O quão importante é um comunicador de campo para aplicações IIoT?

Se você pudesse carregar apenas uma ferramenta pela planta, você sabe que escolheria o comunicador de campo! Mas como usá-lo em soluções IIoT?

Se você trabalha diretamente com instrumentação, você sabe que o comunicador de campo é uma ferramenta essencial para configurar equipamentos, verificar diagnósticos e localizar problemas. É claro, muitas indústrias têm seus técnicos de campo e engenheiros fazendo essas coisas nos displays locais, mas isso leva mais tempo.

Comunicadores de campo antigos podem ser por vezes difíceis porque eles sempre precisam de atualizações da base de dados. Você também encontrará esse problema com alguns de nova geração.

Hoje, vamos falar sobre como os comunicadores de campo evoluíram de uma ferramenta destinada a uma única tarefa para um tablet industrial que oferece uma ampla variedade de possibilidades para uso diário em campo.

Do comunicador de campo clássico ao tablet industrial multitarefas

Chamamos os comunicadores de campo de muitos nomes, mesmo quando estamos sendo educados. Algumas pessoas os conhecem como comunicadores HART, outros como comunicadores FF ou terminais portáteis.

Essas ferramentas foram inicialmente criadas para configurar equipamentos HART, motivo pelo qual elas são frequentemente conhecidas como comunicadores HART. Posteriormente, seu uso se expandiu para equipamentos Foundation Fieldbus, e "comunicador FF" se popularizou.

Hoje em dia, comunicadores de campo são compatíveis com diversos protocolos e redes. E melhor ainda, nossos equipamentos portáteis pesados e limitados se tornaram tablets organizados que oferecem mais do que configuração, diagnóstico e localização de falhas.

Ok, já está bom da minha parte. Eu convidei minha colega Jovana para contar mais sobre o assunto. Este vídeo contém tudo que você precisa saber sobre tablets industriais com soluções IIoT como o Ecossistema Netilion.

O vídeo de Jovana nos proporciona uma excelente visão geral relacionada a comunicadores de campo e como tablets industriais como o Field Xpert SMT70 estão revolucionando nosso trabalho. Agora vamos analisar como um tablet industrial é melhor para tarefas diárias do que um comunicador de campo padrão.

Exemplo de eficiência de um tablet industrial

Quando você tem que verificar um equipamento com defeito, é útil registrar as condições em que você encontrou o equipamento. Como uma imagem vale mais que mil palavras, uma câmera é uma ótima maneira de fazer isso. Ao adicionar imagens ao relatório final, você tem observações completas e imparciais em arquivo.

Com um tablet industrial e serviço IIoT, como o Field Xpert SMT70 e a Netilion Library, você pode facilmente economizar muito tempo. Primeiro, você pode acessar as configurações do equipamento e verificar todas as informações com a mesma ferramenta.

Então, com a câmera integrada, você pode usar o tablet para registrar instantaneamente as condições nas quais encontrou o equipamento. Por último, usando a Netilion Library, você pode salvar essas imagens à pasta do equipamento, criando um histórico do equipamento que toda a equipe pode acessar.

Stay up to date with the world of IIoT and Netilion.

Subscribe to our newsletter to receive informative articles. By subscribing, you agree that you have read and accept the Privacy Policy. You can unsubscribe at any time.


Você também pode criar relatórios usando o mesmo tablet industrial, ao invés de carregar com você seu laptop ou voltar para seu computador. Em resumo, você tem uma ferramenta para tudo. Essa flexibilidade economiza muito tempo em sua vida cotidiana e te torna muito mais eficiente.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e siga a #Netilion no LinkedIn.

Fique em segurança, e nos vemos na próxima!

Call4Action_BlogButton_Library_B