6 dicas incríveis para começar a usar IIoT em sua fábrica!

Estamos em 2023 e você precisa começar a usar tecnologia digital em sua fábrica, não há alternativa. Então vamos demonstrar como tornar isso uma realidade!

No início de dezembro, praticamente todo mundo reserva um tempo para refletir sobre suas conquistas, depois definem objetivos para o ano subsequente. Algumas pessoas fazem até alguns pequenos rituais para trazer sorte. Agora, fala a verdade: Qual sua simpatia da sorte para o ano novo? Não se preocupe, não vou contar para ninguém.

Eu começo! Eu venho de uma ilha onde as pessoas pulam ondas para trazer sorte para o ano novo. OK, eu não faço isso e estou contente porque onde more agora não há ondas. Consegue imaginar como seria triste se eu acreditasse nesse ritual?

Piadas à parte, precisamos fazer as coisas acontecerem e posso sentir que em 2023, você usará tecnologia digital em seu trabalho. Esse ano, você finalmente começará o projeto de implantação da Internet Industrial de Coisas (IIoT) em sua fábrica. Adivinha? Estou aqui como facilitador para fazer isso acontecer.

Então vejamos seis dicas incríveis que darão início à solução IIoT – e à revolução! – em sua fábrica. Você vem comigo? Vamos lá!

1 – Mesmo que toda sua fábrica seja analógica, você ainda pode torná-la mais robusta com algumas adições estratégicas.

Sempre gosto de dizer que o 4 a 20 mA ainda é o rei e o motivo é claro. Todos conhecem a tecnologia e você pode dizer com facilidade se um equipamento está funcionando ou não.

Além disso, você pode obter informações digitais localmente sobre o estado do equipamento. A maioria das aplicações analógicas tem pelo menos um equipamento de campo HART inteligente. Já expliquei que não há diferença entre um sensor de campo digital e um sensor de campo HART.

Você pode ler mais sobre o assunto em "Tudo o que você precisa saber sobre o Protocolo de comunicação HART e a Internet Industrial de Coisas."

Porém, você está obtendo o máximo desses sensores de campo inteligentes? Não se preocupe, há duas maneiras simples de obter todos os seus dados e fazer com que eles trabalhem para você. Primeiro, você pode usar um adaptador WirelessHART para coletar os dados em paralelo sem afetar o sinal analógico.

Uma rede WirelessHART é um investimento de baixo custo que também permite começar pequeno e expandir muito ou pouco, conforme desejar. Depois, você pode conectar o gateway WirelessHART a um equipamento edge para conectar sua rede à nuvem.

Usando uma comunicação segura entre o campo e a nuvem, você pode escolher serviços que façam sentido para sua aplicação, como o Netilion Health ou o Netilion Analytics.

A outra possibilidade é usar um gateway HART, como o Fieldgate SFG250. Você também pode puxar os dados HART usando uma conexão com cabo e depois integrar os seus equipamentos de campo à nuvem com um equipamento Edge.

Independente do que selecionar, não é necessário substituir toda a instalação. Basta adicionar esses equipamentos para coletar os dados relevantes do campo e fazer com que trabalhem para você.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


2 - Pare de ver sua rede PROFIBUS como analógica!

Acredite ou não, muitas fábricas nunca conseguiram os benefícios reais de suas redes PROFIBUS. Provavelmente, esse triste descuido acontece devido à mentalidade, onde as pessoas pensam que é mais fácil corrigir um problema do que evitar que ele aconteça.

Além disso, as soluções tradicionais não têm uma boa interface do usuário. As vezes, as soluções PROFIBUS podem tornar as coisas mais difíceis do que o necessário, mas não se preocupe. Há outra opção para quem pode ganhar com essa categoria.

Graças aos equipamentos IIoT, você pode ter uma ótima experiência do usuário e melhorar sua manutenção. Com um gateway como o FieldGate SFG500, trabalhando com um mestre Classe 2 na rede, você pode coletar todas as suas informações de diagnóstico.

