7 perguntas para descobrir se você pode implementar a Internet Industrial de Coisas!

Essas 7 perguntas ajudarão a entender se você está pronto para digitalização! E então, você está pronto

Tenho certeza de que essa pergunta é a primeira que você se faz ao ouvir sobre Internet Industrial de Coisas, certo? Faz sentido; a realidade no campo é diferente da realidade no lado do fornecedor.

A maioria das tecnologias leva tempo até que seja amplamente implantada no mundo real depois de lançada, isso é normal. Quantos de vocês ainda usam o excelente e antigo 4 a 20 mA em sua fábrica? Por que não mudar para um novo protocolo digital? Espere - eu acho que sei a resposta.

O motivo é simples, o 4-20 mA está funcionando e todo mundo sabe como lidar com ele, acertei?

No entanto, tenho certeza que quando surgir uma oportunidade de implantar a nova tecnologia, todos querem ver essa novidade funcionando. Isso ajuda a entender melhor como essa comunicação digital funciona e como lidar com ela.

Vi muitos clientes fazendo a mesma coisa. Por exemplo, costumam implantar comunicação sem fio em pequenas aplicações para entender melhor a tecnologia e depois usá-la em novas oportunidades.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e do Netilion.

Assine nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao assinar, você concorda que leu e aceitou a Política de privacidade. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.


Sim, você não vai simplesmente acordar e tornar sua fábrica digital da noite para o dia, mas você pode começar a fazer mudanças e tentar aprender como essa tecnologia pode melhorar a sua rotina.

Hoje, vamos entender se estamos prontos para testar esses serviços de IIoT em aplicações pequenas ou grandes. Fique por aqui e vamos descobrir juntos como você pode fazer o teste e conhecer os benefícios de sua implantação.

Qual a realidade da minha fábrica nesse momento?

Antes de mais nada, é essencial compreender qual a realidade da sua fábrica e se você tem as condições principais para aplicar soluções de Internet Industrial de Coisas. Nesse cenário, a condição necessária é ter equipamentos HART no campo.

Então, se você tem equipamentos pneumáticos ou analógicos não poderá ter serviços de IIoT com seus equipamentos pneumáticos, faz sentido? No entanto, acredito que vi soluções IIoT na rede social onde era possível ter equipamentos 4 a 20 mA conectados a elas. Você não tem nenhuma informação inteligente, por que ela é chamada de solução IIoT? Vai entender!?

Em nosso cenário, é necessário ter pelo menos equipamentos HART ou qualquer outra rede de protocolo digital como PROFIBUS. Como você faz a implantação sem alterar toda a sua estrutura? A resposta é simples, é essencial lembrar como fazer a habilitação.

Em outras palavras, você não precisa implantar uma solução grande; pode começar com 5 equipamentos ou menos e depois integrá-los à solução em nuvem IIoT. Desta forma, você fica mais familiarizado com todas as ideias obtidas com essa tecnologia. Para isso, é possível ter uma rede sem fio usando protocolos WirelessHART ou Bluetooth.

Ao mesmo tempo, você pode usar um gateway HART para obter essas informações de campo ou se tive ruma rede PROFIBUS, por exemplo. Aplique um gateway PROFIBUS onde coleta todos os diagnósticos dos equipamentos de campo.

Todas as informações são integradas a um Edge Device e ele é responsável por criar uma conexão segura entre o campo e a solução na nuvem. Nela você terá uma versão digital idêntica de seus equipamentos de campo conectados ao serviço IIoT; da sua escolha.

Como a Internet Industrial de Coisas pode me ajudar hoje?

De muitas maneiras, atualmente há inúmeras possibilidades de uso da IIoT. Por exemplo, você pode começar a desenvolver sua equipe de manutenção fazendo a transição de manutenção corretiva para preditiva. Para isso, pode começar sua rede IIoT usando monitoramento de diagnóstico em equipamento crítico da sua fábrica.

O serviço de diagnóstico IIoT oferecerá uma visão geral das condições de saúde de seus equipamentos de campo. Ele ajudará a compreender o que está acontecendo com seu equipamento de campo, evitando tempo de parada não programado em sua fábrica.

Além disso, você tem acesso ao histórico de seus equipamentos de campo onde pode compreender quando o problema ocorreu. Ele dá ideias se o problema aconteceu devido a uma mudança no processo ou alguma condição externa.

Quando seu equipamento mostra uma mensagem, como manutenção necessária, você pode verificar rapidamente o diagnóstico, qual é o problema e as possíveis correções. O Netilion Health é uma das várias possibilidades de usar a IIoT e trazer benefícios reais para sua aplicação.

Consigo implantar rapidamente IIoT em minha fábrica?

Sim, as soluções IIoT podem ser implantadas em qualquer fábrica com, pelo menos, equipamentos HART no campo. Além disso, você pode usar a tecnologia sem fio para que seja mais fácil do que soluções cabeadas. O adaptador sem fio pode ser instalado nos equipamentos de campo usando loop de corrente, energia externa ou mesmo bateria.

