Uma maneira simples de incluir IIoT a uma rede PROFIBUS!

IIoT é simplesmente uma maneira muito eficiente de obter todos os dados de equipamento de forma que ela possa ser usada para melhorar o processo, para análises de status, acesso à biblioteca e mais.

Já vi muitos usuários PROFIBUS operando suas redes como um sistema 4 a 20 mA. Certo, você pode estar pensando, o que ele está falando - PROFIBUS é totalmente diferente do 4 a 20 mA e com certeza estou tendo todos os benefícios que ele oferece!

Do meu ponto de vista, eu concordo com você, mas quando vejo o que muitos usuários estão fazendo com o PROFIBUS e eles estão perdendo muitas vantagens que ele oferece.

Todos que usam PROFIBUS se beneficiaram imediatamente com sua arquitetura de rede que economiza muito tempo e dinheiro durante a instalação e o comissionamento quando comparado a soluções analógicas padrões. Mas muitos param por aí!

Eles simplesmente não usam todos os dados dos equipamentos - diagnóstico e status, por exemplo. Se um equipamento falha, a equipe de manutenção não sabe o que aconteceu e o que fazer, o que resulta em muitos tempos de parada não programados.

Há muitos motivos para isso acontecer: uma implantação de um gerenciamento de ativos de fábrica (PAM) complexo, uma interface do usuário ruim, falta de treinamento, falta de compatibilidade entre as soluções de gerenciamento do equipamento e o sistema de controle. Mas nem tudo está perdido!

Graças à Internet Industrial de Coisas (IIoT), temos uma solução que oferece a fácil implantação e configuração, bem como interface do usuário excepcional.

Vejamos como melhorar sua rede PROFIBUS em alguns poucos passos através da coleta de todos os dados de campo e fornecendo à sua equipe de manutenção uma ótima interface do usuário que eles podem usar a qualquer momento e em qualquer lugar.

O que preciso saber sobre a Internet Industrial de Coisas?

Imagino que se você está lendo esse artigo, já está familiarizado com as soluções IIoT. De qualquer modo, vejamos rapidamente todas as informações relevantes sobre IIoT.

Cerca de 50 anos atrás, a indústria precisava de centenas de trabalhadores para tornar a produção possível. Era praticamente impossível aumentar a produtividade e a qualidade - e diminuir o número de acidentes.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e do Netilion.

Assine nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao assinar, você concorda que leu e aceitou a Política de privacidade. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.


Quando o microprocessador chegou nos anos 70 – alguns o denominaram a terceira revolução industrial – boa parte do trabalho manual pôde ser eliminado. Um CLP (Controlador Lógico Programável) conseguia obter uma medição do campo, aplicar um algoritmo de controle e depois atuar uma válvula ou ligar e desligar uma bomba sem intervenção humana.

O resultado foi uma melhora na qualidade dos produtos, um aumento na produtividade e uma redução drástica no número de acidentes. Muitos trabalhos ruins foram eliminados e um grande número de cargos novos foram criados.

Agora, 40 anos depois, estamos falando na Internet Industrial de Coisas, também conhecida como a quarta revolução industrial – ou, resumidamente, Indústria 4.0. Mas o que isso significa?

Netilion Health

Sensores e máquinas inteligentes começaram a surgir no mercado alguns anos depois da automação da indústria. O foco inicial era a configuração e a melhoria da funcionalidade, mas com os anos, os equipamentos tornaram-se muito mais inteligentes e a ênfase passou a ser diagnóstico e análise.

Atualmente, é extremamente importante coletar esses dados. IIoT é simplesmente uma maneira muito eficiente de obter todos os dados de equipamento de forma que ela possa ser usada para melhorar o processo, para análises de status, acesso à biblioteca e mais.

Além dos sensores inteligentes, aplicações IIoT autônomas estão começando a surgir no mercado. Esses sistemas inteligentes compactos costumam ser soluções rápidas para uma aplicação em particular, por exemplo, análise da água de superfície e sistema de monitoramento de aquacultura.

Como o PROFIBUS funciona?

Antes de falarmos na solução da Internet Industrial de Coisas para sua rede PROFIBUS, vejamos como ela funciona. De forma simples!

