A IIoT – Industrial Internet of Things - explicada rapidamente

O que é uma nuvem? O que preciso saber sobre conectividade? E de que "Things” ou “Coisas" estamos falando? Vamos esclarecer algumas dúvidas comuns sobre, a também conhecida em português, como Internet Industrial das Coisas.

A Internet Industrial das Coisas (IIoT) permite a conexão de dispositivos físicos, como os de plantas industriais, à nuvem. Isso permite a coleta e análise de dados desses dispositivos, conhecidos como dados de campo, a fim de melhorar a eficiência e otimizar processos. Mas como funciona? Vamos verificar abaixo

Índice

 O que é uma nuvem?
 O que é conectividade e para que eu preciso dela?
 Qual é o papel dos dispositivos de campo na IloT? E quanto aos dispositivos de terceiros -  não E+H?
 Posso conectar meus dispositivos de campo diretamente à nuvem?

O que é uma nuvem?
No contexto da tecnologia da informação, uma "nuvem" é definida como uma rede global de servidores por meio da qual os usuários com um dispositivo habilitado para a Internet são capazes de salvar ou gerenciar dados, executar aplicativos ou recuperar conteúdo e serviços.

Para processos industriais, isso significa: os dados dos dispositivos de campo instalados em uma planta são transmitidos para a nuvem, principalmente por meio de uma solução de conectividade industrial, para serem posteriormente recuperados remotamente em qualquer dispositivo conectado à Internet.

Os benefícios:

1. Dados importantes podem ser coletados, armazenados e gerenciados centralmente em de um só lugar
2. Informações relevantes baseadas nesses dados podem ser obtidas em qualquer lugar, a qualquer hora
3 Posteriormente, os insights e conhecimentos adquiridos podem ser usados para otimizar os processos

Netilion é o ecossistema IloT baseado em nuvem da Endress+Hauser, projetado para processos industriais. Ele conecta o mundo físico e digital para enviar informações valiosas do campo diretamente para seus dispositivos móveis e oferece uma ampla gama de aplicativos predefinidos, desde monitoramento remoto de integridade e valor até gerenciamento de arquivos e obsolescência:

 Netilion Value
 Netilion Health
 Netilion Analytics
Netilion Library




O que é conectividade e para que eu preciso dela?
A conectividade desempenha um papel crucial na Internet Industrial das Coisas (IloT). Permite a integração de dispositivos de campo em um ecossistema lloT. Isso possibilita que você monitore remotamente seus ativos, colete dados de campo e melhore a tomada de decisões para processos industriais.

O que você precisa é de um dispositivo de borda para fazer a conexão entre o campo e o ecossistema IloT. Para seu ecossistema IloT Netilion, a Endress+Hauser oferece um dispositivo de borda (FieldEdge SGC500) que é adequado para vários protocolos padrão:
 
HART
 WirelessHART
 PROFIBUS
 EtherNet/IP

Até mesmo uma transmissão Bluetooth® é possível (com o Field Edge SGC200). No entanto, dependendo do tipo de equipamento, gateways ou adaptadores adicionais podem ser necessários para estabelecer a conexão. Uma vez configurada, a conectividade IloT fornece fluxo de dados contínuo e acesso a informações críticas.

O dispositivo FieldEdge permite a conectividade com a nuvem sem comunicação com o sistema de controle, permitindo o acesso aos dados do campo. Isso fornece informações adicionais sem a necessidade de grandes alterações na arquitetura.


Qual é o papel dos dispositivos de campo na lloT? E quanto aos dispositivos de terceiros?
As "coisas" dentro da Internet Industrial das Coisas (IloT) referem-se a ativos instalados em uma planta. Hoje, a maioria dos dispositivos de campo já são inteligentes e têm a capacidade de gerar informações de autodiagnóstico e vários valores de processo, mais do que o que normalmente é exibido no sistema de controle. Essas informações são de grande valia para a equipe de manutenção e operações.

Acessar e analisar dados dos equipamentos de campo fornece uma compreensão mais profunda da instalação, o que, por sua vez, leva a uma reação mais rápida a eventos inesperados, como erros de dispositivo, e facilita a tomada de decisão baseada em dados.

A vantagem especial do ecossistema IloT Netilion reside em sua abordagem multimarca. Netilion fornece informações de diagnóstico para dispositivos de mais de 50 fabricantes. Isso torna a manutenção e a operação em uma planta com equipamentos de vários fornecedores muito mais fáceis.

Posso conectar meus dispositivos de campo diretamente à nuvem?
Uma conexão direta e sem fio entre um dispositivo de campo e a nuvem sem a necessidade de um dispositivo de borda, gateway ou adaptador é possível graças a transmissores inteligentes prontos comunicar com a nuvem. Usando redes de celulares, eles enviam valores, diagnósticos e configurações diretamente para a nuvem. Para operar de forma autônoma, esses dispositivos de campo geralmente são alimentados por bateria. Por essas razões, eles são especialmente úteis em instalações remotas sem qualquer outra infraestrutura ou fonte de alimentação.

O medidor de vazão Promag W 800 é um exemplo de dispositivo de campo inteligente, voltado para aplicações off grid na indústria da água. Usando um módulo de rádio celular e um registrador de dados, o medidor de vazão pode enviar e receber dados - sem a necessidade de uma rede elétrica.

Outro exemplo é o medidor de nível Micropilot FWR30. O sensor sem fio e alimentado por bateria garante monitoramento confiável de nível de tanques, silos e contêineres, que geralmente são armazenados remotamente ou em locais não fixos.