Sensores de nível de radar IoT Industrial em tanques de granel intermediários (tanques plásticos móveis)

Soluções baseadas em nuvem facilitam o monitoramento de nível; você consegue configurar um novo radar IIoT em minutos e acessar todos os seus dados imediatamente.

Ao pensar em sensores de nível para tanque plásticos móveis, um sensor do tipo radar nunca vem à mente imediatamente, não é mesmo? Provavelmente porque um transmissor de nível tipo radar custa mais do que um transmissor de nível ultrassônico.

Mas agora você pode pular as soluções de nível mecânicas e ultrassônicas. Os sensores de nível tipo radar acessíveis como o Micropilot FMR10 e FMR20 inovaram, democratizando a tecnologia de radar para mais aplicações do que nunca.

Chega de brigar para ajustar equipamentos de nível mecânicos em seu processo porque eles cabem no orçamento. Agora, você pode solucionar esses desafios facilmente com nossos radares de baixo custo!

No lado IoT (Internet das Coisas) da vida, muitos cenários oferecem desafios de aplicação antigos e novos. Então hoje vou reservar um momento para dizer tudo o que você precisa saber sobre o uso de sensores de nível tipo radar IIoT para contêineres a granel imediatos (IBCs), também conhecidos como tanques plásticos móveis.

Pronto? Vamos começar.

O que é um IBC?

IBCs funciona como contêineres reutilizáveis para produtos químicos, grãos, líquidos e mais. Sim, um de seus ativos é flexibilidade; você pode usá-los para qualquer coisa, de líquidos a granel a produtos granulados em vários setores industriais.

IBCs são instalados em paletes assim podem ser transportados ou empilhados com facilidade. A parte “intermediária” do nome significa que eles se enquadram em tamanho entre tambores e tanques, com um volume médio de 275 e 330 galões.

Contêineres a granel intermediários costumam ser feitos de plástico como polietileno (PE) ou polietileno de alta densidade (HDPE). É por isso que eles também costumam ser chamados de tanques plásticos móveis. Em geral, eles oferecem excelente custo benefício para armazenamento e transporte de materiais dentro e fora da fábrica.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


Quais são os principais desafios dele?

IBCs podem apresentar desafios para o monitoramento eficiente do estoque. Na maioria das vezes, os funcionários da fábrica têm que verificar manualmente o conteúdo e os valores no IBCs.

Mesmo que você use um sensor de nível, você precisa de uma solução local; conectando-o à sua rede e obtendo uma medição local. E muitas aplicações usam sensores de nível mecânicos (como bombas flutuantes) que precisam de uma estrutura em particular para que funcionem corretamente.

Sem falar que quando o tanque deixa o IBC, não é mais possível monitorá-lo até que ele retorne. Sendo assim, ter essas lacunas em seu monitoramento complica seu estoque e gerenciamento do produto.

Mas tenho boas notícias! A tecnologia de radar que temos hoje permite o monitoramento constante independente do IBC precisar ser movido ou não. Melhor ainda, é possível instalar esses equipamentos fora do tanque, reduzindo as limitações em estrutura e fornecendo informações para qualquer lugar, a todo momento.

Como você mede o nível em um IBC?

Uma das melhores maneiras de monitorar com precisão os níveis em seus tanques plásticos móveis é usando sensores de nível de radar. Como disse antes, a tecnologia de radar melhorou a ponto de ser possível usá-la em muito mais aplicações com um custo mais baixo do que antes.

Devido ao seu princípio de operação, os transmissores de nível tipo radar conseguem medir através de materiais não condutivos, como a maioria empregada nos IBCs. Conectar os seus sensores na parte externa facilitará a instalação e ao evitar o contato com o produto fará com que os equipamentos durem mais. Todos saem ganhando!

IIoT Radar Micropilot FWR30

Um sensor de nível tipo radar a uma frequência de transmissão de 80 GHz pode criar um ângulo de feixe centralizado, dependendo do tipo de antena usada. Esse ângulo permite instalar o sensor em um pequeno recipiente e oferece boa precisão das medições.

Como os sensores de nível IoT Industrial podem ajudar?

Já ouviu falar nos sensores de radar IoT? Tenho certeza que sim. Transmissores de radar IIoT, como o Micropilot FWR30 da Endress+Hauser, são o mais novo tipo de sensor de nível compacto do mercado.

Esse radar IIoT é facilmente instalado fora de um IBC e se move juntamente com ele. Como o sensor usa energia da bateria e comunicação sem fio, você pode transportar o IBC para qualquer lugar que tenha acesso à internet e ainda recuperar dados constantemente.

Também é possível rastrear esse equipamento localmente, configurar os limites mín./máx. e receber alertas se os dados mudarem. E por ele usar a frequência de 80 Ghz, você pode instalar esse radar IoT facilmente em pequenos contêineres para medições mais confiáveis.

Onde a nuvem se encaixa?

Os sensores IoT baseadas em nuvem como o FWR30 permitem configurar o equipamento na nuvem em apenas alguns poucos passos. Depois você consegue acessar todos os seus dados usando seu celular, notebook ou tablet. Além disso, os serviços como Netilion Value têm recursos excelentes como um painel, histórico, mapa, notificações e mais.

Netilion Value
Soluções baseadas em nuvem facilitam o monitoramento de nível; você consegue configurar um novo radar em minutos e acessar todos os seus dados imediatamente. E o melhor, não é necessária muita infraestrutura como os sensores de nível tradicionais.

A comunicação sem fio e a alimentação por bateria oferecem liberdade dentro da fábrica e reduzem custos de estrutura. Quer testar uma interface baseada em nuvem e ver como o monitoramento pode ser eficiente? Então experimente o Netilion Value gratuitamente e descubra todo potencial em suas soluções de monitoramento.

Se gostou desse artigo, compartilhe-o em sua rede social usando a hashtag #Netilion.

Até mais!