Como criar uma fábrica IIoT agora mesmo #2021Resolutions

Depois de um ano extremamente difícil, aprendemos que é hora de sermos digitais e a digitalização se tornou um ponto crítico para muitas organizações em vários níveis. As empresas que já haviam começado o processo tiveram vantagem em relação às que ainda operam de forma analógica.

Ah, resoluções de ano novo. A motivação e o otimismo que sentimos no início do ano sumiu rapidamente ao voltarmos aos nossos hábitos antigos e confortáveis.

Por exemplo, venho tentando melhorar de forma por anos e sempre falhando, como pode ver no vídeo #LunchBreak com Netilion: Os dados do seu processo em qualquer lugar e a qualquer hora. Mas em 2021, as coisas serão diferentes! Hmmm. Acho que eu disse isso antes.

Piadas à parte, essa pandemia virou o mundo de ponta cabeça e toda empresa tiveram que descobrir como os funcionários podiam trabalhar de suas casas. Muitas nem tinham a estrutura necessária para fornecer acesso remoto.

É claro que ainda precisamos de corpos reais em determinados pontos no processo de produção. Mas o acesso remoto pode ajudar nesses pontos onde ninguém precisa estar.

Em fábrica onde o 4-20 mA ainda domina, é difícil imaginar uma mudança para digital, não é mesmo? É verdade e pode não acontecer da noite para o dia, mas você precisa começar de um lugar e pode apresentar a solução IoT Industrial para sua fábrica lentamente, peça por peça. Como? Fique por aqui para saber mais!

Objetivo 01: implantar tecnologia sem fio

Sendo uma das mais consolidadas soluções do mercado, a comunicação sem fio trouxe inúmeros benefícios para facilitar a implantação da IIoT . Antigamente, lembro de vender esses serviços e de explicar como as redes funcionam em vários.

Hoje, há milhares de aplicações e protocolos para uso industrial. Todas elas simplificam a coleta de dados do campo e os mais novos sensores IIoT oferecem comunicação sem fio integrada diretamente na nuvem.

Também podemos encontrar nova instrumentação de campo com protocolos duplos, o standard plus um protocolo sem fio como Bluetooth ou WiFi, para acessar as configurações e diagnósticos com facilidade. Depois você pode integrar essas ferramentas com um equipamento Edge para conexão na nuvem.

E se você não tem esses equipamentos em sua fábrica? Sem problema. Os adaptadores WirelessHART oferecem os mesmos benefícios de seu equipamento HART padrão no campo. Eles são fáceis de instalar e configurar, tornando super fácil coletar os dados e enviá-los a um serviço na nuvem.

Objetivo 02: comece pequeno

Pensar grande e começar pequeno é a melhor maneira de trazer essas soluções IIoT para sua fábrica, já que a maioria das soluções IIoT é dimensionável. Você pode configurar um único equipamento e criar centenas, um por um ou em fases.

Como você vai configurar seus serviços de IIoT? Talvez você queira monitorar os valores de qualquer local e verificar o status da condição dos equipamentos críticos. Talvez você queria gerenciar melhor os documentos, organizar manuais, relatórios de calibração, fotos e mais de forma que sua equipe possa acessá-los sempre.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


Objetivo 03: escolher onde usar as soluções IIoT

Certo, talvez seja difícil visualizar onde começar. Uma boa maneira de encontrar espaço para aplicar a IIoT em sua fábrica é identificar pequenas necessidades de monitoramento. Por exemplo, você tem um controle preciso sobre os tipos e marcas de seus equipamentos de campo? Você tem um sistema implantado para gestão de obsolescência?

Os serviços de IIoT podem facilmente fornecer visualizações analíticas de sua fábrica para mostrar o quadro geral sobre melhorias reais em sua instrumentação. Esses serviços, juntamente com a análise da base instalada, aprimorarão seu gerenciamento.

Os equipamentos prontos para IIoT conectados à nuvem pode fornecer a primeira experiência da sua fábrica com uma solução baseada em nuvem IIoT. Eles podem tornar seus dados acessíveis para sua equipe ou mesmo em plataformas de terceiros, para conhecimento técnico externo.

E as soluções de monitoramento de estado são uma ótima maneira de ver toda a capacidade dos serviços de IIoT. Você pode começar com alguns poucos equipamentos. Eles podem ser integrados na nuvem de várias maneiras, dependendo da comunicação usada em sua fábrica, como HART ou PROFIBUS.

Objetivo 04: experimente

Acredite ou não, você pode testar alguns serviços de IIoT gratuitamente! Um teste pode ajudá-lo a decidir se uma solução IIoT específica atende suas necessidades. Por exemplo, o Netilion permite que você teste muitos serviços e é supersimples de assinar. Clique no banner para começar!

Acho que é isso. Demos uma olhada em maneiras simples, mas potentes de melhorar a sua fábrica, então vamos desfrutar de todos os benefícios que essa tecnologia tem a oferecer.

Se gostou desse artigo, compartilhe-o em sua rede social usando a hashtag #Netilion.

Até mais!