Como eu resolvo tempos de inatividade rapidamente: análise de falhas diretamente do meu bolso

Manutenção preventiva: Como eu tiro uma análise falha do meu bolso? Eu simplesmente uso um serviço inteligente IIoT- Veja como funciona.

Todo técnico de manutenção conhece a situação! Quando você acha que tudo está sob controle – talvez você esteja realizando reparos planejados e conversando com sua equipe – ela acontece de repente.

Uma paralisação na produção! Por sorte, eu não costumo entrar em pânico e começo imediatamente a fazer uma análise de falhas adequada. Mas evidentemente, quanto mais isso demora, mais dinheiro custa.

Por isso é um alívio tirar uma análise de falhas do bolso! Como eu faço isso? Eu simplesmente uso um serviço de IIoT inteligente que oferece a informação exata que eu preciso. É fácil de usar – veja como funciona.

O que torna os tempos de inatividade tão angustiantes: demorar muito tempo na análise de falhas

Interrupções inesperadas da produção acontecem – todos sabemos disso. O que devemos nos perguntar, no entanto, é como podemos manter o tempo de inatividade o mais curto possível? No passado eu não saberia como realizar a análise de falhas mais rapidamente. Era muito claro o que aconteceria. Eu veria um alerta de erro de instrumento aparecer na minha tela na sala de controle e todo o procedimento iria começar.

Se eu tivesse sorte, a Tag afetada era para um ativo que não estava muito longe, de forma que eu pudesse caminhar até ele em alguns minutos. Frequentemente, no entanto, eu precisaria pegar minha bicicleta ou carro e isso levava muito mais tempo. Quando eu finalmente chegasse, eu veria o código do erro no display do instrumento, mas eu dificilmente sabia de cor o que ele significava – a análise de falhas ainda não tinha terminado.

Stay up to date with the world of IIoT and Netilion.

Subscribe to our newsletter to receive informative articles. By subscribing, you agree that you have read and accept the Privacy Policy. You can unsubscribe at any time.


Em seguida, eu voltaria todo o caminho até a sala de controle e tentaria encontrar a documentação técnica. Isso envolvia procurar em nosso arquivo local, no site do fabricante ou simplesmente com o Google. Eu normalmente acabava com um PDF de 100 páginas ou mais onde eu deveria buscar pelo código do erro. Se eu tivesse sorte, eu encontraria o código do erro e algumas informações detalhadas sobre a falha. Nem sempre isso acontecia, mas vamos assumir que eu descobri algumas dicas úteis. Ótimo – análise de falhas completada com sucesso, mas agora eu teria que voltar para o instrumento e consertá-lo. E no caminho eu me perguntaria como eu poderia acelerar as coisas?

Como acelerar a análise de falhas: acesso à informação

No passado, a única coisa que eu poderia fazer para acelerar a análise de falhas seria correr mais rápido entre a sala de controle e o instrumento. Mas eu acho que todos concordamos que isso não seria uma opção. Eu percebi que o que realmente roubava meu tempo durante a análise de falhas era a falta de informação. Se eu simplesmente soubesse o que o código de erro significava exatamente enquanto estava em campo, eu poderia ter economizado o tempo indo e voltando da sala de controle... Você pode imaginar o alívio que foi finalmente encontrar uma solução que me desse acesso à informação que eu precisava não importa onde eu estivesse.

Solução IIoT: utilize um serviço digital para ter imediatamente em mãos a informação

Se você é como eu, você usa seu smartphone para verificar a previsão do tempo, horários de trens e qualquer outra coisa que acontece no mundo. Eu me perguntei, se eu posso fazer tudo isso, por que eu não posso acessar as informações de falha do meus códigos de erro do mesmo jeito? Isso aceleraria a análise de falhas e diminuiria o tempo que gasto andando pelas instalações. Então eu encontrei! O serviço digital Netilion Health entrega exatamente o tipo de suporte que eu procurava.

Tornando a vida mais fácil: análise de falhas com Netilion Health

Como o serviço Netilion Health torna minha vida muito mais fácil quando lido com paralisações de produção inesperadas? Simplesmente oferecendo informações úteis online – que incentivo para análise de falhas. Veja como funciona. O Netilion Health está conectado aos ativos em minhas instalações de produção e com o aplicativo online Netilion Health. Eu posso acompanhar a saúde do ativo em qualquer coisa que estiver usando no momento – meu PC na sala de controle, meu notebook em uma reunião e até mesmo meu smartphone.

Então, hoje em dia, sempre que temos uma paralisação inesperada, eu posso usar meu smartphone para verificar diretamente o que há de errado com o ativo emitindo o código de erro. Eu posso visualizar a condição de saúde do ativo e as informações de falha que preciso para repará-lo. Isso torna futuras análises muito mais fáceis. Eu posso simplesmente pegar no meu bolso não importa se estou na sala de controle, no instrumento ou em qualquer outro lugar das instalações. Eu posso economizar o tempo indo e voltando procurando informações. E eu posso dizer para o meu chefe que encurtei o tempo de inatividade tremendamente – o que para ele significa economizar dinheiro.

Ter uma conexão permanente aos meus ativos faz com que eu me sinta seguro

Com uma solução IIoT como o Netilion Health eu tenho duas vantagens importantes. Primeiro eu tenho uma conexão constante aos meus ativos. A maioria dos ativos em uma indústria comum são capazes de serem conectados digitalmente. Essa conectividade é estabelecida com um equipamento de acesso (edge device) que eu aluguei junto com meu plano Netilion Health. O equipamento de acesso certifica que as informações de autodiagnóstico dos meus ativos sejam atualizadas periodicamente em meu aplicativo online Netilion Health.

Em segundo lugar, o aplicativo online é como uma fonte de conhecimento na qual eu não apenas encontro o status atual dos meus ativos, mas também informações mais profundas sobre as etapas necessárias para realizar a manutenção ou resolver problemas. Essa fonte de conhecimento está disponível mesmo se eu não posso conectar um ativo através do equipamento de acesso. Há sempre alguns ativos que não conseguem estabelecer uma conexão, mas isso não é um problema que impediria a análise de falhas. Nesses casos, eu insiro o código de erro manualmente no aplicativo online Netilion Health e ele me mostra todas as informações que preciso.

Graças a tudo isso, eu posso lidar com paralisações com maior eficiência e rapidez. É ótimo poder tirar a análise de falhas diretamente do meu bolso. Isso também deixa meu chefe feliz porque ele sabe que eu diminuí os custos resultantes de tempos de inatividade significativamente. Finalmente, no final do dia, eu tenho mais tempo para realizar a manutenção planejada, pois as instalações estão sob um controle muito melhor do que antes.