Tudo o que você precisa saber sobre o equipamento Edge.

Os equipamentos Edge são uma parte essencial da conexão de seus equipamentos de campo aos serviços Nuvem IIoT. Mas você sabe o que é um equipamento Edge e como é feita sua aplicação? Fique por aqui para saber mais

Hoje, Daniel Haller, o líder de projeto IIoT na Endress+Hauser, irá nos orientar pelo universo de equipamentos Edge fornecendo as informações essenciais que você precisa saber sobre os equipamentos Edge e mostrando um exemplo de aplicação.

Você está curioso? Vejamos o que Daniel tem a dizer sobre equipamentos Edge.

O que é um equipamento Edge?

O equipamento Edge é um dos componentes mais importantes na aplicação IoT industrial. Ele fará a ligação entre seus equipamentos de campo e os serviços em nuvem, coletando todos os dados relevantes, não em uso, mas que podem contribuir com informações para a operação diária usando os serviços de IIoT certos.

Dependendo do serviço, o equipamento Edge fornecerá informações de medição, status da condição ou qualquer outra informação que possa atender melhor os serviços. Por exemplo, quando falamos sobre o status da condição, os serviços como Netilion Health coletarão esses dados usando um equipamento Edge para mostrar rapidamente e informar os usuários o que está acontecendo com os equipamentos.

Stay up to date with the world of IIoT and Netilion.

Subscribe to our newsletter to receive informative articles. By subscribing, you agree that you have read and accept the Privacy Policy. You can unsubscribe at any time.


A aplicação de equipamentos Edge é recomendada pela NAMUR, onde um canal secundário é usado para fornecer todos os dados para a nuvem sem afetar o controle. Além disso, os equipamentos Edge funcionam como um diodo onde você tem informações apenas em uma direção. Isso significa que somente é possível ler as notícias sem interferência na configuração dos equipamentos de campo.

Por último, essa é uma solução turnkey, o que significa que não é necessário fazer muita configuração.

Onde usar um equipamento Edge?

O equipamento Edge será usado em diferentes serviços de nuvem IIoT; todo serviço exigirá informações diferentes. O equipamento Edge é responsável por fazer a conexão criptografada e segura entre o campo e a nuvem. Veja abaixo algumas aplicações possíveis:

Estado:  Colete o status da condição de seus equipamentos de campo e as informações de localização de falha, onde é possível verificar a causa e corrigir um único problema.

Monitoramento do processo: Aplicação remota baseada na rede para monitoramento de diferentes tipos de aplicação, como nível em tanque usando tecnologia wirelessHART, medição da temperatura e assim por diante. O equipamento Edge coletará o valor de processo a partir de sua instrumentação de campo.

Transparência da fábrica: Conheça cada equipamento em sua fábrica e tenha toda documentação, valor de processo e informações de estado.

Edge ajuda a alavancar sua equipe de manutenção de manutenção corretiva transformando-a em uma equipe preditiva. Todas as informações serão facilmente integradas ao respectivo serviço na nuvem IIoT, onde várias ideias podem ser obtidas rapidamente para ajudá-lo na rotina de manutenção.

Um exemplo real de aplicação de equipamentos Edge

Daniel mostra o quanto é fácil coletar os dados de seu campo e o quanto é rápido o feedback do campo para sua solução na nuvem, como o Netilion.

Se esse artigo e os vídeos foram úteis para você, compartilhe-os na rede social usando #Netilion.

Proteja-se e até breve.

Call4Action_BlogButton_Login