7 motivos por que você precisa aplicar WirelessHART com IIoT depois de ler esse artigo.
WirelessHART é uma das redes mais relevantes para fornecer perfeita integração de sua fábrica em uma solução na nuvem. Vamos aprender os 7 motivos pelos quais você deve aplicar WirelessHART com soluções IIoT
Hoje decidi aceitar um desafio e compartilhar os 7 motivos pelos quais você estará pronto para implantar WirelessHART e soluções IIoT depois de ler esse artigo. Sim, embora a tecnologia sem fio já seja uma opção confiável no mercado, a maioria dos usuários ainda não a utiliza, deixando os dados relevantes dos equipamentos inteligentes no campo.
Por muitos anos, quando a tecnologia sem fio ainda não estava consolidada, em trazia esse tópico em diferentes indústrias junto a vendedores durante reuniões realizadas presencialmente. Percebi então, e isso é aplicável ainda hoje, que WirelessHART é uma tecnologia onde os usuários dizem “Eu só acredito em uma tecnologia se ela funcionar na minha fábrica.” Ótimo - eu costumava adorar um teste de campo e demonstrar a tecnologia funcionando depois de uma implantação rápida.
Não acho que esse cenário mudará, mesmo com as ferramentas disponíveis para a criação de uma arquitetura de rede. Os usuários ainda ficarão contentes em ver a solução funcionando antes de comprá-la.
No entanto, há muitas dúvidas sobre a tecnologia sem fio que posso responder aqui e talvez evitar um pouco a barreira em relação ao primeiro teste e a subsequente implantação da tecnologia.
A ideia hoje é ver as questões sobre WirelessHART e soluções IIoT. Vou dizer os motivos pelos quais você não precisa mais se preocupar com isso. Além disso, destacarei os benefícios reais que WirelessHART, juntamente com IIoT, podem trazer ao seu trabalho diário.
Fique por aqui e veremos as respostas juntos.
Minha empresa não está pronta para a tecnologia sem fio.
Sua empresa não estar pronta para tecnologia sem fio é a primeira preocupação em relação à tecnologia. O motivo para isso é a incerteza em relação ao conhecimento necessário de lidar com ela e o quanto sua aplicação pode ser complexa.
Antes de mais nada, todas as empresas estão prontas para implantar esse tipo de tecnologia. O conhecimento necessário para manter a rede é simples e o fornecedor geralmente fornece o treinamento para a equipe local.
Geralmente, o treinamento explicará o conceito por trás da tecnologia e o que é necessário para a configuração, para alterar um equipamento e para localizar falhas na rede. A maior parte do monitoramento de equipamento pode ser feita usando qualquer navegador de rede acessando o gateway. Além disso, os adaptadores sem fio associados são configurados usando ferramentas de automação tradicionais.
Em segundo lugar, a implantação da rede WirelessHART também é bastante simples e pode ser feita em algumas horas. Quando falamos em adaptadores sem fio, eles podem ser instalados de manerias diferentes nos equipamentos de campo existentes e novos compatíveis com comunicação 4 a 20 mA/HART, independente do fornecedor.
Depois de uma instalação simples no equipamento de campo, o adaptador recebe um ID de rede e uma chave de conexão e então pode ser integrado automaticamente à rede – isso funciona como seu WLAN em casa! Depois, toda configuração pode ser feita remotamente usando um navegador de rede ou software como FieldCare.
A rede WirelessHART é integrado ao sistema de controle através de protocolos padrões e abertos como OPC, Modbus TCP/IP, HART-IP, Modbus RS-485 dentre outros.
Por fim, você não precisa deixar sua fábrica 100% sem fio, mas pode começar com pequenos projetos, adicionando novos equipamentos quando necessário.
Não temos um projeto grande para tecnologia sem fio nesse momento.
Tudo certo; você não precisa começar com um projeto grande para implantar a tecnologia WirelessHART. A tecnologia oferece a possibilidade de começar pequeno e então adicionar novos pontos de medição quando necessário.
Muitas aplicações em que tive a oportunidade de implantar WirelessHART foram projetos de monitoramento simples. O cliente queria testar a tecnologia e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro dos custos de instalação e das horas de serviço.
