Como os técnicos de serviço de campo podem usar IIoT e implementá-la?

Aprenda como os técnicos de serviço de campo podem usar os serviços de IIoT em suas tarefas diárias e os benefícios de sua implantação.

Na maioria das vezes, as explicações sobre essas novas tendências e a tecnologia associada ainda são muito teóricas e é difícil fazer a conexão com a realidade de campo, certo? Por exemplo, se você for um técnico de serviço de campo, como todas essas tecnologias ajudam você diariamente?

Por um bom tempo em minha carreira, eu estava em campo fazendo calibrações, instalando equipamentos, comissionamento, fazendo inicializações dentre outras coisas. Com base em minha experiência, gostaria de compartilhar alguns pontos sobre como IIoT pode melhorar suas tarefas diárias como técnico de serviço de campo.

Não importa se você trabalha em uma indústria, fornecedor ou empresa de serviço. Os benefícios dos serviços de IIoT serão adequados em qualquer lugar que você esteja. Os serviços trarão os recursos que melhorarão suas atividades diárias.

Também gostaria de fazer uma apresentação simples dos serviços remotos e dizer como sua empresa pode utilizá-los melhor. Esses serviços costumam ser fornecidos por fornecedores e seus especialistas.

Parece interessante até agora, não é mesmo? Vejamos mais detalhadamente todos esses pontos.

O que um técnico de serviço de campo faz?

Serviços de campo, certo? Se você gosta de respostas rápidas, vá direito para o próximo tópico. Os técnicos de campo são usados para uma ampla gama de atividades e serviços é apenas uma delas.

No meu caso, as coisas que vi variavam de como fazer um projeto de automação, à instalação, comissionamento, localização de falhas ou calibração e assim por diante. Como você pode ser, os técnicos de serviço têm um amplo repertório de podem acabar fazendo muitas coisas diferentes relacionadas à automação.

No entanto, dependendo de onde você está trabalhando, seu trabalho pode ser completamente diferente. O que quero dizer é, se estiver trabalhando em uma indústria terá tarefas específicas e elas podem ser diferentes das que teria trabalhado com um fornecedor ou empresa de serviço.

Tentaria demonstrar uma imagem melhor da diferença entre essas funções.

A realidade do técnico de serviço de campo na indústria:

Quando você trabalha em uma indústria, o principal objetivo é manter o processo operando e evitar tempo de parada. Para conseguir isso, você na função de técnico de serviço de campo deve ser responsável pela calibração dos equipamentos de campo e fazer a manutenção preventiva para aumentar a vida útil deles.

Por fim, quando acontece um problema, técnico de serviço de campo deve fazer a localização de falhas e garantir que o processo continue operando. Os técnicos de campo na indústria costumam estar familiarizados com os equipamentos que têm em operação, com o processo e com os problemas comuns que podem acontecer.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


A realidade do técnico de serviço de campo em uma empresa de serviço:

Se trabalhar em uma empresa de serviço, fará muitas tarefas diferentes.

Primeiro, há algumas empresas de serviço que oferecem serviços específicos, como calibração ou comissionamento. Ao mesmo tempo, você pode trabalhar para uma empresa de serviço que faz tudo. Meu primeiro trabalho em automação foi trabalhar para uma empresa de serviço, por exemplo.

Geralmente em uma empresa de serviço, o técnico de serviço de campo precisa viajar muito para visitar clientes em áreas diferentes. O trabalho oferece uma ampla perspectiva sobre os diferentes tipos de indústrias e cenários. Depois de um tempo, você se sentirá muito confortável em qualquer cenário.

Quando uma empresa de serviço trabalha com diferentes marcas, o técnico de campo deve aprender como lidar com eles. Ler manuais, localizar falhas de equipamento dentre outras coisas. É um trabalho bem desafiador, mas depois de alguns anos em campo, você se sentirá muito confortável com esses desafios.

As tarefas podem variar de instalação e comissionamento de um novo equipamento à calibração e localização de falhas. Quando eu estava trabalhando para uma empresa de serviço, costumava calibrar equipamentos durante o tempo de parada programado, instalar e configurar novos equipamentos e remover alguns equipamentos para calibração.

De tempos em tempos, eu tinha que fazer a localização de falhas de equipamentos que tínhamos instalado anteriormente.

A realidade do técnico de serviço de campo em uma empresa de um fornecedor:

Agora, quando você está trabalhando como técnico de serviço de campo para um fornecedor em particular, seu trabalho será muito semelhante ao realizado em uma empresa de serviço. A diferença é que você será um especialista no portfólio do fornecedor.

Algumas empresas ainda têm equipes de serviço especializadas em uma linha de produto em particular, como equipamentos de medição de vazão, pressão ou nível. Contudo, atualmente eu vejo muitas empresas em que o técnico precisa lidar com a maioria do portfólio.

Quando eu era técnico de serviço de campo para um fornecedor, costumava cuidar do portfólio de comunicadores de campo, sistema de gerenciamento de ativos de fábrica e vibração, mas hoje todos nessa empresa cuidam de tudo. Os desafios aqui são solucionar os problemas que o cliente não conseguiu solucionar, assim como instalar e comissionar os equipamentos.

Além disso, serviços de calibração estão aumentando e a calibração local é um serviço muito útil oferecido por empresas como a Endress+Hauser. Isso economiza tempo normalmente necessário para remover o equipamento de campo e então recolocá-lo no processo. O serviço está disponível para vazão, pressão, temperatura e assim por diante.

Quais são os desafios diários do técnico de serviço de campo em automação?

Embora os técnicos de serviço de campo podem trabalhar em diferentes áreas, eles sempre enfrentam os mesmos desafios diários. Tentarei listar alguns desses problemas aqui e depois podemos ver como os serviços de IIoT podem solucioná-los facilmente.

