Tudo o que você precisa saber sobre o equipamento Edge.
Os equipamentos Edge são uma parte essencial da conexão de seus equipamentos de campo aos serviços Nuvem IIoT. Mas você sabe o que é um equipamento Edge e como é feita sua aplicação? Fique por aqui para saber mais
Hoje, Daniel Haller, o líder de projeto IIoT na Endress+Hauser, irá nos orientar pelo universo de equipamentos Edge fornecendo as informações essenciais que você precisa saber sobre os equipamentos Edge e mostrando um exemplo de aplicação.
Você está curioso? Vejamos o que Daniel tem a dizer sobre equipamentos Edge.
O que é um equipamento Edge?
O equipamento Edge é um dos componentes mais importantes na aplicação IoT industrial. Ele fará a ligação entre seus equipamentos de campo e os serviços em nuvem, coletando todos os dados relevantes, não em uso, mas que podem contribuir com informações para a operação diária usando os serviços de IIoT certos.
Dependendo do serviço, o equipamento Edge fornecerá informações de medição, status da condição ou qualquer outra informação que possa atender melhor os serviços. Por exemplo, quando falamos sobre o status da condição, os serviços como Netilion Health coletarão esses dados usando um equipamento Edge para mostrar rapidamente e informar os usuários o que está acontecendo com os equipamentos.
A aplicação de equipamentos Edge é recomendada pela NAMUR, onde um canal secundário é usado para fornecer todos os dados para a nuvem sem afetar o controle. Além disso, os equipamentos Edge funcionam como um diodo onde você tem informações apenas em uma direção. Isso significa que somente é possível ler as notícias sem interferência na configuração dos equipamentos de campo.
Por último, essa é uma solução turnkey, o que significa que não é necessário fazer muita configuração.
Onde usar um equipamento Edge?
O equipamento Edge será usado em diferentes serviços de nuvem IIoT; todo serviço exigirá informações diferentes. O equipamento Edge é responsável por fazer a conexão criptografada e segura entre o campo e a nuvem. Veja abaixo algumas aplicações possíveis:
Estado: Colete o status da condição de seus equipamentos de campo e as informações de localização de falha, onde é possível verificar a causa e corrigir um único problema.
Monitoramento do processo: Aplicação remota baseada na rede para monitoramento de diferentes tipos de aplicação, como nível em tanque usando tecnologia wirelessHART, medição da temperatura e assim por diante. O equipamento Edge coletará o valor de processo a partir de sua instrumentação de campo.
Transparência da fábrica: Conheça cada equipamento em sua fábrica e tenha toda documentação, valor de processo e informações de estado.
Edge ajuda a alavancar sua equipe de manutenção de manutenção corretiva transformando-a em uma equipe preditiva. Todas as informações serão facilmente integradas ao respectivo serviço na nuvem IIoT, onde várias ideias podem ser obtidas rapidamente para ajudá-lo na rotina de manutenção.
Um exemplo real de aplicação de equipamentos Edge
Daniel mostra o quanto é fácil coletar os dados de seu campo e o quanto é rápido o feedback do campo para sua solução na nuvem, como o Netilion.
Se esse artigo e os vídeos foram úteis para você, compartilhe-os na rede social usando #Netilion.
Proteja-se e até breve.