10 coisas que você deve salvar no Netilion Library… e desfrutar da facilidade do gerenciamento de arquivos industriais

Quando você começa a usar um serviço de gerenciamento de arquivos industriais, a busca interminável por documentos chega ao fim. Confira.

Todos na fábrica têm um trabalho estressante. Manter a fábrica segura e a produção em operação já é um desafio. E mesmo que essa tarefa seja seu principal trabalho, você sempre tem muitas outras coisas para fazer. Tarefas administrativas, por exemplo, podem consumir muito tempo.

Quanto tempo você gasta procurando documentos? Com o uso de um serviço de gestão de arquivos digitais para instalações industriais como o Netilion Library simplificará esse processo significativamente. Você terá todos os documentos disponíveis independentemente de onde esteja e de quando precise deles.

Quais os benefícios de um serviço de gestão de arquivos industriais?

Ficar procurando documentos faz você perder muito tempo. Você pesquisa em uma unidade de disco local, mas não se identifica com os nomes e estruturas de pastas que seus colegas escolheram. Procura documentos impressos em seu escritório e descobre que a pasta de que precisa foi levada para o arquivo da empresa na semana passada. Por fim, para documentos públicos como manuais de instrução você pesquisa até mesmo na Internet. Dependendo do website do fabricante, as vezes isso faz com que você se perca totalmente.

Quando você começa a usar um serviço de gerenciamento de arquivos industriais inteligente, fica aliviado porque a busca interminável por documentos chega ao fim. Como esse serviço melhora o gerenciamento de arquivos para você? Se optar por usar o Netilion Library, por exemplo, não precisará se preocupar com estruturas de pastas e com a disponibilidade dos documentos. Você tem um banco de dados que contém as versões digitais idênticas de todos os ativos, arquitetura e tags da sua planta. E pode acessá-lo onde quer que você esteja: como esse serviço é baseado em nuvem você pode usá-lo com seu smartphone, tablet ou computador.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e do Netilion.

Assine nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao assinar, você concorda que leu e aceitou a Política de privacidade. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.


Então me diga, onde devo salvar os dados do equipamento? Claro, vou anexá-la à versão digital idêntica do respectivo ativo. E como consigo acessar o relatório de configuração que meu colega salvou? Uma solução simples: as informações armazenadas na Netilion Library podem ser compartilhadas com toda a equipe. Consegue imaginar o que é trabalhar com um serviço de gestão de arquivos digitais? Quais documentos podem ser armazenados na Netilion Library? Veja aqui 10 informações que você precisa saber!

#1 arquivos para serviço de gerenciamento de arquivos: relatórios de configuração/comissionamento

Sempre que um equipamento precisa ser trocado, o relatório de configuração é necessário porque o novo equipamento deve ter os mesmos parâmetros. Se você anexou o relatório de configuração à versão digital idêntica do ativo que será trocado, pode acessar o relatório em alguns cliques.

#2 arquivos para serviço de gerenciamento de arquivos: Certificados de calibração

Os valores medidos imprecisos podem ameaçar todo o processo de produção. Por isso é tão importante garantir que os instrumentos de medição em sua fábrica sejam calibrados de forma regular e correta. Se estiver trabalhando em um processo controlado, precisa produzir um relatório

periódico sobre as atividades de calibração juntamente com todos os certificados. Isso torna esses dados essenciais em seu processo.

#3 arquivos para serviço de gerenciamento de arquivos: manuais de instrução e folhas de dados

Durante o comissionamento de um equipamento ou ao executar a manutenção, pode ser útil ter a documentação técnica à mão quando está no ponto de instalação. Pode demorar muito para usar seu smartphone ou tablet para pesquisar na Internet um manual de instrução ou uma simples folha de dados. Uma solução melhor: arquivo armazenado no Netilion Library, abrir a versão digital idêntica (através de seu tag), baixar o arquivo, pronto.

#4 arquivos para serviço de gerenciamento de arquivos: relatórios de serviço

Depois de uma atividade específica de localização de falhas realizada em um instrumento, é bom escrever um relatório e armazená-lo em seu serviço de gerenciamento de arquivos. Se ocorrer o mesmo erro ou outro associado a ele, é útil poder verificar o histórico de serviço, especialmente se estiver trabalhando em equipe. Você pode ver rapidamente quais ações foram tomadas no passado para resolver o problema.

#5 arquivos para serviço de gerenciamento de arquivos: documentos de segurança

Todos se esforçam para manter a fábrica segura, mas pode ser necessário fornecer evidência para terceiros sobre como isso é feito. Sempre que necessário, é útil ter os documentos de segurança (ex. certificados SIL) facilmente disponíveis. Se eles forem anexados a uma versão digital idêntica/tag em um serviço de gestão de arquivos, eles podem ser baixados com facilidade. É claro que há muitos tipos de arquivos relacionados à segurança que podem ser armazenados em seu serviço de gestão de arquivos: ex. certificados de telecomunicações (como ANATEL), certificados industriais específicos (como FDA) ou certificados especiais (como INMETRO).

#6 arquivos para serviço de gerenciamento de arquivos: relatórios de inspeção

Inspeções regulares, por exemplo, inspeções reguladoras ou inspeções técnicas de terceiros, costumam ser acompanhadas de vários documentos contendo todos os relatórios e detalhes da inspeção. A maneira mais fácil e organizada de armazená-los é carregá-los no Netilion Library.

#7 arquivos para serviço de gerenciamento de arquivos: listas de peças de reposição

É claro que você já armazena seus manuais de instruções e fichas de dados em seu serviço de gestão de arquivos (consulte #3), assim está preparado em relação à documentação técnica de um ativo. Mas as vezes você precisa de ainda mais informações, por exemplo, pode ser útil ter uma visão geral das peças de reposição disponíveis para um instrumento. Você pode usar um serviço de gestão de arquivos para esse tipo de arquivo também.

#8 arquivos para serviço de gerenciamento de arquivos: drivers de software e de firmware

Um bom serviço de gestão de arquivos permite que você salve documentos como arquivos PDFs ou Excel, mas também drivers de software ou de firmware. Isso pode agilizar muito a instalação.

#9 arquivos para serviço de gerenciamento de arquivos: Esboços CAD

Sempre que o assunto for problemas mais complexos com um ativo/tag em sua fábrica, você ficará feliz em ter desenhos CAD disponíveis. Mas se para isso precisar retornar ao escritório ou pesquisar por eles em seu computador, você irá questionar se o esforço é válido. Conseguir baixá-los localmente a partir do Netilion Library pode ser um alívio.

#10 arquivo para serviço de gerenciamento de arquivos: diagramas de engenharia

Esses são arquivos do tipo “só por precaução”: diagramas de engenharia. Você não os utiliza com muita frequência, mas quer armazená-los em algum lugar “só por precaução”, caso precise deles depois. Se você os colocar no serviço de gestão de arquivos, não precisará se preocupar com eles no futuro.