Como gerenciar uma equipe de manutenção

Todos os líderes de equipe devem proteger, gerenciar e contar com suas equipes para que elas possam manter os sistemas em operação e enviar relatórios de desempenho perfeitos para seus chefes. Não importa se você trabalha no financeiro ou na produção, é sempre um desafio.

Então o que é importante em relação ao gerenciamento de uma equipe de manutenção? Simples: a manutenção mantém a produção operando. Se algo acontecer, a manutenção precisa agir – em um sábado ou às 3 horas da manhã. – e providenciar soluções rápidas. Sendo assim, você precisa gerenciar corretamente o desempenho da sua equipe para ajudar toda a empresa e sua equipe.

Como gerenciar uma equipe de manutenção – uma pergunta crítica

É claro que não precisamos dizer como você deve fazer o seu trabalho. Você tem um sistema sólido para gerenciar uma equipe de manutenção e executar os processos necessários. No entanto, algumas adaptações podem melhorar o desempenho da equipe chegando a um nível impressionante e temos algumas sugestões que podem ajudar.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


É importante pensar em melhorias regularmente, porque as coisas mudam inevitavelmente, então o que funcionou perfeitamente hoje pode não funcionar tão bem amanhã e nem mesmo funcionar. Ainda que você não implemente nenhuma mudança imediatamente, deve sempre pensar em mudanças para estar pronto quando for necessário. E o tempo virá.

Transforme sua equipe de manutenção de localizadores de falhas em líderes analíticos

Sejamos honestos. Geralmente os técnicos de manutenção não são vistos como os heróis que são. Eles aparecem e salvam o dia, concorda? Infelizmente, as pessoas que eles salvam costumam associá-los com problemas de instrumentação e interrupções de processo. Para mudar essa percepção, é preciso mudar sua própria visão do trabalho.

Os departamentos de manutenção atuais podem cuidar de mais do que simples equipes de reparo. Em vez de entrar em ação depois que eventos inesperados acontecem, você pode se tornar proativo e orientar a otimização dos equipamentos e processos.

Como gerente de manutenção ou de confiabilidade, você pode ver você mesmo e a sua equipe como líderes analíticos para modernização da fábrica. Essa mentalidade é a base mais promissora para gerenciamento de uma equipe de manutenção e para motivação de alto desempenho.

Transforme manutenção em inovação

As ferramentas digitais facilitam muito o monitoramento do que acontece e a previsão do que pode acontecer, dando a você e à sua equipe uma função ativa na fábrica. À medida que coleta e analisa os dados de seus instrumentos (com algo como o Netilion Analytics), é possível comprar equipamento crítico antes que eles morram.

E com o rastreamento online da condição de seus ativos (como com o Netilion Health), você prepara os membros de sua equipe com o conhecimento de que precisam para agilizar a localização de falhas e talvez até evitar paradas não planejadas. Quanto mais proativo o trabalho se torna, mais você e sua equipe assume a função de inovadores.

Para gerenciar uma equipe de manutenção usando essa nova mentalidade, você pode começar definindo sua missão, visão e valores juntamente com sua equipe. Isso reforça o espírito de equipe tornando todos necessários e ouvidos. Depois que você for além da meta antiga de corrigir o que está quebrado, pode melhorar a empresa e seu departamento e processos.

Como gerenciar uma equipe de manutenção – transição da teoria para a prática

Embora tudo isso soe muito bem na teoria, é preciso provar para seus chefes que você sabe como gerenciar uma equipe de manutenção desse estilo. O que pode ajudar a realizar seus novos objetivos nas tarefas diárias e nos relatórios trimestrais?

O primeiro ponto na lista de qualquer gerente de equipe é a reunião diária. Não importa se você chama de reunião, se todos ficam de pé ou agrupados, você sabe que precisa passar dez minutos todos os dias para descobrir o que está acontecendo, o que ainda precisa acontecer e quem precisa fazer isso.

Se você trabalha em turnos, uma reunião por equipe de turno geralmente costuma funcionar bem. Quando os cronogramas do turno se sobrepões, você tem uma ótima oportunidade para que as duas equipes estejam na reunião para a troca de turno: o que a primeira equipe concluiu ou iniciou e o que a próxima precisa observar?

