Como solucionar paradas operacionais rapidamente: análise de falha fácil e ágil

Manutenção preventiva: Como consigo fazer uma análise de falha rapidamente? Basta usar um serviço inteligente IIoT – veja como ele funciona

Todo técnico de manutenção já conhece a situação! Quando você acha que tudo está sob controle – talvez esteja realizando reparos planejados ou conversando com sua equipe – e de repente acontece.

Uma parada na produção! Felizmente, não entro em pânico e imediatamente começo a fazer uma análise de falha apropriada. Mas é claro que quanto mais demorar, maior o custo.

É por isso que é um alívio conseguir fazer uma análise de falha na palma da minha mão! E como faço isso? Basta usar um serviço inteligente IIoT que fornece exatamente as informações de que preciso. É fácil de usar – veja como ele funciona.

O que torna os tempos de parada tão irritantes: gastar muito tempo na análise de falha

Interrupções de produção inesperadas simplesmente acontecem – todos sabemos isso. A pergunta é, como podemos manter o tempo de parada o mais curto possível? No passado eu não saberia como fazer a análise de falha mais rapidamente. Era bem claro o que ia acontecer. Eu veria uma janela pop-up de alerta de erro no instrumento na minha tela na sala de controle e todo o procedimento começaria.

Se eu desse sorte, o tag afetado seria sobre um ativo não muito distante, de forma que eu pudesse simplesmente caminhar até ele em alguns minutos. O mais comum, no entanto, era precisar ir de moto ou carro e demorava muito mais. Quando eu finalmente chegasse, veria o código do erro na tela do instrumento, mas não saberia o que ele significava – então a análise de falha ainda não terminava.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e do Netilion.

Assine nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao assinar, você concorda que leu e aceitou a Política de privacidade. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.


Em seguida, eu retornaria até a sala de controle e tentaria encontrar a documentação técnica. Isso envolveria pesquisar o nosso arquivo local, no website do fabricante ou simplesmente no Google. Normalmente, eu acabaria com 100 ou mais páginas de pdf que precisariam ser pesquisadas em busca do código do erro. Se eu desse sorte, encontraria o código do erro e algumas informações de falha detalhadas.

Nem sempre acontece assim, mas digamos que eu encontrasse algumas dicas úteis. Ótimo – análise de falha concluída com êxito, mas agora eu precisaria retornar até o ativo e corrigi-lo. E no caminho eu ficaria imaginando como agilizar as coisas?

Como agilizar a análise de falha: acesso às informações

No passado, a única coisa que eu teria feito para agilizar a análise de falha seria correr mais rápido entre a sala de controle e o ativo. Mas acho que todos concordam que isso não seria uma opção. Eu percebi que o que realmente me fazia perder tempo durante a análise de falha era a falta de informação. Se pelo menos eu soubesse o que um código do erro significava exatamente enquanto eu estava em campo, poderia economizar tempo indo e vindo da sala de controle… Imagine que alívio foi finalmente encontrar uma solução que me dá acesso às informações de que precisava, independentemente de onde eu estou.

Solução IIoT: use um serviço digital para ter as informações imediatamente

Se você for como eu, você usa seu smartphone para verificar o clima, os horários de transporte público e tudo o mais que está acontecendo no mundo. Eu me pergunto, se consigo fazer tudo isso, por que não consigo acessar as informações de falha dos meus códigos de erro da mesma maneira? Isso agilizaria a análise de falha e reduziria o tempo gasto andando pela fábrica. E encontrei a solução! O serviço digital Netilion Health oferece exatamente esse tipo de suporte que eu queria.

Tornando a vida mais fácil: análise de falha com Netilion Health

Como o serviço Netilion Health torna a vida muito mais fácil quando lido com tempos de parada de produção inesperados? Simplesmente fornecendo informações úteis online – uma análise de falha muito mais fácil. É assim que ele funciona. Netilion Health está conectado aos ativos em minha fábrica e com o aplicativo de rede Netilion Health. Consigo rastrear a condição do ativo em qualquer dispositivo que esteja usando no momento – meu computador na sala de controle, meu notebook em uma reunião e mesmo meu smartphone.

Portanto, agora, sempre que tenho um desligamento inesperado, posso usar meu smartphone para verificar diretamente o que está errado com o ativo que emitiu o código do erro. Posso ver a condição do ativo e informações sobre a falha necessárias para a correção. Isso torna a análise de falha muito mais fácil. Ela está sempre no meu bolso, não importa se estou na sala de controle, no instrumento ou em qualquer outro lugar da fábrica. Economizo tempo indo de um lado a outro pesquisando informações. E posso dizer ao meu chefe que reduzi o tempo de parada tremendamente – o que, para ele, significa economia em dinheiro.

Ter uma conexão permanente com meus ativos faz com que me sinta mais seguro

Com uma solução IIoT como o Netilion Health consigo duas vantagens importantes. Primeiro, tenho uma conexão constante com meus ativos. A maioria dos ativos em uma fábrica comum conseguem ter conexão digital. A conectividade é estabelecida com um equipamento Edge que é cedido juntamente com meu plano Netilion Health. O equipamento Edge garante que as informações de autodiagnóstico dos meus ativos sejam atualizadas periodicamente em meu aplicativo de rede Netilion Health.

Em segundo lugar, o aplicativo de rede é como uma fonte de conhecimento onde eu encontro o status atual dos meus ativos e informações mais detalhadas sobre as etapas necessárias para executar uma manutenção ou corrigir problemas. Essa fonte de conhecimento está disponível mesmo que eu não consiga conectar um ativo através do equipamento Edge. Tem sempre alguns ativos que não conseguem fazer conexão, mas isso não é um problema que impeça a análise de falha. Nestes casos, insiro o código do erro manualmente no aplicativo Netilion Health e ele me mostrará todas as informações de que preciso.

Graças a tudo isso, consigo gerenciar os desligamentos com mais eficiência e muito mais rapidamente. É ótimo poder ter a análise de falha no meu bolso. Isso deixa meu chefe feliz porque ele sabe que reduzi consideravelmente os custos provenientes dos tempos de parada. E por último, no fim das contas, tenho mais tempo para executar a manutenção planejada porque tenho muito mais controle sobre a fábrica do que antes.