A potência do WirelessHART e Bluetooth em sua fábrica #Wirelessislife

Bluetooth ou WirelessHART – qual devo usar? E você? Eles podem abranger a maioria das aplicações e o Bluetooth pode ajudar com a digitalização em pequenas aplicações. Você não acredita? Vamos descobrir como ter o melhor dos dois mundos em um único equipamento.

Agora estamos indo além do princípio de trabalho dos equipamentos sem fio. Depois de mais de 10 anos no mercado, WirelessHART consolidou muitas aplicações e setores industriais no mundo todo.

A comunicação Bluetooth também ganhou espaço em muitas aplicações industriais e tornou-se mais popular no campo. Ela pode ser menos comum que equipamentos WirelessHART, mas o próprio protocolo tem sido parte de nossas vidas por muitos anos, não é mesmo?

Também sabemos que o uso da tecnologia sem fio economiza dinheiro em cabos e instalação complexa. Mas hoje estamos examinando as maneiras que essa solução fornece ideias valiosas sobre suas aplicações, aumentando os benefícios e economizando dinheiro de outras maneiras.

Como você pode imaginar, a tecnologia sem fio é a melhor combinação com os serviços Internet Industrial de Coisas (IIoT). Em apenas alguns passos, você pode conectar sua fábrica a valiosos serviços na nuvem que oferecem ideais importantes.

Interessante, não acha? Vejamos como realmente se tornar digital.

Como você melhora sua fábrica usando produtos sem fio?

O padrão HART/4 a 20 mA ainda tem seu lugar no mercado. Tentar substituir tudo por uma nova rede digital pode ser difícil para a maioria das empresas fazerem tudo de uma vez. Novas redes são melhores para fábricas ou processos novos, mas temos muitas possibilidades de criar uma transição tranquila para as redes existentes.

Provavelmente você está pensando, “Se for complicado e caro, por que estou lendo isso?”  Porque as dificuldades costumam envolver redes cabeadas. Estamos falando de algo totalmente novo quando o assunto é comunicação sem fio.

Por exemplo, o Fieldport SWA50 consegue integrar dados inteligentes de equipamentos analógicos/de campo HART em um sistema de controle ou nuvem. Esse adaptador sem fio é fácil de instalar e não precisa de fonte de alimentação adicional porque usa a alimentação da malha sem interferir com o sinal 4 a 20 mA.

Além disso, você pode instalar um adaptador sem fio em uma conexão cabeada para os equipamentos de campo sem infraestrutura adicional. É possível até mesmo instalá-a remotamente quando necessário.

Esse uso de adaptadores sem fio como o SWA50, pode tornar a modernização de sua fábrica uma solução do dia para a noite – de verdade! Além disso, ter o WirelessHART juntamente com Bluetooth oferece benefícios que não estão disponíveis em adaptadores que usam apenas WirelessHART.

Qual a diferença entre Bluetooth e WirelessHART?

WirelessHART é um protocolo desenvolvido para aplicações industriais. Ele tem uma sólida reputação e sua topologia de malha consegue criar uma rede robusta e confiável para os processos industriais.

Além disso, a interoperabilidade da rede WirelessHART é um fator brilhante que permite ter produtos WirelessHART de várias marcas na mesma rede. O protocolo monitora as aplicações e fornece controles liga/desliga simples. Infelizmente, isso é praticamente tudo o que ele faz, então em muitos casos pode não ser a melhor escolha.

Bluetooth foi desenvolvido para abranger uma ampla gama de aplicações, de componentes eletrônicos do consumidor a processos industriais. Provavelmente você tem um equipamento com recurso Bluetooth perto de você nesse momento, como o seu smartphone.

O protocolo compartilha muitas similaridades com WirelessHART, tornando-o fácil de implementar em aplicações industriais. É claro que há diferentes aplicações, mas as duas redes se complementam e podem trabalhar juntas.

Bluetooth consome menos energia do que WirelessHART mas tem uma faixa de comunicação mais curta; por exemplo, o SWA50 tem uma faixa de até 40 metros com Bluetooth mas até 200 metros com WirelessHART para uma visão clara do site.

Portanto, WirelessHART é perfeito para o monitoramento de seu processo e integração em um sistema de controle, permitindo o acesso remoto usando soluções PAM ou serviços de IIoT. Bluetooth é compatível com comunicação sem fio local para instalar ou monitorar equipamentos e pode ser integrado na nuvem para digitalização.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


Como WirelessHART funciona?

WirelessHART opera a uma frequência de 2,4 GHz, usando um mecanismo de acesso múltiplo com divisão de tempo (TDMA) para sincronizar todos os equipamentos na rede, cada qual comunicando-se com um gateway.

Além disso, o WirelessHART trabalha com uma rede de malha baseada no padrão IEEE 802.15.4. Ele combina dois métodos para garantir confiabilidade e segurança: Espectro Disperso por Saltos de Frequência (FHSS) and Sequência Direta de Espalhamento do Espectro (DSSS).

