Leia esse artigo antes de comprar um sensor para monitoramento de remoto de nível

O monitoramento de remoto de nível apresenta vários desafios, da instalação à configuração dentre outros. Os sensores de radar IIoT atuais oferecem uma lista de benefícios sólida para aplicações remotas, desta forma você tem acesso remoto e monitoramento de nível eficiente onde quer que esteja.

Encontrar o sensor certo para uma aplicação de monitoramento de remoto de nível pode ser uma tarefa desafiadora. Acredite em mim, eu sei. O mercado está cheio de tecnologias e marcas. Eu sei também que embora a medição de nível não seja uma ciência espacial, a escolha incorreta pode resultar em milhares de dores de cabeça diferentes.

Cada aplicação tem suas particularidades e você precisa ter todos os detalhes claros para encontrar o sensor de nível correto. Além disso, ela precisa ser integrada ao sistema de controle ou, pelo menos, oferecer acesso ao histórico e aos dados atuais.

Hoje vamos desmistificar o processo de dimensionamento de um bom transmissor de nível para seu monitoramento de remoto de nível. Vejamos algumas informações básicas e avançadas sobre esse tópico.

Tipos de monitoramento de remoto de nível

Aplicações remotas podem usar os mesmos sensores de aplicações de controle padrões, mas a estrutura instalada pode causar dor de cabeça. Você pode localizar os sensores de nível sem fio por toda internet que usam princípios de trabalho diferentes e tecnologia da comunicação, como esses:

· Transmissor de nível ultrassônico

· Chave de nível tipo boia

· Chave de nível de capacitância

· Transmissor de nível tipo radar

Como sempre, todas as opções têm prós e contras, então você precisará analisar sua aplicação para ver qual atende melhor. Ainda assim, uma dessas opções pode funcionar em muitos tipos de aplicação para oferecer uma medição confiável com muitos recursos digitais.

Então vamos ver os benefícios dos equipamentos de nível tipo radar IIoT e o quanto é interessante ter uma opção sofisticada e acessível para monitoramento de nível.

A diferença entre monitoramento e controle

A maioria das soluções de monitoramento tem o que chamamos de malha aberta. Isso significa que o sensor de campo responsável pela medição do valor de processo envia os dados para o software de supervisão ou para o sistema de controle, o qual exibe e armazena esses dados. Uma aplicação de monitoramento não tem valor de referência ou comando de um elemento final, como uma válvula de controle, para executar uma malha de controle.

Uma aplicação de controle também tem um sensor de campo que mede e envia os dados para o sistema, mas aqui o sistema tem um valor de referência para a aplicação. Ela compara o valor de processo em relação ao valor de referência e age com um elemento final para corrigir o valor de processo, se necessário.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


O elemento final pode ser uma válvula, bomba ou outro instrumento desse tipo para atuar diretamente no processo, aumentando ou diminuindo a valor até que ela atinja o valor de referência.

Uma aplicação de monitoramento tem um nível de complexidade mais baixo do que uma aplicação de controle. Em uma solução de monitoramento, você deve medir o valor de processo regularmente e armazenar esses dados. Geralmente, você encontrará limites para os valores mínimo e máximo também na aplicação.

Quais os desafios no monitoramento de remoto de nível?

Por exemplo, considere uma aplicação de monitoramento de nível IBC, onde os contêineres estão sempre se movendo do Ponto A para o Ponto B e o local não possui um controle local. Neste caso temos quatro desafios relevantes a serem considerados quando você quer encontrar o melhor monitoramento de remoto de nível.

Valor

Para aplicações de monitoramento, a maioria dos usuários quer uma solução barata porque é apenas monitoramento. Porém, na maioria dos casos, eles estão controlando matéria-prima e consumíveis, afetando diretamente os números.

Se a sua opção barata não tiver precisão, provavelmente você vai se arrepender. Em vez disso, considere o novo transmissor de nível tipo radar de baixo orçamento. Ele oferece alta precisão para aplicações de monitoramento a um preço acessível, tornando-o uma opção sólida para ser implantada.

Fonte de alimentação

Em aplicações onde tanques IBC estão sempre se movendo, você vai querer um sensor de nível alimentado por bateria. Isso economizará tempo, dinheiro, e complicações cm cabos ou outras estruturas de instalação.

Porém, isso torna a vida útil da bateria um ponto crítico. Como usuário, você não vai querer trocar a bateria toda semana, não é mesmo? É essencial ter um equilíbrio entre a vida útil da bateria e a taxa de atualização nesse tipo de aplicação e os novos radares IIoT no mercado pode oferecer esse benefício.

Comunicação remota

E se você descobrisse que alguém está configurando o equipamento incorretamente, mas o equipamento está muito longe de você? Não tire sarro; isso pode acontecer. A habilidade de configurar o equipamento de qualquer lugar a qualquer hora é crítica para o monitoramento remoto.

Os novos sensores de nível IIoT oferecem configuração simples e monitoramento dos seus equipamentos de campo, onde quer que estejam instalados. O uso de conectividade como NB-IoT, LTE-M ou 2G permite acessar e configurar seus equipamentos remotamente. Muito legal, não é mesmo?

Coleta de dados

Aplicações remotas em conexões de sistema de controle costumam implantar uma aplicação autônoma. Atualmente, vivemos na era da nuvem, onde é mais simples e eficiente aplicar uma solução baseada em nuvem, dessa forma você pode ter acesso a todos os valores de processo e configurações, depois integrá-los a outras soluções.

Por exemplo, o Netilion Value e o Netilion Inventory são serviços excepcionais que trabalham junto com o Micropilot FWR30 um sensor tipo radar IIoT. O Netilion oferece uma interface do usuário excelente na área de trabalho e experiência do usuário móvel e otimizada, para um uso tranquilo.

Por que devo usar equipamentos tipo radar IIoT ?

No mercado, você pode encontrar uma variedade de princípios de trabalho e autônomos. Os sensores tipo radar IIoT oferecem tecnologia de alto nível para todos os tipos de aplicações, tornando-os acessíveis e fáceis de implantar.

Além disso, os equipamentos tipo radar IIoT oferecem medições sólidas confiáveis, de alta precisão e estáveis. Eles são uma opção bem fácil na maioria dos casos; O radar IIoT com um serviço baseado em nuvem é uma solução de última geração para aplicação de nível remota .

Se aprendeu algo útil nesse artigo, compartilhe-o com seus colegas na rede social usando a hashtag #Netilion.

Proteja-se e até breve!