Por que a cultura digital é essencial para sua transformação digital?

Uma transformação digital em sua fábrica precisa de uma cultura digital, não apenas ver os principais benefícios, mas também evitar um conflito cultural que poderia prejudicar seu negócio.

Se você quer começar uma transformação digital em sua empresa e sua equipe não tem uma cultura digital, certamente terá muitos problemas. Todos precisam ter a mentalidade certa para uma transformação digital, portanto, pode ser necessário mudar a mentalidade, talvez até mesmo a sua!

Se você acha que a cultura digital não é nada além de trabalhar com software digital, sinto muito, mas não é assim. Ela vai muito além das ferramentas digitais, incluindo novas habilidades, ambientes e artefatos que fornecem as informações necessárias e facilitam suas rotinas.

Ter alguém liderando uma equipe digital que não tem cultura digital é como um escritor que não lê livros. É necessário estar familiarizado e confortável com as ferramentas e habilidades para usá-las corretamente, concorda?

Esse artigo mostrará como você pode mudar essas mentalidades não digitais e criar uma cultura digital em sua empresa. Vamos começar!

O que é transformação digital?

A transformação digital pode significar coisas diferentes, dependendo do seu negócio, então é difícil usar uma única definição simples.

Podemos defini-la para automação industrial como “o processo de agregar soluções digitais a uma aplicação para melhorar a operação e agregar valor.” Parece útil! Mas o que isso significa? Deixe-me dar um exemplo.

Digamos que você tem um aplicativo de monitoramento. Precisa de equipamentos de campo, alguma forma de aquisição de dados e um sistema SCADA, certo? Muito bem, se você tem tecnologia digital compatível com monitoramento online, então sua aquisição de dados pode acontecer diretamente em sua mão.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


Para isso, você conecta seus equipamentos de campo a um equipamento Edge que envia todas as informações do processo de forma segura para a nuvem. Ao mesmo tempo, você pode compartilhar essa informação com uma solução local, como SCADA. A nuvem permite acessar os valores de seus equipamentos de campo sem nem mesmo colocar os pés no campo ou na sala de controle. Parece ótimo, não é mesmo?

Enquanto os benefícios parecem óbvios deste ponto de vista, quando essa aplicação passa do teste para a implantação, costumamos ver problemas com choque cultural.

O que é cultura digital?

A cultura digital pode significar diferentes coisas para diferentes pessoas, mas podemos defini-la aqui como as pessoas incorporarem a tecnologia online em seus trabalhos e vidas. Para um processo industrial, a equipe deve adotar uma mentalidade que melhore o desempenho do processo usando ferramentas digitais e habilidades.

Observe que eu disse “equipe” e não “funcionários.” A cultura digital é coletiva e não individual. Surpresa! A tecnologia digital pode acelerar as tarefas e fornecer dados para melhorar as atividades

internas, o suporte ao cliente e melhorias em ferramentas, mas ela exige um pensamento mais coletivo.

Se uma empresa não tem uma cultura digital adequada, pode ser difícil enxergar todo potencial da tecnologia. Com base nas informações compartilhadas por McKinsey, veja aqui algumas características relevantes:

Ambiente de alto desempenho, responsável e indivíduos focados

· Equipes extraordinariamente e positivamente integradas

· Nível alto de disciplina

· Habilidade de se movimentar rapidamente

· Forte estratégia digital

· Alta capacidade de execução

· Talentos e campeões digitais

· Foco em longo prazo

· Paixão por correr risco

Por que uma cultura digital é importante na automação industrial?

O ambiente industrial tende a ser muito conservador em relação às soluções. Neste caso, há questões importantes sobre a mudança do nosso conhecido e confiável 4 a 20 mA para uma tecnologia digital ou dos antigos procedimentos de manutenção para técnicas novas e mais eficientes.

E, é claro, as aplicações industriais precisam de soluções que incluam especificações de segurança pessoal e patrimonial. Tudo bem, porque as tecnologias digitais oferecem também novas maneiras de melhorar esses pontos .

É mais fácil dizer “em time que está ganhando, não se mexe” do que analisar o desempenho dos ativos e trabalhar para melhorá-lo em um sistema analógico. Mas os dados online e o histórico nos oferecem conhecimento mais detalhado e tornam mais claro e simples revisar e melhorar o desempenho.

A tecnologia digital também oferece interfaces do usuário que facilitam a interpretação dos dados. No entanto, o monitoramento ainda precisa ser uma tarefa diária para que você consiga entender o comportamento do ativo e aprender a identificar problemas antes que eles aconteçam.

Uma cultura digital é vital para ajudá-lo a tomar decisões e fazer melhorias em seu processo com tecnologia digital. Se sua equipe não tiver essa postura, você perderá alguns dos melhores benefícios de sua nova tecnologia.

Um serviço digital para simplificar sua vida

Pode parecer que é muita coisa. Pode até parecer esmagador, mas não precisa ser assim. Você pode começar com uma simples implantação, para mudar gradualmente o processo e a mentalidade.

As soluções digitais costumam ser divididas em serviços, permitindo que aplicações pequenas e fáceis a tarefas diárias.

A equipe consegue analisar diferentes serviços digitais para um ponto rotineiro do processo, como o monitoramento. Passo a passo, você pode se familiarizar com as soluções digitais e aprender como pensar diferente sobre a solução dos problemas.

O mercado possui muito tipos de serviços, onde é possível melhorar o monitoramento de sua base instalada, acompanhar o estado de seus equipamentos de campo online e muito mais. Você pode escolher qualquer serviço que solucione sua dor mais importante e comece a evoluir para uma cultura digital, maximizando a tecnologia para seu benefício.

Isso é tudo por hoje. Se gostou desse artigo, compartilhe-o em sua rede social usando a hashtag #Netilion.

Até breve!