Tudo que você precisa saber sobre Ethernet-APL em menos de 5 minutos

Com certeza você já ouviu falar de Ethernet-APL, mas você sabe por que é revolucionário no processo de automação industrial? Vamos dar uma olhada em tudo o que você precisa saber sobre o assunto

O primeiro equipamento que eu configurei na vida foi um transmissor de pressão diferencial pneumático. Tudo bem, eu nunca cheguei a vê-lo funcionar, porque era apenas um exercício. Mas ainda assim nós aprendemos muito sobre esses tipos de tecnologia antiga durante minha formação técnica.

Nessa época, a FOUNDATION Fieldbus era a tecnologia mais recente, mas nós já estávamos falando sobre o dia em que o campo estaria cheio de equipamentos com Ethernet e sem fio. Alguns anos depois, eu fiz parte dessa mudança em tecnologia, testando esses novos equipamentos.

Nós sempre nos perguntávamos quando teríamos equipamentos com alimentação por Ethernet que fizessem sentido. O nível superior da pirâmide da automação já estava preenchido com equipamentos Ethernet de 4 fios, como analisadores e medidores de vazão.

Mas o tempo passa muito depressa, e aqui estamos nós, com a Ethernet-APL finalmente pronta para virar o jogo. Então vejamos o quão fácil será ter uma indústria à Ethernet completa muito em breve.

Table of Content

O que é Ethernet-APL

Primeiro de tudo, APL significa “advanced physical layer” - camada física avançada. Essa camada física suporta diversos protocolos – PROFINET, EtherNet/IP, OPC-UA, HART-IP, entre outros.

O desenvolvimento dessa tecnologia se estabeleceu em 2018 como "o projeto APL". Uma ampla lista de organizações se juntou ao projeto para aprimorar os padrões IEEE e IEC. Os desenvolvedores usaram padrões existentes, com a expectativa de forte adoção pelo mercado.

Com aquele cabo blindado de 2 fios que você já conhece, você terá comunicação alimentada pelo ciclo com uma estrutura de rede e topologia confiável e simples. A Ethernet-APL é full-duplex, usando comprimentos de cabo de até 1000 metros a 10 Mbit/s.

Stay up to date with the world of IIoT and Netilion.

Subscribe to our newsletter to receive informative articles. By subscribing, you agree that you have read and accept the Privacy Policy. You can unsubscribe at any time.


Quais são os benefícios da Ethernet-APL

Boa pergunta. Você terá muitos benefícios, o primeiro sendo a flexibilidade em relação aos protocolos suportados nessa camada física. Você pode ter o protocolo de Ethernet popular e padronizado que quiser.

Ainda neste artigo, falaremos sobre como ela se relaciona à IoT Industrial, mas por enquanto, você pode saber que a camada física se alinha com a maioria dos conceitos de IIoT que você encontra por aí. Agora, vamos listar os benefícios práticos que a Ethernet-APL trará para você:

· Baixo esforço na configuração de rede

· Mesmas ferramentas em TI e TO para localização de falhas

· Tempo e custos de instalação mínimos

· A Ethernet-APL utiliza um cabo Fieldbus de 2 fios

· Suporte à longa distância (até 1000 metros)

· Comunicação digital e alimentação no mesmo cabo

· Classificações e certificações para áreas classificadas e segurança intrínseca

· Proteção contra surtos e resiliência à interferência eletromagnética

· Potencial reutilização de cabos Fieldbus tipo A, tornando a migração mais fácil do que outras tecnologias

Quais são os componentes e topologias da Ethernet-APL

A Ethernet-APL suporta diversas topologias: tronco e spur, redundância opcional e muitos outros conceitos de resiliência. As conexões são apenas de ponto a ponto entre cada conexão com os comutadores que constituem um segmento.

Cada comutador Ethernet-APL isola a comunicação entre os segmentos, eliminando qualquer distúrbio como a diafonia. Ele também protege a comunicação de qualquer problema ou interferência de equipamentos em diferentes segmentos.

Atributos técnicos aplicáveis à Ethernet-APL.

Courtesy of ethernet-apl.org

Quando falamos de comutadores, também temos dois pontos que possibilitam a flexibilidade topológica. Primeiro, temos os comutadores de energia que fornecem alimentação e comunicação em um ou mais portas de tronco. Eles são alimentados externamente.

Em segundo lugar, temos os comutadores de campo que fornecem portas onde podemos ter spurs. A alimentação, nesse caso, vem do tronco ou de uma fonte externa.

Esta figura mostra um exemplo de uma topologia de estrela compacta.

Essa topologia é uma aplicação de longa distância de até 1000 metros.

Quão fácil é instalar Ethernet-APL?

Os desenvolvedores dessa tecnologia queriam aumentar as chances de grande implementação na indústria, por isso utilizaram tipos bem conhecidos como terminais tipo parafuso, terminais com grampos de mola e conectores M8 e M12. Com certeza você os conhece, não é?

O cabo para implementar a Ethernet-APL também é familiar, o cabo Fieldbus tipo A (resistência de 100 ohms, tolerância de +/-20 ohms), a IEC 61158-2 usou como referência o cabo para AWG classes 26-14 e seção transversal do fio de 0,324 até 2,5 mm2.

Para reduzir os erros de ligação elétrica que ocorrem em outras tecnologias, a Ethernet-APL adotou a independência de polaridade. Não é permitido que equipamentos de campo perturbem um ao outro, e sua configuração é feita apenas entre pares.

A especificação 2-WISE é um recurso adicional integrado na Ethernet-APL, o qual define os parâmetros para circuitos intrinsecamente seguros. O conceito é derivado da FISCO. Todas as regras de uma aplicação intrínseca são as mesmas, porque técnicos e engenheiros de campo já estão familiarizados com elas.

A configuração é rápida com o aplicativo assistente e configuração automática; A Ethernet-APL permite uma transferência de dados de alta velocidade para comissionamento simples e rápido. Tablets industriais como o Field Xpert SMT70, juntamente com smartphones e equipamentos de teste com cabo, se tornarão ferramentas cotidianas para técnicos de campo que lidam com instrumentos digitais.

Ethernet-APL e IoT industrial

Essa tecnologia foi desenvolvida para ser imediatamente implementada em conceitos reais para a Internet das Coisas Industrial, para simplificar a construção, comissionamento e operação das indústrias de processo. Para facilitar o caminho, temos a Arquitetura Aberta NAMUR (NOA) e Padrões de Automação de Processo Aberta (O-PAS™) pelo Fórum de Automação de Processo Aberta (OPAF).

Com serviços IIoT baseados na nuvem, como o Ecossistema Netilion da Endress+Hauser, nós logo teremos aplicações de Ethernet-APL para suportar a conectividade entre o campo e a nuvem, oferecendo os serviços certos para diferentes objetivos como diagnósticos e manutenção preditiva.

Essas aplicações permitem a integração transparente entre TO e TI, focando em alcançar uma única tecnologia de rede. Fique ligado – traremos mais informações sobre Ethernet-APL, aplicações e conselhos técnicos em breve.

Nos vemos lá!

Clique aqui para aprender mais sobre Ethernet-APL.

Call4Action_BlogButton_Health_C