Usando o OPC UA em sua solução IIoT

Como você integra dados da nuvem de seus serviços IIoT em suas soluções padrão? Vamos dedicar 5 minutos para aprender como os serviços de conexão API usando servidores OPC UA podem facilitar sua vida.

Trocar dados entre serviços tradicionais e serviços baseados na nuvem traz com frequência preocupações sobre a interoperabilidade e segurança dos dados. Você já encontrará OPC (open platform communications - comunicações de plataforma aberta) em aplicações industriais como uma solução conhecida, simples e rápida de implementar, mas com suas limitações.

O OPC UA (unified architecture - arquitetura unificada) surgiu como uma melhoria significante para compartilhar informações entre processos automatizados e TI, permitindo o uso de qualquer plataforma e oferecendo mais escalabilidade em diversas aplicações industriais.

Para uma aplicação IIoT, a troca de dados usando OPC UA pode trazer muitos benefícios. Hoje discutiremos como isso funciona, e você verá que é algo que pode ajudá-lo muito em suas tarefas diárias.

Pronto? Vamos mergulhar nos detalhes técnicos.

Table of Content

O que é OPC UA?

Lançado em 2008, o protocolo OPC UA se tornou uma das principais maneiras de garantir a interoperabilidade entre sistemas digitais. Essa solução está completamente de acordo com o conceito de IoT, a Indústria 4.0, e outras coisas similares.

Um ponto relevante é que o OPC UA é totalmente compatível com o OPC Classic e todas as suas funções. Entretanto, enquanto o OPC Classic só funciona em sistemas Windows, o OPC UA funciona com Apple, Android, Linux, Windows e outros. Muito mais abrangente, não é?

O Classic e o UA têm diversas funções equivalentes, como encontrar servidores locais ou na rede, representar dados hierarquicamente e leitura e gravação baseadas em permissões de acesso.

O OPC UA também é compatível com diversos hardwares como computadores tradicionais, controladores lógicos programáveis, microcontroladores, e servidores baseados na nuvem.

Formatos de mensagem e segurança no OPC UA

Agora vamos dar uma olhada na troca de mensagens no OPC UA, no nível do equipamento e além. As mensagens usam dois formatos, UA binário e XML, e esses formatos definem a codificação e decodificação das mensagens.

O UA binário é mais comum no nível do equipamento, já que ele requer menos energia e oferece mais velocidade para alto desempenho. O UA binário foi projetado com a codificação e decodificação eficientes em mente, e o tamanho dos dados foi levado em consideração.

O XML é usado para troca de informações de alto nível. Clientes usando o protocolo OPC UA podem interpretar essas informações, e o XML tem o poder computacional para serializar e desserializar os dados, o que o faz mais poderoso que o binário.

Já quanto à segurança, o OPC Classic a atribui aos protocolos COM e DCOM da Microsoft. Mas o OPC UA possui seu próprio esquema de segurança, usando PKI (infraestrutura de chaves públicas) e certificados de padrão industrial x.509 únicos. Ele também possui autenticação de endereços, criptografia, autorização, entre outros.

Stay up to date with the world of IIoT and Netilion.

Subscribe to our newsletter to receive informative articles. By subscribing, you agree that you have read and accept the Privacy Policy. You can unsubscribe at any time.


Protocolos de comunicação do OPC UA

O OPC UA utiliza dois tipos de protocolos de transporte para definir a comunicação entre o cliente e o servidor, o OPC TCP e o SOAP/HTTP(s).

O OPC TCP é um protocolo dedicado, então apenas clientes usando o OPC UA podem ler informações transmitidas. A comunicação é bidirecional entre o cliente e o servidor, empacotada com segurança em uma estrutura binária.

Mensagens envoltas em um protocolo chamado SOAP são transmitidas por HTTP(s). Diferente do TCP, você tem mais possibilidades para interpretar os dados, e pode acessá-los usando um navegador convencional. O padrão é bem difundido na arena industrial.

Vantagens e usos do OPC UA no IIoT

O protocolo OPC UA permite a interoperabilidade entre plataforma, segurança e expansibilidade. Você pode encontrar diversas discussões na internet que o chamam de a chave para garantir a interoperabilidade de sistemas de IIoT.

De fato, a comunicação com o OPC UA é transparente, facilitando dramaticamente o problema da integração entre fabricantes. Agora os fabricantes precisam tornar todas as suas informações disponíveis nesse protocolo.
Netilion Ecosystem - IIoT Architecture

O OPC UA oferece um método claro e objetivo de integração que traz todos os dados relevantes do equipamento em campo. Não podemos esquecer, o MQTT (message queuing telemetry transport - transporte de telemetria de enfileiramento de mensagens) também está disponível para conectar-se diretamente com equipamentos em campo, mas isso é uma questão para um outro artigo.

Um dos desafios da IIoT é usar os dados coletados em sistemas de análise para descobrir insights. A organização OPC apresentou um exemplo de aplicação do OPC UA com APIs, e você pode fazer o mesmo com serviços IIoT, como o Netilion.

O Netilion Connect é um serviço de conexão baseado em APIs que vem com um add-on de servidor OPC, então conectar seu cliente OPC UA é mais fácil do que nunca. Usando um servidor OPC UA, você pode integrar os dados em outras soluções, como o MES ou SCADA.

O servidor OPC UA como um serviço de conexão para aplicações de cliente oferece múltiplas vantagens. Ele permite que você configure e saia usando, porque não precisa de instalação. Custos iniciais se tornam inexistentes, já que a infraestrutura necessária está sempre ali; Tudo que você precisa é de uma conexão à internet. Isso também se aplica para os custos de manutenção.

Certamente, a coleta de dados geralmente usa o JSON em programação e o JavaScript. Nós veremos gradualmente a sobreposição entre TI e automação se expandir, e as linguagens de programação se tornarão mais comuns na indústria do que nunca!

Isso faz com que o agora seja um momento excelente para aprender mais sobre linguagens de programação e como elas ajudarão você em um futuro muito próximo. Fique ligado para aprender mais sobre isso!

Links Adicionais:

· Como configurar o Servidor OPC UA

· Como adicionar o add-on do Servidor OPC UA à sua assinatura

Call4Action_BlogButton_Master_Layered_V4