Quando você trabalha na indústria, geralmente precisa cuidar de diferentes fornecedores, equipamentos e documentação, não é verdade? Antes de mais nada, é sempre um desafio ter uma visão geral de todos os equipamentos que você tem no campo – eles estão obsoletos, você tem peças de reposição e assim por diante?

Em segundo lugar, quando você não tem uma solução fornecida pelo fornecedor, é bem difícil gerenciar toda documentação, relatórios e calibrações de cada equipamento. Em terceiro lugar, é importante ter um monitoramento constante da condição de seus equipamentos de campo e conseguir tomar uma ação antes que aconteça um problema.

Agora, se você trabalhar em uma empresa de serviço do fornecedor, como pode gerenciar seus clientes e todos os equipamentos dos quais cuida em diferentes lugares? Além disso, como você gerencia os documentos e relatórios associados a todos esses equipamentos?

Por fim, se você quer monitorar a condição dos seus equipamentos em um cliente onde você tem um contrato de serviço, como isso pode ser feito remotamente e de forma eficiente. Esses são alguns dos problemas comuns enfrentados quando você é um técnico de serviço de campo, concorda?

É claro que há outros pontos, mas esses são os mais relevantes a serem abordados para tornar sua vida mais fácil e evitar quaisquer problemas com o processo.

Como os serviços de IIoT podem ajudar os técnicos de serviço de campo?

Agora, vamos ser muito práticos e entender como os serviços de IIoT podem ajudá-lo no seu dia a dia como técnico de serviço de campo. Não importa se você está trabalhando na indústria ou qualquer tipo de empresa de serviço.

Antes, de vermos como esses serviços podem ajudá-lo, precisamos entender que a tecnologia deve agregar algum valor, caso contrário ela é apenas boa ter e não tornará sua vida mais fácil.

As soluções IIoT que estou trazendo hoje aqui tornarão sua vida mais fácil e melhorarão seu desempenho pessoal, bem como a da sua empresa.

Seria ótimo se eu tivesse esse tipo de solução quando era um técnico de serviço de campo. Você não imagina quanta coisa eu tinha que carregar comigo e como me sentia perdido em cenários diferentes porque faltavam informações.

Relatório analítico - tornar as coisas visíveis e transparentes em sua fábrica

Quando você está trabalhando na indústria e precisa entender e gerenciar sua base instalada de forma mais eficiente. Um serviço analítico IIoT, como o Netilion Analytics, pode ajudá-l a ter um monitoramento ativo da base instalada.

Esse tipo de serviço IIoT oferece muitas informações sobre sua base instalada, como a distribuição de ativos em sua fábrica de acordo com o fornecedor, tipo de equipamento, nível de criticidade de cada equipamento e os ativos obsoletes em sua fábrica.

Os relatórios analíticos oferecem uma excelente visão geral de sua fábrica e ajudam a planejar melhor a troca de um equipamento, seu estoque de peças de reposição, bem como observar mais de perto os equipamentos com um alto nível de criticidade.

Condição - tenha tudo sob controle em qualquer lugar.

Depois de ter acesso a toda a fábrica, é essencial como técnico de serviço de campo monitorar o status de seus equipamentos de campo. Quando você tem o monitoramento online, vê todas as informações em tempo real, exibidas de acordo com NE 107.

Depois, se e as vezes antes que algo aconteça, você pode ver o status do equipamento e a correção e então solucionar um problema antes que ele se torne uma situação crítica.

Isso evita tempo de parada não programado em sua fábrica. E caso você esteja se perguntando, não é necessário ser um cientista espacial para entender as informações.

O painel é limpo e direto, fornecendo todas as informações relevantes assim que elas acontecem. Por exemplo, o Netilion Health oferece acesso a essas informações independentemente de onde você esteja e você pode usar qualquer tipo de equipamento inteligente para acessá-las.

Biblioteca - documente tudo, de qualquer lugar e a qualquer momento.

Durante suas tarefas diárias, geralmente você precisa acessar um manual técnico ou salvar um novo relatório de calibração, relatório de localização de falhas ou qualquer outro documento. Atualmente, é bem difícil manter esse arquivo no mesmo local do equipamento e compartilhá-lo com toda a equipe de técnico de serviço de campo.

Pensando nisso, temos agora soluções como o Netilion Library. Netilion Library ajuda a ter todas essas informações salvas com o ativo na nuvem e toda sua equipe pode acessá-las.

Se você combinar o Netilion Library com um dispositivo portátil inovador, como o tablet industrial Field Xpert SMT70/SMT77, você tem uma ferramenta poderosa para configurar seus equipamentos de campo e coletar as respectivas informações para salvá-las na nuvem. Por fim, você pode acessar todas essas informações de forma muito simples, usando uma interface do usuário facilmente compreensível.

A vida de um técnico de serviço de campo nunca foi tão fácil como hoje. Pessoal, eu tinha um dispositivo portátil antigo onde tinha que mudar os arquivos sempre porque a memória era muito pequena e a comunicação era superlenta.

Quais os benefícios dos serviços remotos?

Antes de concluir, gostaria de comentar a nova possibilidade de ter um serviço remoto.

A ideia é que os especialistas do fornecedor tenham acesso à sua fábrica e, usando um equipamento Edge e os serviços de IIoT, forneçam relatórios e informações sobre a base instalada, estado do equipamento etc. Eles também organizam todos os Documentos.

Veremos mais detalhes no próximo artigo, mas até aqui está tudo claro?

Então, se gostou, lembre-se de compartilhá-lo em sua rede social usando #netilion.

Se tiver alguma dúvida, pode me perguntar.

Até mais!