Próxima onda de calor chegando? Proteja os recursos naturais através de medições de água

Durante uma onda de calor em 2018, a Europa foi atingida por uma seca de rios e uma grande morte de peixes. Como as medições de água podem ajudar a proteger rios e lagos?

A onda de calor massiva que atingiu a Europa em 2018 causou um grande impacto. Para as pessoas que, frente às consequências das mudanças climáticas, por semanas não tiveram uma trégua das temperaturas diárias de 30°C para mais.

E um choque para a natureza, que sofreu danos significativos devido à seca contínua. Não somente as floretas e plantas, mas também animais e insetos sofreram com a falta de água.

Os lugares onde você geralmente encontra recursos de água doce, rios e lagos, sofreram muito com a onda de calor. Praticamente todos os dias a mídia local e internacional mostrou notícias de rios que secaram e morte de grandes quantidades de peixes.

O momento em que a onda de calor acabou foi um alívio. Ainda assim, autoridades responsáveis pela proteção de água de superfície, ambientalistas e piscicultores estavam preocupados com a ocorrência de outras ondas de calor semelhantes no futuro.

A maior vantagem das informações: medições de água são indicadores valiosos

Voltado aos fatos: o motivo pelo qual as ondas de calor devem ser consideradas como uma ameaça grave aos recursos naturais como rios e lagos é a susceptibilidade da água e da vida aquática ali presente.

Os dois parâmetros que são consideravelmente influenciados por mudanças sazonais são a temperatura da água e a concentração do oxigênio dissolvido. Sempre que a temperatura do ar subir, a água lentamente se tornará mais quente também.

À medida que a temperatura da água sobe, a solubilidade do oxigênio nela diminui. E é claro que uma água quente que contém pouco oxigênio dissolvido não forma um bom ambiente para animais e plantas aquáticos.

Dependendo do tipo, a maioria dos peixes tem uma habilidade muito restrita de suportar variações de temperatura muito grandes. Consequentemente, um peixo busca temperaturas mais frias em água profunda, o que os afasta do entorno usual.

E como a sobrevivência deles dependem totalmente do oxigênio dissolvido na água, o peixe sufoca rapidamente quando os níveis de oxigênio caem muito baixo. As plantas aquáticas também reagem a influências sazonais como luz solar, disparando fotossíntese.

Mais uma vez, a saúde dos peixes será afetada pelas atividades de fitoplâncton, como a fotossíntese influencia a concentração de oxigênio dissolvido. Além disso, fenômenos extremos como proliferação de algas podem envenenar totalmente a água.

Para resumir, os biotipos aquáticos são sensíveis a mudanças de temperatura e todo o ecossistema pode estar em perigo quando partes estão desequilibradas e disparam reações em cadeia.

À medida que temperatura da água muda mais lentamente do que a temperatura do ar, porém, a observação contínua das tendências de temperatura da água pode oferecer dados muito relevantes. Sendo assim, os pesquisadores e autoridades estão usando a medição da água de superfície a fim de avaliar a condição dos rios, lagos e lagoas.

Quais os benefícios da medição de água de superfície?

A água de superfície é um recurso valioso que precisa de proteção – especialmente quando ameaçado por secas prolongadas.

É por isso que ela se tornou uma tarefa importante para ambientalistas e autoridades no cuidado da condição dos rios e lagos locais. Especialmente, água que fica acessível para necessidades públicas a serem supervisionadas a fim de, por exemplo, proibir nadar antes que seja tarde demais.

Uma possibilidade é iniciar as medições de água sempre que haja previsão de onda de calor. Para conseguir uma análise mais detalhada as tendências e riscos, porém, certamente é melhor fazer as medições de água em longo prazo.

Ser informado sobre o aumento das temperaturas o quanto antes, permite que as autoridades e ambientalistas apliquem medidas de compensação. A fim de proteger espécies de peixe frágeis as bacias podem ser escavadas para alargarem, é possível adicionar água fria em locais específicos ou os peixes que vivem em pequenas lagoas podem ser capturados e soltos em áreas com mais água.

Em 2018, isso costumava ser feito localmente para evitar a morte dos peixes. Se a temperatura da água já tivesse atingido cerca de 26°C/79°F, seria uma luta contra o tempo. É isso que faz as medições contínuas de água tão valiosas.

Que tipos de medições de água são usadas hoje?

Muitas autoridades já instalaram sensores de temperatura localmente para medição da água de superfície. Contudo, soluções inteligentes de medições de água que oferecem conectividade inteligente e acessibilidade permanente aos dados ainda não estão muito disseminadas. Mas são exatamente essas tecnologias inteligentes que podem ajudar a combinar vários parâmetros de medição de água para ter uma visão mais ampla das tendências futuras e possíveis perigos.

Por exemplo, a especialista em tecnologia de medição Endress+Hauser oferece uma solução inteligente para medição de água: o Netilion Smart System para água de superfície. Essa solução permite que as autoridades ou outros usuários supervisionem continuamente vários parâmetros de qualidade da água de superfície e disponibilizem os dados de medição resultantes facilmente.

Como o Netilion Smart System for Surface Water mede mais do que apenas a temperatura da água, os usuários têm mais dados sobre possíveis ameaças aos recursos de água sensíveis. Além da temperatura, a concentração do oxigênio dissolvido, o valor do pH e a condutividade são todos medidos.

Isso significa que, além dos perigos resultantes das secas (alta temperatura, baixo oxigênio), também é possível reconhecer uma possível poluição, ex.: por substâncias químicas que aumentam a condutividade. Desta forma, as autoridades e pesquisadores podem lidar com várias tarefas de uma vez.

A conectividade do Netilion Smart System for Surface Water torna possível visualizar e avaliar todos os parâmetros ao mesmo tempo porque eles são transferidos para um aplicativo para smartphone e podem ser acessados 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Considerando-se que as autoridades estão sob pressão para reagir rapidamente sempre que águas públicas são envenenadas (ex.: pela proliferação de algas), os usuários do Netilion Smart System têm a possibilidade de configurar notificações de alarme que alertam as autoridades antecipadamente sobre situações de perigo.

Ao realizar a proteção detalhada de ecossistemas naturais sensíveis, vale a pena usar tecnologia avançada. A habilidade de poder fazer medições de água de longo prazo, observar tendências e ter acesso geral aos dados medidos permite que os usuários, ex.: autoridades, pesquisadores e piscicultores tomem uma ação precisa e oportuna.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e do Netilion.

Assine nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao assinar, você concorda que leu e aceitou a Política de privacidade. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.