Atualmente, PROFIBUS é uma solução modular que usa diferentes tipos de comunicação para aplicações diferentes. Sua instalação é flexível e fácil. Há muitas aplicações em diferentes setores industriais no mundo todo.

Na maioria dos casos, o protocolo Periféricos Descentralizados (DP) é usado para a comunicação entre equipamentos centralizados e descentralizados.

PROFIBUS Network

A maioria das redes PROFIBUS DP transmite dados através de cabos (Camada física RS485) embora seja possível usar fibras ópticas e comunicação sem fio. A comunicação baseia-se no modelo de camada Interconexão de Sistemas Abertos (OSI) - talvez no próximo artigo, vejamos detalhes mais técnicos.

Alguns equipamentos de campo são compatíveis com PROFIBUS DP mas a maioria usa algo chamado Automação de Processo PROFIBUS ou PA. Ele usa a camada física MBP (Manchester Bus Powered), alimenta os equipamentos através do barramento e pode ser usado em áreas classificadas com risco de explosão – importante para muitas aplicações de produtos químicos e óleo e gás. Os equipamentos PA conectam-se à rede DP através de acopladores ou links.

Então, vamos falar sobre algo que facilita muito a conexão da sua rede PROFIBUS a uma solução IIoT. Caso não saiba, estou falando dos tipos de mestre de classe PROFIBUS DP.

PROFIBUS DP possui dois mestres de classes; um mestre Classe 1 faz a comunicação cíclica com os subordinados (equipamentos) na rede, como informações de entrada e de saída.

Um mestre Classe 2 faz a comunicação acíclica, a qual permite que os escravos sejam acessados e configurados, bem como seus status e informações de estado sejam coletados sem que seja estabelecida uma conexão permanente.

Como melhorar minha rede PROFIBUS?

Primeiro, precisamos conectar sua rede PROFIBUS a um equipamento Edge. Aqui, é crítico ter um equipamento que forneça uma configuração simples e a opção de ter uma integração automática com a rede.

Fieldgate SFG500 trabalha como um mestre Classe 2 coletando todas as informações relevantes a partir do equipamento de campo, além de permitir o acesso remoto a todos os equipamentos em uma rede DP e PA. Além de tudo isso, o SFG500 tem a opção de conexão com a rede usando a autoconfiguração.

Netilion

Se você tiver um HART através da rede PROFIBUS, o SFG500 também pode ler os equipamentos HART sem qualquer problema. O Fieldgate monitora o tráfego na rede e fornece informações do equipamento básicas através de seu servidor de rede. Tudo pode ser visualizado com um navegador de rede.

Além disso, se você tiver o Módulo Fieldgate SFM500 opcional instalado, pode acessar os valores de processo e diagnósticos de todos os equipamentos de campo. Por fim, o Fieldgate SFG500 e o módulo SFM500 são os componentes essenciais para a fácil integração de sua rede PROFIBUS à solução IIoT para o monitoramento de estado.

Passos simples para integrar sua rede PROFIBUS a uma solução IIoT

A conexão de sua rede PROFIBUS ao Netilion Health não poderia ser mais simples, ainda assim é essencial prestar atenção a todas as especificações antes de começar. Você pode visitar os pré-requisitos FieldEdge SGC500 para verificar se tudo está em ordem.

Depois de verificar os pré-requisitos, siga os passos abaixo:

● Instale o Fieldgate SFG500 em sua rede

● Conecte o FieldEdge SGC500 ao Fieldgate SFG500

● Conecte o FieldEdge SGC500 à internet

● Acesse o aplicativo de rede iiot.endress.com e depois adicione e configure seu SFG500.

Esses passos simples conectarão sua rede ao Netilion Health e você pode ver o surgimento da versão digital idêntica em seu aplicativo.

Você poderá ter acesso usando uma conexão segura através de seu notebook, tablet e smartphone onde quer que esteja nesse planeta - seja ele plano ou não - brincadeirinha!

Para completar, o Netilion Health rastreia todas as informações de ativos, mostrando-as em uma visão geral gráfica dos eventos, o histórico do diagnóstico para análise avançada e muito mais.

Tenho certeza de que você está pronto para a transformação digital! Agora você pode ver a mágica acontecer com apenas alguns cliques, experimente gratuitamente e leve sua fábrica para a era digital.

Parece ótimo, não é mesmo?