antes de mais nada, podemos dizer que os sensores inteligentes são parte do ecossistema digital: eles são os equipamentos de campo responsáveis por fornecer todos os dados.

· Em segundo lugar, a fim de usar o Netilion Analytics precisamos coletar todas essas informações inteligentes de campo e integrá-las na nuvem. Uma solução pode ser ter uma rede WirelessHART para coletar as informações de campo.

· Em terceiro lugar, precisamos integrar todos esses dados na nuvem. Os equipamentos Edge (ex.FieldEdge SGC500) são uma ferramenta essencial para criar uma comunicação de uma via segura entre o campo e a nuvem.

· Por fim, se você quer integrar todas essas informações em uma solução externa, você pode usar o API que é parte do Netilion Connect para fornecer tudo para outra plataforma.

Ótimo, agora temos todos os componentes necessários para usar o ecossistema Netilion, mas lembre-se que esse é apenas um exemplo! Você tem muitas outras maneiras de integrar seus equipamentos, mesmo quando você não quer a integração online.

Nesse caso, precisaremos de menos componentes: pode esquecer do WirelessHART e do equipamento Edge. Você pode tirar uma foto de todos os seus equipamentos usando o aplicativo Scanner e adicionar um pouco de informações para cada um a fim de criá-lo na nuvem. É um procedimento bastante simples e economizará muito tempo.

Quais são as soluções do ecossistema digital?

De forma simples, as soluções do ecossistema digital são os serviços oferecidos no ecossistema digital. Há serviços diferentes, como já mencionamos antes. Por exemplo, olhando para o Ecossistema digital Netilion temos:

· Netilion Analytics - Neste caso, você pode ter uma imagem melhor dos equipamentos em sua fábrica. Você pode registrar, organizar e conectar seus equipamentos, tornando sua fábrica transparente. Saiba mais aqui.

· Netilion Health - Esse serviço fornece o status da condição online para os equipamentos conectados na nuvem através dos equipamentos Edge. Além disso, você tem históricos de diagnósticos, correções e ações a serem tomadas. Saiba mais aqui.

· Netilion Library - Você pode armazenar todas as informações sobre seus equipamentos de campo, como manuais técnicos, certificação, relatórios, fotos e muito mais. Saiba mais aqui.

· Sistemas Netilion Smart - Soluções inteligentes e compactas para aquacultura e água de superfície. Saiba mais aqui.

· Netilion Connect - Esse serviço é uma Interface de Programação de Aplicativos (API). Saiba mais aqui.

Como consigo implantar um ecossistema na fábrica?

A implantação de um ecossistema de fábrica é mais simples do que você imagina. Você não precisa começar com todos os serviços disponíveis no ecossistema digital; É melhor começar pequeno e então crescer lentamente.

Um bom passo seria testar gratuitamente antes de fazer a inscrição. Você pode dar uma olhada em como o analytics, health e o library podem ajudá-lo, compreender a interface, adicionar alguns equipamento e assim por diante.

Depois disso, você pode selecionar uma aplicação pequena onde pode usar um equipamento Edge para coletar as informações online e integrá-las na nuvem. Quando você começa pequeno, é mais fácil compreender todos os benefícios e como usar corretamente as informações coletadas.

Você está pronto para a transformação digital e precisa dar uma chance a ela. E para chegar lá não precisa investir nada.

Teste gratuitamente e aprenda!

Até mais.