Os equipamentos podem ter WirelessHART integrado ou você pode equipá-los com adaptadores WirelessHART. Essa última atualizará os equipamentos 4 a 20 mA/HART para instrumentos sem fio.

Como o Bluetooth funciona?

Bluetooth como tecnologia sem fio padrão tem desfrutado de muita popularidade em componentes eletrônicos e computação, mas está se expandindo rapidamente em aplicações industriais. O Grupo de Interesse Especial (SIG) Bluetooth gerencia essa tecnologia.

A tecnologia é padronizada como IEEE 802.15.1 e usa faixas de rádio ISM de 2.402 a 2.480 GHz. Ela é projetada para trabalhar em uma faixa curta para reduzir custos de instalação e uso da energia. Como equipamentos dependentes de classe de potência, as faixas variam dependendo da classe (1 a 4) e da situação.

Por exemplo, um equipamento classe 4 terá uma faixa de comunicação de até 0,5 metros, mas uma classe 1, geralmente para aplicações industriais, consegue se comunicar em até 100 metros. É claro que os equipamentos com faixa de comunicação menor consomem menos potência do que aqueles com faixas maiores.

A comunicação Bluetooth pode ser aberta ou proprietária. Geralmente, você verá comunicação proprietária em aplicações industriais, pois elas exigem altos níveis de segurança. Soluções proprietárias também podem facilitar o acesso e a digitalização e ainda assim fornecer uma boa experiência do usuário.

Bluetooth usa uma arquitetura mestre/subordinado em redes ponto a ponto e de malha (Bluetooth 5). A aplicação industrial do Bluetooth usa uma topologia estrela para comunicação mestre ponto a ponto com equipamentos subordinados.

Para a configuração local e serviços de IIoT, a estrela é mais do que suficiente. Você consegue integrá-la em seu sistema de controle com WirelessHART para maximizar os benefícios da malha.

Posso ter WirelessHART e Bluetooth em um único equipamento?

Sim. Hoje você pode ter o melhor dos dois mundos.

O protocolo WirelessHART é designado para Integração do sistema de controle para coletar medições e sistemas PAM para fornecer comunicação remota e acesso aos diagnósticos localmente ou na nuvem.

Bluetooth é projetado para ser compatível com acesso local. Por exemplo, se você deseja configurar um equipamento ou verificar os status dele usando seu smartphone ou tablet industrial, então o Bluetooth pode ajudá-lo com isso.
Não é possível conectar o Fieldgate SWG70 e o FieldEdge SGC200 simultaneamente. Com WirelessHART, é possível acessar os equipamentos usando comunicadores Bluetooth, como Field Xpert ou o aplicativo SmartBlue.

Imagine que você tem uma pequena aplicação e deseja usar um serviço IoT Industrial, como o Netilion. Os equipamentos Bluetooth, juntamente com um equipamento Edge, são o caminho a seguir. Simples, barato e potente, eles oferecem muitas informações sobre seus processos.

Por exemplo, o novo Fieldport SWA50 da Endress+Hauser permite que você acesse os benefícios WirelessHART e Bluetooth ao mesmo tempo, tornando a digitalização simples de implantar em sua fábrica.

E é claro, se você tem uma pequena aplicação onde deseja usar apenas Bluetooth, o Fieldport também pode se comunicar rigorosamente com Bluetooth.

Onde posso usar meus produtos WirelessHART com Bluetooth?

Além de economizar dinheiro na coleta de dados do campo, a comunicação sem fio facilita enviar esses dados para a nuvem para oferecer ideias reais para sua fábrica.

Um exemplo e o seu monitoramento de estado da instrumentação. Você pode rastrear seus equipamentos em tempo real na nuvem e o serviço monitoramento de estado Netilion fornece ideias sobre a condição da sua instrumentação.

Essas ideias permitem criar melhores planos de manutenção para evitar paradas não planejadas e elevar a manutenção de corretiva para preditiva. Tudo é usado junto de forma simples e segura.

Ou imagine que você quer configurar um equipamento de campo. Ao invés de usar seu modem HART ou outra interface tradicional, você pode usar seu Bluetooth para configurar tudo usando seu smartphone ou um tablet industrial, como o Field Xpert SMT70.

Por fim, vamos falar em serviços de monitoramento baseados em nuvem. Se você quer um monitoramento flexível para muitas aplicações como nível e vazão, os serviços de IIoT como Netilion Value podem fornecer uma maneira elegante de acessar todos os seus valores de qualquer lugar em que esteja.

Inúmeras aplicações podem usar WirelessHART e Bluetooth juntos, mas podemos ver mais opções da próxima vez que nos encontrarmos, se você quiser. Basta enviar uma mensagem e me dizer sobre o que gostaria de saber mais.

E, é claro, se aprendeu algo útil nesse artigo, compartilhe-o com seus colegas na rede social usando o hashtag #Netilion. Proteja-se e até breve!