Além disso, há benefícios excelentes em ter acesso aos equipamentos de campo usando uma solução remota. Você pode ficar em sua sala com ar-condicionado ou aquecida, dependendo de em que lugar do mundo esteja.
As soluções como o Netilion Health, Netilion Analytics e FieldCare oferecem a capacidade de verificar o status de seus equipamentos de campo, gerenciar sua base instalada e ajustar tudo remotamente.
Você pode começar sua rede, por exemplo, usando WirelessHART para monitoramento de nível ou de temperatura em tanques de estoque. Além disso, os sistemas de monitoramento de energia podem ser facilmente implantados com soluções WirelessHART. O mesmo se aplica ao monitoramento de estado com WirelessHART e serviços de IIoT, como o Netilion Health.
Depois de implantá-la em pontos de monitoramento simples, você pode expandir. Isso significa encontrar um projeto grande no qual precisa de uma rede confiável para fornecer todos os dados e medições de processo.
A comunicação WirelessHART é suficientemente protegida para ser usada em minha indústria?
Sim, WirelessHART e as soluções IIoT têm um alto nível de segurança. Passarei mais informações sobre a proteção das redes WirelessHART, mas você pode ler outro artigo onde falamos sobre a segurança em uma solução IIoT aqui.
Tentarei não entrar em muitos detalhes técnicos sobre a segurança da rede, mas preciso mencionar alguns pontos técnicos - sinto muito por isso. Redes WirelessHART são robustas e seguras; temos muita tecnologia protegendo o sistema e a troca de dados na rede.
Por exemplo, a rede usa o padrão de criptografia da indústria 128-bit AES, uma chave de criptografia exclusiva para cada mensagem individual. Além disso, você tem a autenticação de equipamento da rede a verificação da integridade dos dados. Depois, quando um equipamento é integrado à rede, você pode ter chaves de criptografia automáticas ou sob demanda.
A própria rede também é protegida. Ela tem múltiplos níveis de chaves de segurança até que um equipamento tenha acesso a ela. Saltos de canal também melhora a segurança e a proteção da rede. A coexistência com outras redes também é garantida.
Por fim, a WirelessHART é totalmente protegida contra-ataques cibernéticos que as vezes acontecem em redes WiFi. As redes já foram implantadas em aplicações que vão de mineração a plataformas petrolíferas marítima, comprovando o quanto são robustas, confiáveis e seguras.
Não vejo os benefícios da implantação da WirelessHART em minha fábrica 4 a 20 mA.
Certo, mas você obtém várias informações de seus equipamentos de campo e então muda a maneira como lida com os problemas do dia a dia. Primeiro, uma fábrica 4 a 20 mA atualmente já tem a maioria dos sensores inteligentes no campo, mas ninguém, ou apenas alguns poucos usuários, usam as informações que eles fornecem para aprimorar as tarefas diárias.
Por exemplo, se você tem transmissores de nível tipo radar da Endress+Hauser e usa apenas o sinal 4 a 20 mA, você não tem acesso a todas as informações inteligentes que eles oferecem, ex. Heartbeat technology.
Outro ponto é que quando acontece um problema com um equipamento de campo, você fica cego a menos que tenha os dados referentes ao status do equipamento. Se coletar essas informações usando uma solução online, pode ver o que está acontecendo e corrigir os problemas mais rapidamente ou até mesmo evitar esse tipo de problema no campo.
Os adaptadores WirelessHART podem ser instalados em seus equipamentos de campo sem afetar o sinal 4 a 20 mA. Eles coletarão todos os dados inteligentes fornecidos pelo protocolo HART e os transmitirão pela rede sem fio.
Quando os dados chegam ao gateway, você pode ler as informações usando uma solução local como FieldCare. Como opção, você pode selecionar uma solução na nuvem, ex.: usando um equipamento Edge e o Netilion Health e então obter acesso a ela a partir de qualquer lugar.
Além disso, se tiver uma solução na nuvem com um equipamento Edge, pode irar uma versão digital idêntica de sua fábrica e ter uma visão melhor da realidade no campo. Por exemplo, aplicando o Netilion Analytics.
Configuração de uma rede WirelessHART e IIoT é complicado demais.
Como qualquer outra rede digital, há uma “filosofia” sobre como fazer a configuração. Contudo, ela é simples e assim que se familiarizar com a abordagem passo a passo, sua equipe técnica poderá fazer isso rapidamente.
