Integração de nuvens de TO a sistemas de TI como as SAP AINs

Soluções de nuvem OT parecem uma forma fácil de combinar dados de campo com serviços de nuvem. Mas como fazer com que OT e IT trabalhem juntos? Você pode fazer uma troca de nuvem para nuvem?

Eu recentemente me encontrei com colegas de outras indústrias. Durante nossa conversa, comparamos nossos acessos a dados. Aqueles entre nós que trabalhamos para empresas com pensamento digital já temos algum acesso digital a dados de campo, mas a maioria recebe apenas informações básicas.

Apesar de termos diferentes situações, temos argumentos similares em relação a sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) e Redes para Inteligência de Ativos (AINs) SAP. Todos usam esses sistemas para solicitar abertamente por coisas como manutenção e calibração. Mas nenhum deles tem seus sensores de campo integrados a seus sistemas para troca de dados transparente.

Hoje vamos discutir a Integração de Dados Mestre (MDI) para nuvens de TO (tecnologia operacional), onde armazenamos nossos dados de campo, e nuvens de TI, onde coletamos nossos dados de ativos como máquinas, equipamentos, sensores etc. Iremos aprender como a troca de dados pode enriquecer seu ecossistema, te ajudando a tomar melhores decisões em qualquer local da indústria.

Pronto? Vamos mergulhar nas questões técnicas.

Stay up to date with the world of IIoT and Netilion.

Subscribe to our newsletter to receive informative articles. By subscribing, you agree that you have read and accept the Privacy Policy. You can unsubscribe at any time.


A convergência de TO e TI

A TO suporta a operação da indústria e a gestão de equipamentos. A TI protege a integridade e a disponibilidade de sistemas de informação. Digitalização significa que a TO e a Ti precisam trocas dados para melhorar a identificação de problemas e aumentar a eficiência das instalações.

Há pouco tempo, a TO não tinha nenhuma comunicação digital, e às vezes tinha redes de campo com requisitos totalmente diferentes do que você teria para TI. Hoje, a TO tem componentes como sensores de campo, atuadores e monitores trabalhando com protocolos baseados em Ethernet como HART/IP e wireless.

Também temos muito mais padronização em instalações de controle e em campo para integrar e compartilhar dados entre TO e TI. Mas novos debates surgiram, por exemplo sobre como coletar os dados de TO e enviá-los à nuvem com segurança sem criar interferências no campo.

Arquitetura Aberta NAMUR

A TO administra operações críticas que podem afetar a produção e criar acidentes perigosos. Para reduzir a exposição dos dados, a Arquitetura Aberta NAMUR (NOA) ajuda a migrar dados do nível de TO ao sistema de controle em apenas uma direção, usando um diodo de dados.

O diodo de dados permite a comunicação direta de sensores de campo inteligentes para a nuvem sem afetar a operação do processo. Todos os dados na nuvem de TO combinados com os dados de TI podem ajudá-lo a tomar melhores decisões mais rapidamente em diferentes situações.

Que tipos de informação as nuvens de TO e TI podem compartilhar?

Vejamos um exemplo. Suponha que você é um engenheiro de campo. Durante o planejamento da manutenção, você recebe ordens, mas tem que executá-las manualmente, pois a maioria de seus equipamentos de campo não possui dados disponíveis no mesmo sistema.

Se você tem informações no sistema, outra pessoa as enviou manualmente, o que significa que elas podem ser enviadas mais ou menos a cada semana e podem conter erros. Essas lacunas nas informações limitam sua atuação, fazendo com que seja difícil encontrar a documentação e histórico corretos de seus equipamentos.

Basicamente, você pode integrar uma nuvem de TO, como o Netilion, no SAP AIN com a Integração de Dados Mestre, um serviço baseado em projetos para automaticamente compartilhar dados relevantes em bases instaladas e documentação entre nuvens.

Netilion_SAP_AINS
Agora você tem todas as informações, documentações, certificados e relatórios dos seus equipamentos para tomar boas decisões rapidamente. Todas aquelas horas desperdiçadas procurando, baixando, organizando e enviando informações podem se tornar coisa do passado.

Quando você abre uma nova solicitação de manutenção no sistema usando os dados da nuvem de TO, como o Netilion, você pode visualizar a criticidade do equipamento, verificar seu histórico e acessar todas as suas certificações anteriores.

Como integrar uma nuvem de TO em uma nuvem de TI

Integrar dois serviços essenciais na nuvem ainda não é automático, mas ainda assim é algo que segue um conceito objetivo. Geralmente, é uma assinatura baseada em projetos para conectar ambas as nuvens.

Mas antes de fazer a integração, você precisa coletar e entender todos os dados. Empresas como a Endress+Hauser oferecem um serviço especializado para uma Auditoria da Base Instalada (IBA). Este serviço pode ajudá-lo a começar a integrar suas nuvens.

Durante a auditoria, especialistas irão analisar a base de dados mestre e integrar os dados com a nuvem de TO. Eles também irão gerir o API e a integração entre TO e TI.

No final da auditoria, você terá acesso a todas as suas informações. Você também receberá atualizações automáticas para minimizar o tempo desperdiçado e reduzir decisões mal informadas.

Serviços baseados em projetos como a Integração de Dados Mestre da Endress+Hauser são um passo simples em direção ao mundo digital, oferecendo a você informações atualizadas e precisas para tomar suas decisões mais fáceis e rápidas do que nunca.

-----

Se você aprendeu algo útil com este artigo, compartilhe-o com seus colegas nas redes sociais usando a hashtag #Netilion .

Fique em segurança e tenha um ótimo dia!

Call4Action_BlogButton_MDI