Solução IIot para monitoramento de fermentação de cerveja

Produzir bebidas alcoólicas envolve reações bioquímicas que precisam ser monitoradas de perto para bons resultados. Descubra como IIot pode simplificar o se monitoramento de fermentação!

Produzir bebidas alcoólicas vai muito além de apenas misturar ingredientes. Por exemplo, é preciso cuidado e experiência para produzir uma boa cerveja. O produto exige muitas etapas – maltagem, brassagem, fermentação – e também conta com o auxílio de pequenos ajudantes como as enzimas e os leveduras.

Entretanto, precisamos dar aos nossos pequenos ajudantes condições de trabalho ideais se queremos boas bebidas. Assim, parâmetros como temperatura, extrato e teor alcoólico são importantes para influenciar estas condições durante o processo.

Com frequência, um sistema para monitorar parâmetros de forma manual é mais ou menos assim:

Se essa configuração parecer familiar, continue lendo, porque você poderia estar trabalhando de uma forma muito mais otimizada. Então, vamos aprender sobre a digitalização de seu sistema de monitoramento da fermentação de cerveja com uso de soluções IIoT.

Table of Content

Quais são as vantagens do monitoramento de cervejas online

· Correção: Medição constante e alertas de limite mantêm a boa qualidade

· Velocidade: O acesso remoto aos dados permite rapidez na intervenção, melhorando tempos de processo

· Otimização: A análise de dados históricos permite a melhora eficaz do processo

A digitalização e IIoT podem melhorar praticamente todos os aspectos da qualidade do seu produto. Então como você configura um sistema de monitoramento conectado para seu processo de fermentação?

Vamos começar com como e por que você deve usar sensores em linha para digitalizar seu monitoramento da fermentação de cerveja antes de falar sobre a IIoT.

Por que você deveria digitalizar o seu monitoramento de cervejas.

A principal vantagem de ter um equipamento ao invés de um ser humano para verificar seus valores de processo é que você obtém atualizações consistentes de todos os parâmetros relevantes para sua fermentação, ao invés de amostras manuais irregulares em intervalos de tempo desiguais.

A segurança e a qualidade de seu processo melhoram com uma visão geral constante. Agora você pode agir imediatamente quando valores anormais aparecem, ao invés de descobrir o ocorrido na próxima amostra. Além disso, você economiza dinheiro ao reduzir o trabalho manual e o desperdício.

Stay up to date with the world of IIoT and Netilion.

Subscribe to our newsletter to receive informative articles. By subscribing, you agree that you have read and accept the Privacy Policy. You can unsubscribe at any time.


Vamos tomar como exemplo o Monitor de Fermentação QWX43 da Endress+Hauser. Esse conveniente sistema multissensor em linha mede quatro valores de uma vez – densidade, viscosidade, velocidade do som e temperatura – e os apresenta através de um painel online.

Você também pode aumentar a qualidade da produção ao definir valores limites de forma que o equipamento te notifica automaticamente quando um valor atinge seu limite. Saber exatamente quando a fermentação acaba pode reduzir o tempo gasto nessa etapa, liberando o tanque para o próximo lote. No final do ano, você obtém mais cerveja de um mesmo tanque!

Além disso, os sensores são contidos em um invólucro de aço inoxidável higiênico, projetado de acordo com a EHEDG e 3A, possibilitando assim a limpeza integrada no tanque.

Como funciona o monitoramento de fermentação de cerveja?

Por exemplo, o QWX43 da Endress+Hauser combina um diapasão piezoeléctrico com diversos sensores. Os sensores medem a densidade, para avaliar a fermentação, e a viscosidade, para controlar a qualidade e prever tempos de filtração.

Uma medição ultrassônica de tempo em trânsito entre as pontas do diapasão é usada em combinação com as medições de densidade para determinar variáveis complexas, como o teor alcoólico.

O diapasão tem um design arredondado que reduz o acúmulo de bolhas de gás na superfície do sensor e aumenta a estabilidade e confiança da medição.

Como instalar o monitoramento digital com IIoT

O sensor se adapta facilmente a diferentes sistemas de tanque e se conecta sem fio à nuvem, de forma que você pode monitorar o tanque na central de controle ou até mesmo em seu celular, ao invés de uma tela do sensor no tanque.

Agora você pode saber o que está acontecendo em sua fermentação sem estar no local.

O monitor se conecta ao Netilion, o ecossistema de IIoT da Endress+Hauser, sem um gateway ou equipamento de acesso. Você pode acessar seus dados a qualquer momento no aplicativo Netilion Value, monitorando até quatro valores em um diagrama.

Como eles são registrados na nuvem, você pode visualizar valores de lotes anteriores, compará-los e exportá-los para uma tabela para análise adicional.

O Netilion também oferece a habilidade de salvar parâmetros de lotes anteriores, criar diversas receitas e escolher qual usar em cada enchimento de tanque.

Pronto para monitorar seu processo de fermentação com o seu dispositivo IIoT

Você pode acionar o pacote completo de serviços IIoT do Netilion com o Monitor de Fermentação QWX43 da Endress+Hauser. Esse instrumento 4 em 1 pronto para a nuvem oferece um sistema de monitoramento de cerveja completo que precisa apenas de uma conexão à rede sem fio para fornecer todos os seus dados de processo remotamente.

Confira algumas de suas possibilidades:

· Acessar dados precisos ao vivo a qualquer momento de qualquer lugar, eliminando lacunas de informação

· Analisar dados e otimizar processos em um ambiente seguro

· Reduzir custos de trabalho no local e amostragem manual

· Otimizar a ocupação do tanque com alertas remotos automáticos para os níveis desejados de fermentação

· Reduzir complicações de documentação e aumentar a consistência com downloads de dados

· Consolidar documentação e compartilhá-la com sua equipe

· Usar o tempo e dinheiro que você economizou para experimentar e desenvolver novos processos e receitas

Comentários? Dúvidas? Compartilhe conosco nas redes sociais usando a hashtag #Netilion. Você também pode compartilhar este artigo com a hashtag #Netilion.

Call4Action_BlogButton_Master_Layered_V4