#Workingfromhome: Como usar o Google Home com seu processo habilitado com IIoT

APIs oferecem inúmeras possibilidades para aplicações IIoT. Hoje vamos aprender como usar o Netilion Connect com o Google Home para revisar seus equipamentos de campo e diagnósticos, depois enviar as notificações para a pessoa certa.

“Olá, Google. Mostre-me uma visão geral da fábrica.”

Posso imaginar você dizendo, “Isso é impossível; o vídeo foi editado!” Não. A aplicação no vídeo é real e é apenas a ponta do iceberg em termos de dados disponíveis no Netilion.

Como citado em outros artigos, os equipamentos de campo já são super inteligentes e podem nos fornece milhares de dados relevantes. Mas a questão agora é como usar o que eles fornecem?

Precisamos conseguir ideias relevantes para o departamento certo, no momento. Os serviços de IIoT podem trazer essas ideias de sua planta diretamente para você; eles combinam muitas fontes de dados para fornecer a documentação relevante, o diagnóstico apropriado, fácil monitoramento e assim por diante.

Mas e se você quiser usar esses dados de forma diferente de como usa hoje? Talvez modernizando sua aplicação ou mesmo integrando-a em uma plataforma diferente?

A resposta para essas perguntas é API, interface de programação de aplicativos. Você pode ler posteriormente nosso artigo detalhado sobre APIs, mas deixe-me explicar alguns pontos relevantes.

Primeiro, um exemplo, o Netilion tem uma API que pode ser acessada inscrevendo-se no Netilion Connect, uma poderosa solução onde você pode usar todos os seus dados significativos da maneira como quiser. Você pode consultar nossa página oficial sobre ele ou entrar em contato conosco para conhecer mais.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


Segundo, a arquitetura de campo segue o conceito NOA (arquitetura aberta NAMUR), no qual você pode ver os dados sem atuar diretamente no equipamento. Desta forma, nada interfere na produção.

Por último e mais importante, é onde os dados da nossa API são armazenados. Tudo isso em um ambiente seguro que é auditado e certificado periodicamente para manter todas as suas informações valiosas protegidas.

E sim, posso ouvir você dizendo “Mas e se eu não confiar em usar meus dados no Google?”. O uso do Google Home é apenas um exemplo das diversas possibilidades à sua disposição.

Você pode usar qualquer prestador de serviço que goste para integrar seu smartwatch, assistente inteligente ou qualquer outro. Selecione um que atenda melhor as especificações de sua empresa.

De qualquer lugar de onde deseje acessar os dados, não fazemos concessões quando o assunto é segurança de dados. Ninguém além de você e as pessoas de sua confiança podem acessar seus dados no Netilion. E mais ninguém entre vocês pode ler seus dados graças à criptografia de ponta a ponta.

A agora posso ouvir você dizendo “Certo, como você fez isso?” Confira nosso vídeo onde o Alex demonstra como usar o Google Home para extrair dados do Netilion Connect.

· Documentação API interativa Netilion (v1)

· Repositório Public GitHub

· Heroku

· Dialogflow

· Pacote Python para autorizar seu aplicativo Flask

Simples, não é mesmo? APIs são o ponto da virada no mundo da automação e, o melhor de tudo, você pode testar agora mesmo. Inscreva-se no Netilion e experimente gratuitamente.

Se achou esse artigo útil, compartilhe-o em sua rede social usando a hashtag #Netilion.

Proteja-se!