O que você precisa saber sobre NAMUR NE 107

NAMUR NE 107 pode facilitar a sua vida, então porque não é tão difundido nas fábricas? Saiba mais sobre esse padrão e como obter essas informações online em qualquer lugar.

Você precisa de informações sobre o estado do equipamento para manter a produção operando, a qualidade do produto alta e os desligamentos não programados baixos ou inexistentes. Quando falamos sobre diagnóstico de estado, você verá que as recomendações NAMUR NE 107 surgem na conversa.

Você consegue imaginar como seria um processo se todos os equipamentos fornecessem os dados sem padronização? Ficaria sobrecarregado com diagnósticos técnicos sem ter muita ideia do que eles significam e sem saber o que precisa fazer! Caos! Não, obrigado.

Embora a maioria das fábricas industriais tenha alguma padronização, muitas delas têm mais complicações do que o necessário. Por que? Porque eles ainda não usam o NAMUR NE 107 para conseguir interpretações simples de seus diagnósticos.

Vamos falar sobre o porquê o status da condição é importante e como as recomendações NAMUR NE 107 podem tornar o monitoramento de seu processo mais fácil. Fique por aqui e saiba como manter a qualidade do produto ao mesmo tempo em que melhora as tarefas diárias!

Como o NAMUR NE 107 ajuda com o status do estado do equipamento?

Os operadores da fábrica e as equipes técnicas olham para o processo de forma diferente. Os operadores da fábrica querem manter o processo em operação sem desligamentos não planejados ou outros fatores que podem afetar a qualidade e a quantidade do produto. É justo.

Mantenha-se atualizado com o mundo da IIoT e Netilion.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber artigos informativos. Ao se inscrever, você concorda que leu e aceita a Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.


É claro que as equipes técnicas, sejam técnicos ou engenheiros, também querem manter o processo em operação. Mas elas querem garantir que a instrumentação funcione corretamente e fornece aos operadores os dados do processo necessários.

Embora as duas estejam trabalhando para os mesmos objetivos, suas tarefas e o nível de informações necessários são diferentes. Os operadores precisam de informações básicas do processo e os dados de status da condição de seus equipamentos sem muitas outras distrações. Mas os técnicos precisam de informações muitos mais detalhadas dos equipamentos para que possam tomar a ação mais rapidamente e de forma precisa para evitar que um problema ocorra.

O padrão NAMUR NE 107 engloba essas duas realidades. Ele diz que os operadores precisam receber o status da condição dos equipamentos de maneira uniforme, independentemente do tipo de equipamento.

Portanto, a NE 107 reduz o caos em quatro sinais de status simples.

E as equipes técnicas que usam gerenciamento de equipamento inteligente (IDM) podem acessar as informações adicionais e corrigir o produto mais rapidamente com esse padrão do que sem ele. (Alguns sistemas mostram uma marca de seleção em uma caixa verde quando o equipamento está normal ou cinza para diagnóstico passivo, tornando mais fácil revisar e continuar.)

Quais os quatro sinais de status do NAMUR NE 107?

Os sinais são segmentados em quatro ícones de padrões e cores, tornando mais fácil entendê-los independente do fornecedor. Vamos estudá-los - tomei a liberdade de incluir uma descrição para facilitar o entendimento:

· Verificar função: baixa severidade; o sinal é temporariamente inválido, como quando um técnico força a saída de equipamento em um teste de malha

· Manutenção necessária: baixa severidade; sinal válido, mas a função pode cair ou cessar rapidamente, como vemos ao final da vida útil de um sensor de pH

· Fora da especificação: Média severidade; o equipamento está operando além de sua configuração, da faixa permitida ou de outras especificações

· Falha: alta severidade; o equipamento tem um sinal inválido devido à falha em um sensor, instrumento ou atuador

Essa tabela apresenta as cores, formatos e símbolos para cada sinal para mostrar o quanto é fácil identificar cada status rapidamente:

Com o padrão NE 107, um operador de fábrica pode receber um simples sinal de status de condição de qualquer equipamento de campo com autodiagnóstico, independente do princípio de funcionamento ou do fornecedor, em vez de inúmeros códigos de erro. E a equipe técnica pode usar um software, como o FieldCare da Endress+Hauser e a tecnologia FDT/DTM, para acessar os detalhes e entender o que está acontecendo com o equipamento.

Um sinal de status de condição pode representar diferentes diagnósticos, dependendo do equipamento de campo. Com um sistema de monitoramento de estado, como o Netilion Health, você consegue obter detalhes organizados e entendê-los com apenas alguns cliques. Mas sem esse sistema, você verá todas as informações poluindo o display do equipamento ou o painel de controle, complicando sua vida.

Neste caso você vê um exemplo de quatro sinais para um transmissor de nível tipo radar, divididos em diagnósticos do sensor, componentes eletrônicos, configuração e processo:

Esse exemplo abrange apenas algumas informações de diagnóstico; o equipamento pode fornecer muito mais e você consegue encontrar uma lista completa desses diagnósticos no manual técnico do fornecedor para o respectivo equipamento.

Por que o NAMUR NE 107 não é mais disseminado nas fábricas?

É claro que você tem acesso a todos esses status de condição em qualquer fábrica ao usar um comunicador de campo. Com um dispositivo portátil, basta ir até o equipamento e usar a configuração local para entender o status de condição do equipamento.

Mas embora haja equipamentos de campo com autodiagnóstico por toda a fábrica, muitos deles ainda operam com o bom e velho sinal analógico, o que torna as informações de diagnóstico no campo muito mais difíceis de serem acessadas.

E já vi muitos casos em que mesmo com comunicação digital, a equipe técnica e os operadores não sabem como verificar o status da condição da instrumentação.

Agora, com os serviços de IIoT, você pode acessar esses tipos de status da condição com mais facilidade do que antes, porém, é preciso coletar essas informações para usá-las. Há várias maneiras de fazer isso usando equipamentos WirelessHART, PROFIBUS ou conectados na nuvem.

Temos outros artigos que discutem essas possibilidades.

Um serviço de status IIoT como o Netilion Health pode democratizar o acesso aos dados em qualquer lugar e a qualquer hora. Basta você conectar seus gateways ao equipamento Edge de campo para obter inúmeros dados valiosos que podem melhorar a produção da sua fábrica, a qualidade e a consistência do produto e a eficiência da sua equipe.

O NAMUR NE 107 é novo?

Não, ele não é novo. Ele é mais velho que eu? Acho que não, mas já existe há um tempo. No entanto, as soluções na nuvem IIoT tornam mais fácil agora acessar, ler e usar todas essas informações nos painéis, arquivos e outros recursos do sistema organizados.

Nesse ponto, você ainda precisa de sistemas de controle e software IDM para obter os detalhes, mas as soluções na nuvem IIoT oferecem acesso simples aos dados, alertas e histórico dos processos.

Quer acesso online a esses diagnósticos? Você pode testar gratuitamente.

Espero que tenha convencido você a conhecer o NAMUR NE 107. Se aprendeu algo útil nesse artigo, compartilhe-o com seus colegas na rede social usando a hashtag #Netilion.

Até mais!