Mesmo uma conferência por telefone pode ajudar, se você tiver problema para conseguir que todos estejam no mesmo lugar ao mesmo tempo. O esforço é menor e o efeito é significativo, especialmente se ela for breve e focada.

Transparência e comunicação são essenciais para o gerenciamento da equipe de manutenção

Quando você pensa nos erros do passado, você acha mesmo que eles aconteceram devido à incompetência? Ou eles aconteceram porque alguém tentou uma ação, da melhor maneira possível, mas não tinha todas as informações necessárias?

Essa falta de informação pode ser a diferença entre operar dentro do cronograma ou perder dinheiro da empresa. Um técnico no turno diurno não sabe como a equipe da noite solucionou um problema porque ninguém documentou. E quando foi a última vez que a calibração foi feita? Ninguém consegue encontrar o protocolo de calibração. Você pode ver o que estou querendo dizer.

A tecnologia digital ajuda enormemente a manter as informações atualizadas e disponíveis para todos. Uma das melhores opções é um serviço digital que todos pode acessar de qualquer lugar e que atualiza o conteúdo em tempo real.

Pense em como você poderia fazer as coisas rapidamente se todos os membros da equipe pudessem ver o último protocolo de calibração ou o relatório de reparo. Um serviço de gestão de arquivos digitais como o Netilion Library facilita o gerenciamento das tarefas de dados da equipe de manutenção.

Como um serviço digital pode ajudar a gerenciar uma equipe de manutenção?

Sim, gostaria de recomendar que você usasse um serviço digital para auxiliar sua equipe e os processos. É verdade, nós gostamos de palavras novas como digitalização e IIoT, mas também acreditamos fortemente que um sistema como o Netilion oferece inúmeros benefícios para máxima eficiência.

O Netilion Ecosystem é um serviço multi-usuário que permite que vários usuários acessem todos os dados necessários com apenas uma assinatura. Você pode equipar toda sua equipe com o Netilion! Basta escolher as opções que funcionam melhor para sua situação e os membros da sua equipe podem se concentrar em seus trabalhos.

Os vários serviços no Netilion Ecosystem têm inúmeras vantagens – gestão de obsolescência, verificações de condição de estado, monitoramento de dados de processo e mais. Para o gerenciamento de sua equipe de manutenção e melhoria do próprio trabalho da equipe, o serviço de gestão de arquivos Netilion Library será perfeito.

Ter todos os documentos da instrumentação de uma fábrica em um local permite que a equipe visualize os documentos a qualquer momento e em qualquer dispositivo (computador, smartphone, tablet). Para isso, basta ter acesso à Internet. Isso facilitará a comunicação como um todo porque todos podem ver a mesma informação.

Outra vantagem do Netilion Library é que ele é mais simples do que um servidor de arquivo. Otimizado para uso industrial, ele contém as versões digitais idênticas dos ativos em sua fábrica, com todos os documentos apropriados anexados a cada ativo que precise deles. Portanto, você não precisar criar e manter uma estrutura de pedidos complicada. Todos saberão exatamente onde encontrar e salvar os arquivos.

Como o Netilion Library ajuda a gerenciar sua equipe?

Um serviço de gestão de arquivos digitais faz mais do que ajudar os membros da equipe com suas tarefas operacionais. Ele também ajuda os líderes a acessar o status quo of do trabalho da equipe. É claro que não estou falando em microgerenciamento, mas se você precisar de uma perspectiva clara do que está acontecendo, terá essas informações ao seu alcance.

Além disso, outros Netilion Services como Netilion Health ou Netilion Analytics ajudam a avaliar o status dos seus equipamentos e processos. Ter uma visão geral das condições de estado e disponibilidade de seus ativos permite a você desenvolver e refinar uma estratégia de manutenção proativa.

A digitalização é uma ferramenta eficiente para acelerar o seu desenvolvimento da sua função e o da sua equipe na fábrica. Deixe o Netilion mostrar a você como gerenciar uma equipe de manutenção que está à frente dos problemas ao invés de levarem a culpa quando eles acontecem.