Também podemos conectar o gateway a um equipamento Edge e conectá-lo o campo à nuvem com segurança. Em apenas alguns cliques, você torna seus equipamentos acessíveis aos serviços baseados em nuvem IIoT como o Netilion.

Agora você pode desfrutar de uma interface amigável para o usuário e conectar todos os equipamentos em rede. E o melhor, você pode usar todas as informações para melhorar sua manutenção e atingir novos níveis de produtividade. Confira esse artigo "O que é manutenção prescritiva (RxM) e como se preparar para ela?" para saber mais sobre essas possibilidades.

3 - Comece pequeno, aprenda e depois expanda.

Já sabemos que as soluções IoT podem melhorar nossa vida, mas talvez alguns exemplos possam fazer essa realidade parecer muito distante da sua. Eu entendo. As vezes a mudança acontece lentamente para a indústria de automação de processo.

Mas e se eu dissesse que não precisa ser assim? Você não precisa mudar tudo de uma vez; pode modernizar peça a peça em sua fábrica até que tenha um ambiente de trabalho totalmente digital.

Escolha uma aplicação onde deseja mais informações sobre estado, dados, valores etc. Depois, aplique uma solução IIoT a um pequeno segmento, como um projeto piloto para saber mais sobre o serviço e como ele beneficia sua aplicação. Se você gostar da maneira como um segmento começa a funcionar, poderá adicionar outros equipamentos à sua solução na nuvem gradualmente.

4 - Informação é o segredo.

Quanto mais você conhecer e compreender, melhores são as chances de tomar boas decisões e melhorar o desempenho em todos os tipos de áreas. Quero dizer, basta olhar para a indústria de usáveis, cheia de equipamentos para fornecer dados sobre nossa saúde.

Quando você tem mais informações sobre os processos em sua fábrica, pode armazenar peças de reposição corretamente, agendar mudanças dentre outras coisas. Também pode ter acesso mais rápido a toda documentação sobre seus equipamentos de campo, como manuais técnicos, certificados de calibração e relatórios.

Ter um manual ou relatório na palma da sua mão em vez de no fundo de um armário economiza tempo quando algo acontece.

Gerenciar todas essas informações é fácil com os serviços de IIoT em sua fábrica. Você pode popular seu banco de dados de diversas maneiras e toda sua equipe terá acesso à documentação e à visão geral da sua fábrica.

5 - Solução como serviço pode ser melhor do que você imagina.

Estamos todos acostumados a comprar uma solução ou produto e nos apropriarmos deles e entendo por que algumas pessoas podem se sentir um pouco desconfortáveis pagando por algo que eles nunca podem ter. No entanto, muitas soluções digitais agora vêm como “solução como serviço” (SaaS), então vamos reformular um pouco essa ideia.

Com SaaS, você se inscreve para um serviço e paga por ele mensal ou anualmente, como TV a cabo ou Spotify. Os serviços de IIoT oferecem uma abordagem similar, onde você se inscreve para um serviço para ter acesso a ele. Embora o mercado ainda esteja aprendendo os detalhes do SaaS, você como cliente ainda pode se beneficiar.

Como? Bem, você não gosta do serviço e o cancela, assim como faz com a Netflix ou Amazon Prime. Você não vai ficar com uma solução que realmente não funciona para você. O conceito SaaS nos permite testar novos serviços sem se sentir preso em uma escolha.

6 – Encontre os itens gratuitos!

Assim como muitos outros serviços, vemos agora serviços de IIoT que oferecem testes gratuitos, o que é incrível. Você quer conferir como ele se parece e experimentar um pouco, não é mesmo? Poderá fazer isso com serviços como Netilion e muitos outros.

Não gostaria de experimentar uma dessas ideias? Que agora seja o ponto da virada, onde você usará a tecnologia digital e nunca mais olhará para trás.

Se gostou desse post, lembre-se de compartilhá-lo em sua rede social usando #netilion

Veja você no lado digital!