NAMUR NE 107 em menos de 5 minutos

Praticamente todas as fábricas industriais têm diversas marcas e tipos de equipamentos e máquinas. Você consegue imaginar uma situação em que todo equipamento fornece suas informações de status de maneira diferente dos outros equipamentos? Que pesadelo!

Então um pessoal inteligente decidiu desenvolver o NAMUR NE 107 para ajudar os operadores a entenderem todos os seus ativos de campo. Geralmente, eu explico isso aqui, mas hoje meu colega Alex Franke nos contará mais sobre isso.

Parece claro, certo? Nosso artigo "O que você precisa saber sobre NAMUR NE 107" traz mais detalhes se você quiser saber mais. Agora, antes do Alex nos contar como coletar dados de status do campo, vamos resumir o primeiro vídeo.

Quatro sinais de status do NAMUR NE 107, exemplo:

Verificar função: baixa severidade; sinal temporariamente inválido, como saídas de equipamento forçadas em testes de malha (Para a priorização dos sinais de status, a função de verificação é considerada prioridade 2 pelo NAMUR)

Manutenção necessária: Baixa severidade; sinal válido, mas a função cai ou cessa rapidamente, como ao final da vida útil de um sensor de pH (Para priorização de sinais de status, a manutenção necessária é considerada prioridade 3 pelo NAMUR)

Fora da especificação: Média severidade; o equipamento está operando além de uma faixa permitida ou de algum outro parâmetro (Para a priorização dos sinais de status, fora da especificação é considerado prioridade 4 pelo NAMUR)

Falha: alta severidade; Sinal inválido devido a falha em um sensor, instrumento ou atuador (Para a priorização dos sinais de status, falha é considerado prioridade 1 pelo NAMUR)

A severidade e a prioridade são coisas diferentes e podem ser definidas como:

"Severidade é um parâmetro para denotar o impacto de um incidente em particular em um sistema. Prioridade é um parâmetro para decidir a ordem na qual os defeitos devem ser corrigidos. Severidade significa o quanto um incidente que afeta a funcionalidade é severo. Prioridade significa com que velocidade um incidente deve ser corrigido." fonte: Geekforgeeks

Como você lê um status NAMUR NE 107?

Há várias maneiras de extrair os dados do campo e então acessar o status NAMUR. Para começar, você pode acessá-lo remotamente usando comunicação digital, como EtherNet/IP, WirelessHART, PROFINET etc.

Outra possibilidade é o acesso local, usando ferramentas como um aplicativo em seu smartphone ou tablet como o Field Xpert SMT70 com FieldPort SWA50 ou um modem. Nesse vídeo, Alex está de volta para nos falar mais sobre as possibilidades. Confira.

Agora que sabemos por que o NAMUR NE 107 é importante e como extrair os dados de seus equipamentos inteligentes de algumas maneiras diferentes. Os serviços baseados na nuvem IIoT, como Netilion Health, podem ajudar a usar o NAMUR NE 107 para facilitar a leitura das condições de todos os seus equipamentos de campo.

No Netilion Health, por exemplo, você abre o serviço e vai até a página de visão geral onde pode ver todas as informações de condição do equipamento e decidir onde deve se concentrar. Ao selecionar “Manutenção necessária” você vê a causa de um status problemático e as correções possíveis.

Agora você pode entender rapidamente o que está acontecendo com um ativo de campo que apresenta falha no comportamento, sem ter que ir até o campo. Saber o que está errado antes de ir até ele significa que você pode levar as ferramentas de que precisa, economizando tempo e esforço.

Stay up to date with the world of IIoT and Netilion.

Subscribe to our newsletter to receive informative articles. By subscribing, you agree that you have read and accept the Privacy Policy. You can unsubscribe at any time.


NAMUR NE 107 padroniza todos os sinais de status de seus equipamentos de campo para facilitar as avaliações e soluções. E o melhor, você pode usar o NE 107 em serviços baseados em nuvem IIoT para ter uma visão preliminar de um problema e dicas sobre onde se concentrar primeiro.

Se você aprendeu algo útil hoje, compartilhe o artigo em sua rede social usando a hashtag #Netilion.

Proteja-se, a gente se vê na próxima!