Como conectar sua nuvem IIoT a outro sistema

Soluções de nuvem IIoT trazem muitos benefícios por permitir o acesso as informações em qualquer lugar. Mas e se você quiser integrar os dados no seu sistema atual? Leia o artigo para descobrir como!

Com tantas pessoas falando sobre os dados na nuvem, é fácil assumir que todos sabem como isso funciona. Mas isso acaba deixando algumas pessoas com vergonha de fazer perguntas como "Como eu trago esses dados da nuvem para meu sistema?"

Estamos aqui para ajudar. Hoje eu convidei dois colegas para responder essa pergunta e mostrar como é fácil.

Unindo a TO e a TI

Primeiro, vamos conversar sobre serviços na nuvem e APIs (Interface de programação de aplicações). No mercado, você encontrará muitas maneiras de acessar a Internet das Coisas Industrial, com algumas opções mais flexíveis que outras.

Por exemplo, a maioria dos ecossistemas de IIoT possuem uma lista de serviços relevantes para ajudá-lo com diversas tarefas e oferecer conhecimento ao seus processos. Esses serviços funcionam basicamente da mesma maneira para todos que optam por eles.

Os APIs entram no jogo se você deseja integrar os dados coletados de seus equipamentos de campo em uma aplicação diferente, seu próprio serviço, ou um novo desenvolvimento. Algumas plataforma de IIoT, como o ecossistema Netilion, utilizam APIs para transferir com segurança dados para um novo aplicativo ou seu sistema SCADA.

Você pode pensar que codificar ou usar um API pode ser difícil, e com a convergência de TO e TI não há como evitá-los. Mas é mais fácil do que você imagina. Mesmo protocolos como OPC UA oferecem suporte a APIs.

Stay up to date with the world of IIoT and Netilion.

Subscribe to our newsletter to receive informative articles. By subscribing, you agree that you have read and accept the Privacy Policy. You can unsubscribe at any time.


Serviços IIoT e API na prática

Minha colega Julia vai agora nos contar mais sobre os serviços IIoT e API. Ela também vai nos mostrar como eles funcionam em uma aplicação de monitoramento de energia para um usuário Netilion.

Você pode facilmente utilizar um serviço baseado na nuvem para monitorar e gerenciar seus ativos de campo em muitas outras aplicações. Mas como você faz tudo funcionar? Meu colega Daniel pode nos ajudar com isso.

Como usar um API em uma solução IIoT

Neste vídeo mostraremos a você, passo a passo, como usar um API para solicitar informações de seus equipamentos de campo. Daniel está usando o Netilion Connect, então se você quiser acompanhá-lo, você pode se registrarrapidamente de graça. Estamos prontos?

Você seguiu o passo a passo? Você pode testar o serviço como um usuário gratuito no ecossistema Netilion. Você também pode explorá-lo de outras maneiras, como por exemplo integrando dados em uma tabela ou outra ferramenta de teste.

Os APIs tornam a solicitação de dados da nuvem tão fácil, mas e se você precisar de outra maneira para obter esses dados? Estamos sem tempo hoje, mas vamos falar sobre OPC UA e webhooks em um artigo futuro.

Se você gostou deste post, compartilhe-o nas redes sociais usando a hashtag #Netilion. Obrigado!

Call4Action_BlogButton_Master_Layered_V7_2021