6 exemplos de soluções de monitoramento IoT Industrial – ideias novas para torná-lo digital!

Todos querem sistema de monitoramento mais baratos, mais inteligentes e mais eficientes. Os serviços de monitoramento IIoT podem oferecer acesso seguro aos seus valores de processo a qualquer momento e de qualquer lugar.

Que legal ver você por aqui mais uma vez! Hoje, tenho mais dicas para ajudá-lo a finalmente se tornar digital, mas primeiro, vamos revisar o que vimos na semana passada.

Falamos sobre equipamentos IoT Industrial nativos já disponíveis no mercado. Você verá que esse tipo de equipamento baseado em nuvem está cada vez mais popular na automação, então é preciso se manter atualizado. Veja aqui o link para o artigo: Sensores de nível de radar IoT Industrial em tanques de granel intermediários (tanques plásticos móveis).

Talvez esteja se perguntando se realmente precisa substituir toda sua instrumentação para finamente usar IoT Industrial . Você está certo, não é preciso fazer isso. Hoje mostrarei algumas oportunidades de começar uma aplicação IoT.

Os serviços de IIoT são aplicáveis a vários cenários, do monitoramento de estado à gestão de documentação inteligente. E agora você consegue monitorar os valores de processo de qualquer lugar com os produtos prontos para IoT e mesmo os produtos ainda não compatíveis com IoT usando um truque ou dois.

Hoje, veremos como os serviços de monitoramento IIoT podem tornar suas aplicações muito mais eficientes. Fique por aqui e aprenda mais!

Monitoramento oferece ótimas oportunidades de testar a IIoT

Na verdade, as aplicações de monitoramento costumam ser a melhor maneira de testar todos os tipos de novidades. Descobri isso quando costumava cuidar de produtos sem fio em processos durante todo o tempo.

Quando você tem uma nova tecnologia, precisa testar sua confiabilidade em aplicações reais e em diferentes segmentos antes de torná-la sua opção padrão. Para isso, muitas empresas criam projetos pilotos para aprender mais sobre a tecnologia antes de adotá-la em grande escala.

As aplicações de monitoramento oferecem menos risco do que as aplicações de controle, tornando-as o local ideal para começar.

É claro que ninguém quer soluções de monitoramento instáveis, mas todos gostam de melhorias, então os clientes gostam de testar a tecnologia repetidamente em todos os segmentos. Uma nova solução precisa passar por variáveis e usos suficientes antes que se torne uma opção comum no mercado.

Portanto, as aplicações de monitoramento podem ser uma maneira rápida de testar serviços de IIoT, como o Netilion Value, onde você pode acessar seu valor primário (PV) a partir de seus equipamentos de campo, sem falar em desfrutar de vários outros recursos. Isso torna sua aplicação de monitoramento mais eficiente do que outras soluções padrões do mercado.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


Monitoramento de nível simplificado

Lembro de uma solução que apliquei a um processo em uma fábrica de produtos químicos. Os operadores precisavam de uma maneira simples e segura de monitorar seus níveis de ácido sulfúrico. Eles queriam ver o valor de uma boa distância para evitar o risco de queimadura por ácido ao verificar o nível manualmente.

Usamos sensores de nível de radar com comunicação WirelessHART que tinham um display local para os operadores. Um sistema SCADA sairia muito caro, então o cliente escolheu visualizar os valores no navegador de rede da Fieldgate WirelessHART.

Hoje, com o avanço da IIoT, o mesmo cliente pode pagar a configuração de um sistema de monitoramento e coletar todos os dados de qualquer lugar usando telefone, tablet ou notebook.

Além do custo, os serviços de monitoramento IIoT como Netilion Value oferecem uma comunicação segura com a nuvem e acesso a vários recursos como arquivos e mapas de equipamentos.

O monitoramento de nível com WirelessHART ou gateways HART são passos fáceis de começar seu sistema de monitoramento IoT Industrial.

Monitoramento de temperatura

Como o monitoramento de nível, a medição da temperatura fornece muitas oportunidades de obter amostrar de serviços de monitoramento IoT. Muitas aplicações em vários setores industriais precisam de sensores de temperatura por toda fábrica.