Para mostrar o quanto isso é simples, vou tentar resumir a configuração guiando-o pelo passo a passo.
Primeiro, o Gateway WirelessHART recebe um ID de rede e uma chave de conexão - isso confere à rede um nome exclusivo e a “senha” necessária para ter acesso a ela.
Em seguida, você acrescenta o adaptador WirelessHART ao seu equipamento de campo. Assim que o equipamento estiver conectado, dê ao adaptador o ID de rede e a chave de conexão para que ele possa ter acesso à rede.
Você precisará também dizer ao adaptador quais informações do equipamento ele deve transmitir pela rede, ex.: valor primário, valor secundário etc.
Feito isso, diga ao equipamento para se integrar à rede – o resto acontece automaticamente.
Quando todos os equipamento estiverem na rede, você deve integrar as informações a partir do gateway para o sistema de controle ou SCADA. Há muitas possibilidades de fazer isso, como OPC, Modbus TCP/IP, Modbus RS485, EtherNet/IP e assim por diante.
A integração do gateway WirelessHART ao sistema de controle será muito familiar para o pessoal de automação. Como mencionei acima, o gateway usa protocolos abertos e acessíveis para ajudar no processo.
É claro que essa é uma maneira resumida de como isso é feito. Também é possível alterar a ordem do procedimento, se desejar. De qualquer modo, a maioria dos fornecedores irá ajudá-lo com treinamento e ajudará com a primeira integração do WirelessHART em sua fábrica.
Não tenho um fornecedor exclusivo em minha fábrica; não posso usar esse adaptador WirelessHART.
Sim, você pode. O WirelessHART pode ser instalado em qualquer dispositivo do fornecedor que use protocolo HART ou mesmo apenas o 4 a 20 mA (aplicação particular). Isso significa que não importa quais fornecedores você tem em campo. Com uma ferramenta como FieldCare, você precisa apenas do arquivo DTM certo para coletar e ler as informações.
Agora, para alguns serviços de IIoT, é essencial verificar a compatibilidade entre o equipamento de campo e o monitoramento online. A tendência com serviços de IIoT, porém, é ser compatível com praticamente todos os fornecedores em curto e médio prazo.
É muito complicado integrar a rede WirelessHART a uma solução IIoT.
Como mencionei antes nesse artigo, a configuração e a implantação da tecnologia é supersimples. Também escrevi outro artigo em detalhe fornece mais detalhes e nele você encontra informações adicionais sobre IIoT e WirelessHART.
Deixe-me listar o procedimento para colocar sua rede WirelessHART na nuvem, me concentrando primeiro nos ativos críticos.
· Encontre equipamentos críticos em sua fábrica: Primeiro, você precisa descobrir quais medições e equipamentos são essenciais para sua fábrica. Depois, você pode trabalhar junto com a Endress+Hauser para dimensionar sua rede WirelessHART e descobrir quantos adaptadores sem fio, repetidores e gateways WirelessHART são necessários.
· Equipe esses equipamentos com adaptadores sem fio: Cada equipamento crítico exige um adaptador único, o qual pode ser instalado local ou remotamente.
· Conexão com o gateway WirelessHART: Atribua um ID de rede a todos os adaptadores SWA70 e uma chave de conexão e ele se conectarão automaticamente ao gateway sem fio. O gateway sem fio coleta todas as informações dos equipamentos de campo.
· Conecte o gateway sem fio ao Field Edge SGC500: O gateway WirelessHART SWG70 é Netilion Ready, o que significa que ele pode ser conectado ao equipamento Edge SGC500 depois de configurar o endereço HART SWG70 e a porta de acordo com a especificação. Depois, conecte o equipamento Edge à Internet.
· Configure o equipamento Edge e finalize a conexão com o Netilion: Conclua a instalação configurando o equipamento Edge SGC500 e conecte-se à sua conta Netilion.
É muito simples, não acha? Bom, acho que isso é tudo por hoje. Você está pronto para aplicar WirelessHART e IIoT em sua fábrica? Tenho certeza que você está!
Se gostou desse arquivo, lembre-se de compartilhá-lo em sua rede social usando #netilion
Até mais!