Você pode escolher o melhor adaptador sem fio para seu aplicativo e integrá-lo a qualquer equipamento na rede sem fio. Também há a possibilidade de escolher entre adaptadores WirelessHART e Bluetooth. Os dois protocolos oferecerão o mesmo nível de informações e você também pode fazer a integração ao Edge Device ou diretamente na nuvem.

Como eu disse, sem fio é a maneira mais confortável e barata de adicionar a nova solução IIoT à sua aplicação. Ela não irá alterar sua estrutura e não afetará o sinal de medição que chega ao sistema de controle.

No entanto, se desejar usar soluções cabeadas, há gateways HART ou mesmo Gateway PROFIBUS responsável por derivar todo diagnóstico do campo.

É essencial compreender quantos equipamentos, a distância entre eles e depois identificar qual integração oferecer os melhores benefícios com menor investimento, uma solução sem fio ou cabeada.

Devo implantar IIoT em toda minha fábrica?

Sim, mas você pode começar pequeno e depois expandir lentamente. Um dos benefícios das Soluções IIoT é o quanto ela é expansível. Isso significa que você pode ter uma pequena rede com 5 equipamentos críticos ou novos equipamento e depois adicionar outros equipamentos à solução.

Ao mesmo tempo, se estiver trabalhando em um novo projeto. Hoje faz mais sentido já usar a tecnologia digital e adicionar essa solução IIoT como parte padrão do projeto. Há inúmeros benefícios para sua aplicação para cada um dos serviços de IIoT escolhidos.

Um bom exemplo é o Netilion Analytics, onde você pode ter uma versão digital idêntica para todos os seus equipamentos na nuvem. Isso irá ajudá-lo a ter mais informações sobre os equipamentos de campo, como a criticidade, a distribuição de ativos por fabricante e a obsolescência do ativo.

Não sei quem disse isso, mas faz todo sentido com todas as novas tecnologias que estão surgindo. Pense grande, mas comece pequeno! Você deve começar pequeno para entender como a tecnologia pode te atender e tornar a vida no campo muito mais fácil.

Qual o custo de aplicar uma solução IIoT?

Se eu responder que o custo dependerá de sua aplicação você vai ficar bravo comigo? A verdade é que dependendo da sua rede, de quanto equipamentos deseja implantar e do tipo de serviço IIoT o custo de aplicação da tecnologia irá variar.

Uma desvantagem é não ser possível dizer o número exato de quanto vai custar porque depende de muitos pontos em sua aplicação. Uma vantagem é que os serviços de IIoT funcionam como uma solução e como um serviço. Isso significa que você se inscreve para um serviço com uma taxa mensal para usar o serviço e para integrar o equipamento na nuvem.

Se desejar ver o custo disso, pode verificar o Netilion Health e dar uma olhada no preço e nas diferenças dentre outras opções que ele oferece. Para completar, alguns serviços têm inscrição gratuita e você pode testá-los e se familiarizar com a forma como a ferramenta funciona e com os benefícios de sua implantação.

Posso usar todos os meus equipamentos de campo em uma solução IIoT Cloud?

Resumidamente, sim, você pode usar qualquer dispositivo após a especificação em sua solução em nuvem IIoT. A solução na nuvem Internet Industrial de Coisas foi desenvolvida para compatibilidade com qualquer marca e equipamento de diferentes fornecedores que sigam a especificação principal.

Ao mesmo tempo, há diferentes serviços de IIoT e é essencial analisar cada serviço, certificando-se de que ele pode ser implantado para qualquer marca. A maioria desses serviços foi desenvolvida para incluir qualquer equipamento que esteja no campo, mas alguns deles são específicos para um tipo particular de equipamento ou de modelo.

Resumindo, os serviços de IIoT podem ser integrados a qualquer equipamento não somente aos equipamentos do fornecedores da solução IIoT. No entanto, você precisa verificar se o serviço que está considerando implantar em sua fábrica é compatível com equipamentos de terceiros ou somente com equipamentos específicos.

A ideia é ter uma plataforma aberta para qualquer fornecedor ou equipamento, mas isso pode demorar. Então, algumas soluções são limitadas a equipamentos específicos até que funcione perfeitamente com qualquer equipamento.

Posso testar gratuitamente antes de fazer a implantação?

Com certeza você pode testar gratuitamente antes de fazer a assinatura do serviço. Uma das principais vantagens dos serviços de IIoT é a possibilidade de testar antes de decidir fazer ou não a assinatura . A versão gratuita oferece todos os recursos do serviço com uma quantidade limitada de equipamentos e outras pequenas coisas, mas você terá uma experiência completa.

É sempre bom experimentar uma nova solução e ver todos os recursos oferecidos, compreendendo como ela pode se adequar efetivamente, certo? Não devemos esquecer que a digitalização é uma realidade e precisamos nos adaptar a ela.

Experimentar um serviço IIoT gratuitamente é um bom começo, então você pode começar pequeno com alguns equipamentos em sua nuvem IIoT. O próximo passo é o grande objetivo de ter toda a fábrica monitorada e conectada. Parece ótimo, não é mesmo?

Agora, gostaria de ouvir você! Você está pronto para a IIoT?

Compartilhe esse artigo na rede social, compartilhe sua opinião e use #Netilion.

Até breve.