Uma vez enfrentei um desafio real em uma empresa de metais onde a alta temperatura danificava consistentemente os cabos dos equipamentos. WirelessHART corrigiu esse problema, mas os operadores podiam ver os valores somente a partir da sala de controle.

Hoje, a IIoT melhora esses tipos de aplicações oferecendo outros meios de acesso aos valores de processo. Também é possível receber notificações, verificar tendências e revisar outras informações importantes sobre sua solução de monitoramento de temperatura.

Enquanto os dados ainda vão para o sistema SCADA, você também pode acessá-los remotamente usando seu telefone ou tablet.

Monitoramento da qualidade da água

Em uma fábrica de alimentos e bebidas, você tem muitos pontos onde deve verificar a qualidade da água. Usando comunicação sem fio entre os equipamentos e integrando todos os dados na nuvem, é mais fácil verificar todos eles de uma vez.

Se um ponto de medição estiver longe ou tiver pouca estrutura, então uma solução de sistema inteligente pode ajudar. Mesmo na fábrica, onde é fácil coletar os dados, a comunicação sem fio ou HART conectada a um equipamento Edge pode oferecer acesso fácil ao valor do processo.

Portanto, a qualidade da água é mais uma excelente oportunidade para começar com a IoT em sua fábrica e compreender como sua implantação é rápida, a interface é simples e a sua eficiência geral. E, é claro, você pode puxar qualquer informação de que precise a partir do SCADA tradicional ou remotamente.

Monitoramento de pressão

Juntamente com a temperatura, a pressão é um dos princípios de medição mais comuns em vários setores industriais. Alguns equipamentos de pressão, a maioria mecânica, não fazem nada além de medir a pressão localmente, nem mesmo fazem parte de uma malha de controle.

Nas indústrias de mineração, a comunicação WirelessHART tornou-se popular pelo monitoramento de pontos de pressão em várias fábricas e algumas dessas fábricas são grandes. Em minha experiência com tais projetos, a distância torna um desafio verificar esses dados.

O uso da WirelessHART é muito simples para o envio de informações para um equipamento Edge que as envia para um ambiente em nuvem protegido. Isso significa que em qualquer lugar de uma grande fábrica de mineração, você consegue acessar os valores de pressão e seus históricos, além de receber notificações se eles atingirem os valores mín. ou máx.

Monitoramento de vazão

Quase sempre gostei de lidar com sistemas de monitoramento de vazão. Um dos meus casos envolveu uma empresa de alimentos onde os operadores queriam monitorar o gás natural fornecido por outra empresa.

Fornecemos um medidor de vazão Coriolis com um sistema de painel solar, porque a estrutura do medidor de vazão não tinha a energia necessária. Fizemos a conexão com ele usando WirelessHART, enviando todos os dados para um coletor de dados.

No entanto, quando os operadores queriam ver a vazão de gás enviada pelo medidor de vazão mássica, precisavam ir até o coletor de dados para verificá-la. Hoje, uma maneira mais simples de obter essa informação seria coletar esses dados em uma nuvem IIoT e exibi-la em um ambiente de rede seguro.

Os equipamentos HART fornecem até quatro valores, então você precisa verificar quantos você pode ter na nuvem e configurá-los corretamente, dependendo de suas especificações.

O serviço de monitoramento IIoT nesse caso deu mais flexibilidade de acesso ao valor de processo, bem como notificações mín./máx. na nuvem, além do histórico de medição.

IIoT fácil

Há sistemas de monitoramento em todos os setores industriais. Com os equipamentos IIoT como comunicação WirelessHART e gateways HART, você pode integrar seu valor de processo na nuvem e ter essa informação a qualquer hora e em qualquer lugar.

Além disso, é possível dividir essas informações com outro sistema e ter o melhor de dois mundos. Acesso simples e redundância ao seu alcance. O que mais você poderia desejar?

Se gostou desse artigo, compartilhe-o em sua rede social usando a hashtag #Netilion.

Até mais, nos vemos semana que vem!