Tudo o que você precisa saber sobre projetos IIoT na automação de processo

A maioria das empresas desenvolve seus serviços de IIoT para serem simples e fáceis de modo que qualquer cliente possa começar a usá-los. No entanto, alguns precisa criar soluções customizadas para atender todas as especificações dos clientes.

O que é um projeto?

O Project Management Institute (PMI) define um projeto como "um esforço temporário assumido para criar um produto ou serviço exclusivo." Vamos ver isso mais detalhadamente.

Um projeto é um plano e tem um cronograma específico para atingir um determinado objetivo, seja criar um produto, serviço ou solução. O proprietário do projeto divide o projeto em tarefas específicas, depois atribui uma ou mais pessoas para concluir as tarefas dentro de um determinado período.

As equipes de projeto podem buscar recursos, como informações ou mão de obra extra, a partir de empresas externas. Ou se determinadas tarefas precisam ser concluídas mais rapidamente, o proprietário do projeto pode adicionar membros à equipe para ajudar ou assumir a tarefa no lugar da pessoa atribuída inicialmente.

Exemplo de um projeto

Agora que sabemos o que é um projeto, vamos para um exemplo: instalação de um sistema de alarme em casa.

Para começar, o projeto deve acontecer antes do inverno porque assaltos ocorrem com mais frequência em épocas mais escuras. A solução também deve ser fácil de usar.

Se você tiver tempo e habilidades, pode escolher um sistema e instalá-lo sozinho. Se preferir que outra pessoa faça isso, pode entregar o projeto para uma pessoa ou empresa com experiência em campo.

De qualquer modo, você deve ter objetivos claros, especificações e um cronograma. Vejamos algumas maneiras de concluir esse projeto:

· Usando tecnologia padrão offline, sem uma conexão externa

· Configuração de um sistema tradicional com uma conexão simples para uma empresa de segurança

· Criação de um sistema IIoT com acesso através de smartphones, laptops e outra tecnologia

Cada uma dessas opções terá vantagens e desvantagens. A solução certa pode ter muitas vantagens, como uma implantação simples, baixo custo e transparência de dados. A equipe de projeto precisa determinar a solução certa para a aplicação e obter aprovação.

Depois da Aprovação, o proprietário do projeto deve garantir que o projeto atinja o objetivo dentro do cronograma e do orçamento.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


Como um departamento de projeto funciona?

As necessidades de um projeto dependerão do tamanho, das especificações e da complexidade. Tarefas típicas de uma equipe de projeto:

· Definição do escopo e da estratégia

· Coleta das especificações do cliente

· Proposta e desenvolvimento de uma solução

· Documentação do trabalho e dos resultados

· Gerenciamento de custos, tempo e de outros recursos

· Engenharia e implantação da solução

· Entrega dos resultados para o cliente

Resumindo, a equipe de projeto cuida de tudo da arquitetura a entrega, com uma variedade de profissionais em cada parte do processo ou em determinados cenários para garantir a conclusão.

Como a Internet Industrial de Coisas afeta um projeto?

Atualmente, a digitalização desempenha um papel essencial em muitos segmentos. Ativos inteligentes diretamente conectados à nuvem oferecem dados relevantes para usuário final e novos conceitos de arquitetura da automação estão surgindo, como a Arquitetura Aberta NAMUR (NOA) e a iniciativa Automação de Processo Aberta (OPA).

Esses novos conceitos podem apresentar desafios para o desenvolvimento e a implantação de um novo projeto. Mas os fornecedores podem trabalhar junto com os usuários finais para produzir a melhor solução para qualquer cenário.

A Endress+Hauser, por exemplo, oferece várias possibilidades para acessar os dados do equipamento no Netilion Cloud. De acordo com a aplicação, você pode monitorar remotamente os valores medidos, valores de processo, valores limites e as condições de estado. Depois você pode tomar decisões fundamentadas usando esses dados.

Quando um serviço IIoT padrão não atende as especificações do Cliente, a equipe de projeto Netilion pode criar uma solução personalizada para o cliente. Por exemplo, uma solução pode integrar os dados do equipamento disponíveis do Netilion Cloud em um sistema ERP do cliente ou outro painel para análise.

Outro exemplo envolve a conexão de fontes de dados da tecnologia de operação como OPC para complementar as informações no Netilion cloud.

A equipe de projeto pode auxiliar o desenvolvimento de toda uma solução, incluindo o aceite do usuário. Esse grupo de especialistas pode analisar especificações complexas e criar soluções robustas que atendem todas as especificações do cliente, usando segurança de alto nível e os serviços Netilion disponíveis.

Se gostou desse artigo, compartilhe-o em sua rede social usando a hashtag #Netilion. Se você tem uma solução IIoT em mente que exige o suporte de especialistas ou tem dúvidas sobre projetos, clique no link abaixo