#Workingfromhome – como os serviços de IIoT podem ajudar sua fábrica a usar tecnologia digital

A pandemia irá terminar, mas o mundo não será o mesmo. Digitalização acelerada devido a esse evento incomum e é provável que continuará por algum tempo e aumentar.

A pandemia da COVID-19 aconteceu tão rápido que a maioria das empresas não estava pronta para ela. Um dia tudo estava correndo bem e no dia seguinte você se viu trabalhando de casa. Essa situação incomum criou uma corrida contra o relógio para promover a mudança de pequenos e grandes negócios para o lado digital.

Muitas empresas B2B e B2C não tinham a estrutura e as soluções para permitirem o trabalho remoto de seus funcionários. Algumas não tinham nem mesmo uma presença online sólida de algum tipo, vendo seus negócios caírem drasticamente do dia para a noite.

No lado da B2C, ajudei vários pequenos negócios na cidade natal de minha mãe a atuarem online com o básico como rede social, aplicativos e orçamento para anúncios. Dessa forma eles podiam gerenciar suas empresas digitalmente, ganhando dinheiro mesmo com as portas fechadas.

No lado industrial, muitos amigos me disseram que suas fábricas estavam tendo dificuldades em gerenciar as operações com menos pessoas no local e sem nenhum dado inteligente do campo, geralmente resultando em redução da produção e da qualidade. A manutenção sofreu também porque não podiam pegar os itens que precisavam do estoque.

Hoje, darei algumas ideias sobre como você pode usar a tecnologia digital com apenas alguns cliques e, talvez, uma instalação básica. Essas ideias podem melhorar a produtividade, reduzir ou evitar desligamentos e permitir o trabalho remoto sem qualquer problema.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


Monitoramento de saúde do ativo

Um amigo me contou recentemente que ele e seus colegas não conseguiam pegar itens novos do estoque. Podiam fazer isso em uma emergência, mas ninguém sabia sequer o que estava acontecendo na fábrica, menos ainda se poderia ser considerado uma emergência. (Eles estão tentando economizar dinheiro.)

É hora de pensar diferente pessoal. Todos esses equipamentos na fábrica de meu amigo têm diagnósticos inteligentes, então por que não usá-los? É claro que o analógico é robusto e tal, mas você ainda consegue coletar e usar os dados inteligentes mesmo que prefira controlar sua fábrica com sistemas analógicos.

WirelessHART é uma das melhores maneiras de coletar esses dados. Instale um adaptador sem fio em seu equipamento de campo e você conseguirá transmitir informações valiosas paralelamente para seu gateway. E um equipamento Edge pode criar uma ponte entre o campo e a nuvem com uma comunicação segura e criptografada a partir do gateway.

Depois que enviar seus dados para a nuvem, você pode acessá-los e analisá-los usando um serviço de nuvem. Por exemplo, o Netilion Health é uma ótima solução para monitorar o estado de seus equipamentos. Com uma visualização online, você consegue planejar as peças de reposição, substituições dentre outras coisas.

A manutenção também se torna mais inteligente, com acesso a informações corretas. A equipe de manutenção pode revisar os dados de qualquer lugar em que haja internet, agilizando as decisões, evitando paradas não planejadas e melhorando o planejamento dos reparos.

Monitoramento remoto

Pode parecer loucura, mas muitas empresas ainda executam partes de seus processos sem automação. Sim, os operadores da fábrica precisam caminhar por toda a fábrica regularmente para anotar os valores de processo e caminhar de volta para comunicar qualquer problema. Em alguns lugares, eles precisam dirigir até locais remotos apenas para fazer isso!

Olhe ao redor e você conseguirá identificar pequenos projetos que poderiam usar uma solução de monitoramento digital. Na época em que trabalhava no campo, eu mesmo fiz isso várias vezes para coletar informações e reuni-las em algum local para o operador da fábrica. Embora eu não seja tão velho, as coisas mudaram muito nos últimos quatro anos desde que parei de visitar o campo.

Hoje, um serviço na nuvem pode oferecer acesso a todas as suas aplicações remotas sem desperdiçar tempo dirigindo ou caminhando até elas. Por exemplo, Netilion Value fornece alguns recursos sofisticados para ajudá-lo a monitorar seus processos de forma eficiente.

Juntamente com a digitalização, esse tipo de serviço pode melhorar muito a eficiência de sua fábrica. Você pode ter equipamentos com uma conexão direta na nuvem, como o radar Micropilot FWR30 IIoT para monitoramento de nível. Também é possível usar um equipamento Edge para ir além do nível e monitorar todas as suas variáveis de processo.

O sistema fornece um histórico de todos os seus processos, alarmes e outros recursos. O melhor de tudo, o operador da fábrica pode dormir em paz sentado à mesa – brincadeirinha! Piadas à parte, os operadores da fábrica podem se concentrar em tarefas valiosas na fábrica, fazendo os processos ocorrerem com mais facilidade do que nunca.

Acesso ao conhecimento de qualquer lugar

Ter o histórico de um equipamento pode ser essencial para a localização de falhas e a documentação certa pode economizar um tempo valioso. Hoje, você pode ter todas as informações de seus equipamentos na nuvem.

Os serviços de IIoT oferecem a chance de criar uma versão digital idêntica de sua fábrica na nuvem, armazenando os históricos dos ativos. Por exemplo, você pode salvar toda a documentação técnica dos equipamentos, drives, DTMs, calibração e relatórios técnicos.

Quando precisa fazer a localização de falha de um problema, a análise do histórico do equipamento torna isso mais fácil. Para criar uma versão digital idêntica, você pode usar o aplicativo em seu telefone ou um equipamento Edge para fazer isso acontecer. É muito simples.

Seria ótimo se eu tivesse acesso a um sistema assim quando fazia a localização de falhas de um equipamento de campo. Eu costumava imprimir partes dos manuais técnicos e anotar as recomendações, depois trabalhava duro para ver se alguma delas dava certo. As vezes eu tinha que retornar para mais informações.

Nossa, era tão divertido. Mas agora tudo é digital e muito mais confortável. Divirta-se!

Se aprendeu algo útil nesse artigo, compartilhe-o com seus colegas na rede social usando a hashtag #Netilion.

Proteja-se e até breve!